Conheça o Circuito das Abadias da Normandia, na França

Detalhe da fachada da abadia de Saint Ouent, em Rouen, que faz parte do Circuito das Abadias da Normandia, na França - foto Viagens de Fé

Detalhe da fachada da abadia de Saint Ouent, em Rouen

 

O interessante Circuito das Abadias da Normandia, um dos cinco promovidos pelo Cluster de Turismo e Espiritualidade da Atout France, é uma das muitas atrações de turismo religioso na França.

Esse circuito reúne 40 abadias nessa bela região situada a curta distância de Paris e tem como um dos seus atrativos a possibilidade de visitar em pouco tempo uma variedade de abadias de diferentes portes e estados de conservação, em meio a paisagens rurais e urbanas.

É interessante notar que muitas delas foram testemunhas de pelo menos três ciclos de grandes ameaças: as invasões vikings, as guerras religiosas e a Revolução Francesa, sem falar nos bonmbardeios da Segunda Guerra Mundial.

Em todas as abadias o visitante é muito bem recebido e pode aproveitar a visita, graças à boa sinalização e a disponibilidade de materiais informativos em várias línguas, embora o Português não seja uma delas.

 

Circuito das Abadias da Normandia

 

Lateral da Abbatiale Saint-Ouen, em Rouen, parte do Circuito de Abadias da Normandia, na França - foto Viagens de Fé

Lateral da Abbatiale Saint-Ouen, em Rouen

Além da promoção turística, o Circuito das Abadias da Normandia promove grande número de atividades culturais nas abadias, a exemplo de visitas noturnas à luz de velas, concertos musicais, visitas teatralizadas, exposições artísticas, palestras, workshops e cerimônias religiosas.

Guia do Circuito das Abadias da Normandia, sobre abadias que fazem parte do circuito de turismo religioso na França - reproduçãoAlém disso, também são realizadas atividades focadas em famílias e no público infantil. A programação completa de atividades pode ser encontrada no seu site, que é moderno, atualizado, interativo e fácil de usar (veja link abaixo).

O Circuito das Abadias da Normandia também publica um ótimo guia, distribuído gratuitamente, com mapa, muitas imagens e uma página dedicada a cada abadia, com textos em francês e inglês.

Esse interessante circuito regional reúne abadias muito conhecidas, como a do Mont Saint Michel, a de Jumièges, a Abbaye-aux-Hommes, a Abbaye-aux-Dames ou as de Saint-Georges de Boscherville e de Saint-Wandrille de Fontenelle.

LEIA TAMBÉM:  Estamos organizando caravanas periódicas com finalidade pastoral

Conheça um pouco mais sobre elas:

 

Abadia do Mont Saint-Michel, na França, durante a maré baixa

Abadia do Mont Saint-Michel durante a maré baixa

Abadia do Mont Saint Michel – É certamente a mais conhecida de todas as 40 abadias do Circuito das Abadias da Normandia e a que mais chama a atenção. Reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e como monumento nacional da França, foi contruída sobre uma ilha a quase 2 km. de distância da praia. Já foi o maior centro de peregrinação da Europa e atualmente ainda recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Uma visita imperdível!

 

Abadia de Saint-Georges-de-Boscherville, na França, e seus jardins, parte do Circuito das Abadias da Normandia

Abadia de Saint-Georges-de-Boscherville e seus jardins

Abadia de Saint-Georges de Boscherville – Fica em Saint-Martin de Boscherville, cidadezinha a 15 minutos de Rouen, no belo Vale do rio Sena. Construída no estilo romanesco normando, o edifício atual foi reformado no século 17, substituindo a abadia do século 12, que por sua vez foi construída sobre as ruinas de um templo pagão. Se destaca pelos belos jardins que reproduzem fielmente o estilo do século 17 e incluem um interessante jardim medieval, no qual o destaque fica para plantas de uso medicinal e alimentício.

