França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso

A abadia de Mont Saint-Michel, consagrada a São Miguel Arcanjo, é um dos destinos de peregrinação mais antigos da França e da Europa - foto: Atout France

A abadia de Mont Saint-Michel, consagrada a São Miguel Arcanjo

 

Poucos países do mundo oferecem uma seleção tão ampla de destinos de turismo religioso quanto à encontrada na França.

Com uma longa tradição de fé, a França reúne a mais ampla gama de destinos e atrações de turismo religioso acessíveis ao público de toda a Europa, superando outros tradicionais destinos como a Itália, Portugal e a Espanha.

Mais do que a simples variedade de destinos, esse país oferece também uma excelente infraestrutura de transporte e acolhimento, conservação de alto padrão de qualidade das atrações e monumentos, abundante material informativo e sinalização cuidadosa.

Saint Chapelle, igreja com belíssimos vitrais em Paris, na França - divulgação

Os vitrais da belíssima Sainte Chapelle, em Paris

São nada menos que 50.000 construções de uso religioso (santuários, basílicas, catedrais, abadias, igrejas, monastérios, conventos, capelas, etc.), das quais nada menos que 10.000 são listadas como Monumentos Históricos Protegidos e 163 são consideradas Santuários.

Pela sua importância histórica e cultural, muitas são consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO, casos do Mont Saint Michel, das catedrais de Amiens, Bourges, Chartres e Reims,  das Abadias de de Fontenay e Saint-Savin sur Gartempe, da igreja de Vézelay e das rotas francesas para Santiago de Compostela, entre outros.

 

Panorama do santuário de La Salette , destino de turismo religioso na França

O santuário de La Salette

Pela sua importância, muitas são consideradas monumentos nacionais e estão sob a responsabilidade do Centre des Monuments Nationaux (Centro dos Monumentos Nacionais), órgão do Ministério da Cultura da França.

É o caso, por exemplo da Sainte Chapelle, da Abadia do Mont Saint Michel, da catedral de Besançon, da basílica de Saint Denis e partes de abadias e catedrais importantes, como a de Notre Dame de Paris.

LEIA TAMBÉM:  Catedral de Chartres, louvor a Maria em luz e cor

 

Acolhida de qualidade

 

Capela na catedral de Notre Dame de Paris, na França, um dos destinos de turismo religioso mais visitados do mundo  - foto Viagens de Fé

Painel informativo na catedral de Notre Dame de Paris

 

Porta-informativos na Sainte Chapelle, atração de turismo religioso em Paris, na França - foto Viagens de Fé

Porta-informativos em várias línguas na Sainte Chapelle

Via de regra, ao visitar uma atração de turismo religioso na França, o visitante encontra farta sinalização pelo caminho e, ao chegar, ampla variedade de materiais e serviços pensados para que ele se sinta à vontade e tire o máximo proveito da sua visita.

São postos de informação turística com profissionais que se comunicam em várias línguas, sinalização bem pensada, materiais informativos em diversas línguas, placas, banners e mapas, entre outros.

Audioguias em várias línguas e tablets que identificam pontos importantes do local visitado são alguns dos equipamentos oferecidos para melhorar a experiência dos visitantes.

Cluster de Turismo e Espiritualidade

 

Dentro da Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França e responsável pela sua promoção no Exterior, o turismo religioso conta com um grupo de representantes de alguns dos principais destinos e players, denominado Cluster de Turismo e Espiritualidade.

Entre as inúmeras opções possíveis, o cluster criou quatro circuitos de turismo religioso, divididos ede acordo com as diversas regiões da França: Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste.

 

Circuitos de Turismo Religioso na França

 

Circuitos de turismo religioso na França - reprodução Atout France

Circuitos de turismo religioso na França

 

O circuito Nordeste é o mais próximo de Paris, com grande número de atrações divididas entre as regiões da Normandia, Bretanha, Centre-Val de Loire e Île-de-France;

Compreende destinos como o Mont Saint Michel, Sainte Anne D’Auray, Lisieux, Alençon, Chartres, Tous, e Angers, além das Abadias da Normandia e da própria Paris, que praticamente oferece um circuito à parte, graças ao grande número de atrações de turismo religioso que oferece.

LEIA TAMBÉM:  Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível

O circuito Noroeste, mais ao sul da capital francesa, abrange destinos como Nevers, Vézelay, Paray-le-Monial e Guebwiller.

O circuito Sudoeste, segundo maior em número de destinos e atrações depois do Nordeste, inclui destinos como Ars-Sur-Formans, Le Puy-En-Velay, Notte Dame de La Salette, Isère, Mende, o Palácio dos Papas em Avignon, Sant-Maximin, Cotignac e Córsega.

Já o circuito Sudoeste, mais próximo da Espanha e em região de montanhas, tem apenas dois destinos, mas de grande importância: Lourdes e Rocamandour.

LEIA TAMBÉM:  Sainte Anne d'Auray, uma visita inesquecível na França

Vale a pena conhecer mais sobre a inúmeras opções de destinos e atrações de turismo religioso que a França oferece! Acompanhe as reportagens da Viagens de Fé sobre esse destino que merece ser melhor conhecido e mais visitado pelos brasileiros.

 

A Viagens de Fé visitou os destinos de turismo religioso da França a convite da Atout France

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!