
Detalhe da fachada da Catedral de Chartres – foto Viagens de Fé
Viajar para a França e não visitar a Catedral de Chartres pode não ser um pecado no sentido religioso, mas certamente significa perder a oportunidade de conhecer uma das igrejas mais bonitas do mundo.
Essa jóia da arquitetura gótica, reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO, fica a apenas 91 km. de Paris, portão de entrada e saída dos brasileiros que visitam a França, e pode ser alcançada facilmente em pouco mais de uma hora de carro, ônibus ou trem, permitindo ir e voltar no mesmo dia.

Escultura da Assunção de Nossa Senhora atrás do altar da Catedral de Chartres – foto Viagens de Fé
Famosa pelos seus belíssimos vitrais, a catedral de Notre Dame (Nossa Senhora) de Chartes é definitivamente uma tradução do louvor à Virgem Maria em luz e cor através dos séculos. Visível de longe tanto de dia quanto à noite, ela parece chamar o visitante a entrar e encontrar Deus.
[irp posts=”8984″ name=”Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível”]

Detalhe do tímpano de um dos nove pórticos da Catedral de Chartres – foto Viagens de Fé
Vista de perto, ela impressiona pelo porte e pela altura e encanta pelas esculturas delicadas, pelos detalhes arquitetônicos e pelas suas torres de estilos diferentes, uma gótica e a outra romanesca, construídas com quatro séculos de diferença.
Mas o melhor aguarda o visitante do lado de dentro da imponente catedral de 10.875 metros quadrados. Se o lado externo é marcante, é impossível ficar impassível quando se entra na nave de 37 metros de altura. A cada passo, um detalhe atrai a atenção.

Detalhe de alguns dos magníficos vitrais da Catedral de Chartes
A luz do sol filtrada pelos centenários vitrais cria um belo jogo de cores no interior cheio de detalhes no chão, nas paredes, nas capelas e no belíssimo altar principal, que tem como fundo uma estonteante escultura representando a Assunção de Nossa Senhora.

Detalhe do vitral Notre Dame de la Belle Verrière
Os 176 vitrais (dos quais 152 ainda são originais), criados nos séculos 12 e 13 para evangelizar e contar estórias para uma população que era em grande parte analfabeta, atraem os olhos pelos detalhes e pelas cores vivas, em especial pelo azul profundo que acabou ficando conhecido como “azul de Chartres”.
Não é à toa que parte das cadeiras espalhadas para a nave está voltada de costas para o altar, para que os visitantes possam apreciar com calma os detalhes da enorme rosácea da face oeste, onde fica a entrada principal.
Esses vitrais, que sobreviveram a incêndios, inúmeras guerras e à Revolução Francesa, são tão impressionantes que foram tema de muitos livros e fizeram de Chartres uma referência mundial nesse assunto.
Hoje a cidade abriga um museu dedicado aos vitrais, além de respeitadas escolas especializadas na técnica e lojas focadas nesse tipo de produto.
O site da catedral dedica uma área específica para eles, permitindo que se conheça os detalhes dos principais vitrais, como o famoso “Notre Dame de la Belle Verrière”, e a sua localização (veja link abaixo).
[irp posts=”8979″ name=”Sainte Anne d’Auray, uma visita inesquecível na França”]

Visita noturna à cripta da Catedral à luz de velas

Relicário com a Santa Túnica
Uma relíquia atrai há séculos um grande quantidade de peregrinos: a “Sancta Camisia”, ou Santa Túnica, peça de pano que seria a túnica usada por Nossa Senhora no nascimento de Jesus.
Ela está exposta em um relicário numa capela na parte traseira da catedral e um outro pedaço está noutro relicário num nicho da cripta.
Entre as imagens expostas, a de Nossa Senhora do Pilar atrai muitos fiéis para uma capela na parte traseira, onde estão diversas outras capelas e altares.
Outro destaque é a enorme cripta, que engloba partes da catedral datados desde a sua fundação e tem pontos que estão a quarenta metros de profundidade. Na idade média, era por lá que muitos peregrinos entravam na catedral e que os chegavam à noite dormiam.

Teto e vitrais da Catedral de Chartres – foto Viagens de Fé
Como acontece na maioria absoluta dos destinos de turismo religioso na França, o visitante encontra uma excelente estrutura de informações e serviços em Chartres.
A catedral é bem sinalizada e oferece visitas individuais guiadas em cinco línguas (entre elas, espanhol e inglês), aluguel de audioguias com narração em cinco línguas e visitas à parte à extensa cripta e às duas torres.
À noite é possível fazer uma emocionante visita guiada à cripta à luz de velas, mas a reserva é restrita a grupos e deve ser feita com antecedência.
A duração da visita guiada à Catedral de Chartres é de 1h30 e a da visita à cripta, de 30 a 45 minutos.
Grupos podem fazer todas as visitas conduzidos por guias em seis línguas diferentes.

Vista noturna da Catedral de Chartres – foto Viagens de Fé
À parte da catedral, quem vai a Chartres pode aproveitar para conhecer outras atrações da cidade, como o charmoso centro velho, que preserva as construções e ruas estreitas da era medieval, além dos museus e igrejas.
A cidade também é famosa pelo belíssimo espetáculo noturno Chartes en Lumières, que projeta imagens animadas na catedral e em 23 outros pontos marcantes da cidade.

Fachada da Catedral durante o Chartres en Lumière
Gratuito, ele é apresentado diariamente durante seis meses, da primeira semana de abril à primeira semana de outubro.
[irp posts=”8859″ name=”França, destino de uma viagem inesquecível”]
Saiba mais:
Catedral de Chartres – www.cathedrale-chartres.org/en
Vitrais da catedral- vitrais: www.cathedrale-chartres.org/vitraux-cathedrale-chartres
Imagens 360 graus da catedral – www.cathedrale-chartres.org/en/,185.html
Departamento de turismo de Chartres – www.chartres-tourisme.com/en
A Viagens de Fé visitou Chartres a convite da Atout France
Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível
Conheça o Circuito das Abadias da Normandia, na França
Sainte Anne d’Auray, uma visita inesquecível na França
França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso
França, destino de uma viagem inesquecível
A região da Emilia Romagna e San Marino são o foco de dois eventos que… Continue lendo
A Catedral de Sevilha, na Espanha, é uma das muitas igrejas europeias a oferecer aos… Continue lendo
Vários hotéis e pousadas de Trindade, em Goiás, estão oferecendo um desconto especial para os… Continue lendo
A Rota da Fé, tradicional caminhada religiosa promovida há 19 anos pela Diocese de Campo… Continue lendo
Reafirmando o compromisso com a sustentabilidade e a ética ambiental, o Fórum Nacional de Turismo… Continue lendo
Principal evento do segmento de turismo religioso no Brasil, o Fórum Nacional de Turismo Religioso… Continue lendo