Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível

Mont Saint Michel. importante destino de turismo religioso na França

Vista diurna do Mont Saint Michel

Painel dá boas vindas aos visitantes do Mont Saint Michel

Painel dá boas vindas aos visitantes

Destaque de turismo religioso na França, a Abadia do Mont Saint Michel (Monte São Miguel) foi por séculos o principal destino de viagens de fé e devoção em toda a Europa.

Ainda hoje em dia, a bela abadia medieval, agora reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e como monumento nacional da França, continua sendo visitada por mais de um milhão de pessoas por ano.

Outros 1,5 milhão de turistas visitam as outras atrações turísticas do local, somando mais de 2,5 milhões de pessoas por ano.

Com sua arquitetura medieval cuidadosamente preservada, Mont Saint Michel atrai tanto quem se interessa pelo turismo religioso quanto quem viaja a lazer e oferece uma boa estrutura de hospedagem e alimentação tanto no próprio Mont Saint Michel quanto no continente, bem como nas cidades vizinhas.

A arquitetura medieval no Mont Saint Michel - foto Viagens de Fé

A arquitetura medieval no Mont Saint Michel

 

 

 

 

Graças à distância relativamente curta em relação a Paris, principal destino turístico e porta de entrada da França para quem viaja do Brasil, é possível visitar Mont Saint Michel e ainda voltar no mesmo dia, embora seja uma pena se cruzar a bela Normandia e não visitar outros destinos e atrações.

Só no quesito de turismo religioso, o caminho por essa agradável região francesa passa por cidades como Lisieux e Alençon, ligadas à história de Santa Terezinha do Menino Jesus, por um grande número de importantes abadias, que podem ser conhecidas no Circuito das Abadias da Normandia, sem falar nas belas catedrais e igrejas da região.

Mont Saint Michel

 

Abadia Mont St.Michel na França, importante destino de turismo religioso

Visão noturna do Mont St-Michel

A construção da Abadia do Mont Saint Michel teve início em 708, há mais de mil e trezentos anos, sobre um rochedo numa ilha situada a pouco menos de dois quilômetros da costa, numa baía de aguas rasas.

LEIA TAMBÉM:  Conheça o Circuito das Abadias da Normandia, na França

A iniciativa foi do bispo de Avranches, Aubert, depois de ter visões em que São Miguel Arcanjo lhe pedia que construísse uma capela dedicada a ele.

Primero foi um pequeno oratório circular, mais tarde substituído por uma abadia beneditina, que depois ganhou uma igreja romanesca. Atraindo cada vez mais peregrinos, a abadia não parava de crescer.

Consagrada no ano de 709, a abadia está localizada no topo do rochedo, enquanto que a cidade, com suas casas, restaurantes, lojas e meios de hospedagem fica abaixo, permitindo que se veja hoje como era estratificada a sociedade na era medieval.

Ponte levadiça é acesso obrigatório ao Mont Saint Michel

Ponte levadiça é acesso obrigatório ao Mont Saint Michel

Rodeada por muralhas e com uma ponte levadiça na sua única entrada, a estrutura também remete às dificuldades da época.

LEIA TAMBÉM:  Sainte Anne d'Auray, uma visita inesquecível na França

A ação das marés faz com que a ilha fique rodeada pelo mar quando a maré está alta e de longos trechos de areia durante a maré baixa.

Abadia do Mont St.Michel na França importante destino de turismo religioso

Visão diurna da Abadia

Detalhe da Abadia do Mont Saint-Michel, com a estátua de São Miguel Arcanjo - foto Viagens de Fé

Detalhe do topo da Abadia do Mont Saint-Michel

Além de um atrativo para os visitantes, durante séculos isso também foi um problema, impedindo que os peregrinos chegassem à abadia em períodos de maré alta,

Mais recentemente, o problema foi resolvido com a construção de uma ponte e hoje é possível chegar ao Mont Saint Michel todos os dias sem qualquer problema.

A bela abadia que existe hoje, também conhecida como “Merveille” (Maravilha), é resultado de diversas mudanças e construções feitas através dos séculos em função de desmoronamentos, incêndios e outros problemas.

Toda folhada a ouro, a bela imagem do Arcanjo São Miguel instalada sobre a torre da abadia, também com muitos detalhes folhados a ouro, tem o seu reflexo visto a quilômetros de distância.

O interior da Abadia exibe peças selecionadas de arte sacra, como imagens, retábulos, frisos e cruzes dos diversos períodos de ocupação.

Os importantes manuscritos produzidos e armazenados na Abadia durante séculos agora estão na vizinha cidade de Avranches, onde existe uma biblioteca criada especificamente para eles, o Scriptorial de Avranches, uma das atrações turísticas da região.

 

Mont Saint Michel tem estrutura de alto padrão

 

Painel de sinalização em Mont Saint Michel, França - foto Viagens de Fé

Um dos muitos painéis de sinalização

 

Chama a atenção de quem vai conhecer Mont Saint Michel a ótima estrutura, o cuidado e a atenção dedicados aos visitantes. Desde antes de chegar, a sinalização é farta e bem posicionada, garantindo que os visitantes cheguem sem problemas.

LEIA TAMBÉM:  França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso

Uma ampla área de estacionamento, muito bem sinalizada, recebe carros e ônibus. O pagamento é feito em terminais automatizados.

Mont Saint Michel - navette elétrica - foto Viagens de Fé

Ponto de embarque dos ônibus elétricos gratuitos

A partir dos bolsões de estacionamento, uma sinalização cuidadosa encaminha os visitantes para o bem montado Centro de Informações, onde maquetes, painéis, monitores de vídeo e folhetos infornmativos permitem conhecer melhor a Abadia, o Mont Saint Michel e a baía que os cerca.

Além de uma equipe de profissionais para atender o público, o Centro de Informações é dotado de uma estrutura completa, com auditório, sala de motoristas de ônibus, amplos banheiros e armários para armazenamento de bagagens.

Navette puxada a cavalos junto ao Centro de Visitantes de Mont Saint Michel, na França - foto Viagens de Fé

Navette puxada a cavalos junto ao Centro de Visitantes

De lá, os visitantes podem tomar os ônibus elétricos gratuitos ou as graciosas carruagens puxadas a cavalo que remetem aos modelos usados em outros séculos, ambos chamados de navettes e especialmente construídos para o Mont Saint Michel.

Em resumo, essa é uma visita extremamente interessante, imperdível para quem vai à França!

No caso de quem administra destinos de turismo religioso, definitivamente esse é um caso a ser estudado cuidadosamente e, se possível, copiado.

LEIA TAMBÉM:  França, destino de uma viagem inesquecível

 

Para mais informações, consulte os sites abaixo:

www.abbaye-mont-saint-michel.fr/en

www.accueilmontsaintmichel.fr/es

www.ot-montsaintmichel.com

 

A Viagens de Fé visitou os destinos de turismo religioso da França a convite da Atout France

 

Leia outras matérias sobre o turismo religioso na França:

Catedral de Chartres, louvor a Maria em luz e cor

Conheça o Circuito das Abadias da Normandia, na França

Sainte Anne d’Auray, uma visita inesquecível na França

França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso

França, destino de uma viagem inesquecível

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!