 

Claustro da Abadia de Saint-Wandrille de Fontenelle , que integra o Circuito das Abadias da Normandia,na França - reprodução

Claustro da Abadia de Saint-Wandrille de Fontenelle

Abadia de Saint-Wandrille de Fontenelle – Localizada em Saint-Wandrille-Rançon, esta abadia beneditina ainda ativa foi fundada no século 7, sendo por muito tempo um importante centro espiritual e intelectual. Atacada pelos vikings, passou a ocupar as instalações remanescentes A atual igreja foi instalada num celeiro durante o século 13. Missas com cantos gregorianos são celebradas diariamente de manhã e no fim da tarde. Além de atividades culturais, os monges beneditinos trabalham processando produtos como mel, produtos cosméticos com elementos naturais e cervejas artesanais, que podem ser comprados na loja  situada no limite da abadia, junto à pequena fábrica de cerveja. Ambiente rural encantador, com silêncio praticamente absoluto. A abadia também acolhe interessados em retiros.

LEIA TAMBÉM:  Terminais do aeroporto de Guarulhos ganham nova numeração

 

Abadia de Jumièges, que integra o Circuito das Abadias da Normandia, na França - Foto Viagens de Fé

Abadia de Jumièges

Abadia de Jumièges – Fundada em 654 em Jumièges, foi destruída pelos vikings, reconstruída e se tornou uma das abadias mais importantes de toda a França. Depois que a Revolução Francesa expulsou seus monges, foi transformada em pedreira. Embora esteja em ruinas, é uma construção bela e impressionante.  Seus detalhes podem ser conhecidos com o uso de tablets que, ao serem apontados para cada parte das construções remanescentes, revelam informações sobre elas, servindo como guias eletrônicos e permitindo que cada visitante faça o passeio no seu próprio ritmo.

 

Abbatiale Saint-Ouen, que integra o Circuito das Abadias da Normandia - Rouen, na França

Vitrais no interior da Abbatiale Saint-Ouen, em Rouen

Abbatiale Saint-Ouen – Construída no início do século 14 em Rouen, no local onde foi sepultado por volta do ano 680 o corpo de Santo Ouen, um grande bispo local.  Com 137 metros de comprimento e 33 de altura, tem um impressionante conjunto de vitrais, dispostos em três andares. Localizada no centro antigo da cidade, é cercada por quarteirões de casas do período medieval, construídas no estilo “colombage”, em que a estrutura de vigas de madeira fica exposta. A poucos quarteirões estão a igreja de Saint-Maclou, de 1437, e a bela Catedral de Notre-Dame, tema de 30 quadros do pintor impressionista Claude Monet.

 

Abbaye-aux-hommes, em Caen, na França - Circuito das Abadias da Normandia - divulgação

Abbaye-aux-hommes

Abbaye-aux-Hommes  – Abadia beneditina criada em Caen em 1063 pelo rei William, o Conquistador e sua esposa e prima Matilda, como reparação pela irregularidade de seu casamento. Depois de uma série de desastres, foi reconstruída no século 17. Usada como refúgio para os moradores de Caen durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, a abadia foi poupada pelas bombas e hoje é ocupada em parte pela Prefeitura da cidade. Sua arquitetura e decoração são consideradas imperdíveis.

LEIA TAMBÉM:  Sebrae: o turismo religioso é estímulo para economia regional

 

Abbaye-aux-dammes, em Caen, abadia que inegra o Circuito das Abadias da Normandia, na França

Abbaye-aux-dammes, em Caen

Abbaye-aux-Dames – Abadia beneditina em Caen criada em 1060 pela rainha Matilda de Flandres, esposa  de William, o Conquistador. Abrigou uma comunidade de freiras beneditinas até a Revolução Francesa. Depois disso, só foi usada para diversas finalidades civis, como quartel militar, abrigo para mendigos e hospício. Atualmente, serve de sede para o governo da região da Normandia.

 

Essas são apenas algumas das atrações do Circuito das Abadias da Normandia. Para saber mais, confira o site www.abbayes-normandes.com ou alguns dos sites a seguir:

www.abbaye-mont-saint-michel.fr/en

www.abbaye-saint-georges.com

www.abbayedejumieges.fr

www.st-wandrille.com

www.caen.fr/adresse/abbay-aux-hommes

www.normandie.fr

 

A Viagens de Fé visitou os destinos de turismo religioso da França a convite da Atout France

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!