Círio de Nazare é precedido de intensa preparação espiritual

 

A Missa do Mandato, presidida por dom Alberto Taveira, abriu a programação oficial do Cirio de Nazaré, em Belém

A Missa do Mandato, presidida por dom Alberto Taveira, abriu a programação oficial do Cirio de Nazaré

 

Embora as romarias ou procissões sejam a parte mais visível do Círio de Nazaré, um dos maiores e mais importantes eventos de turismo religioso do país, a preparação espiritual dos fiéis e da equipe de trabalho é um assunto que é tratado com muita seriedade.

Tão sério que a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré tem entre os seus integrantes um Diretor de Evangelização, que desenvolve um trabalho durante todo o ano para que o lado espiritual seja tratado com a importância que merece.

 

Missa do Mandato

A importância do trabalho de preparação espiritual se reflete na programação, a ponto de a Missa do Mandato, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, ser abertura da programação oficial do Círio 2013. Além disso, ela é presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Celebrada no dia 26 de agosto, a Missa do Mandato marca o início das peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares católicos paraenses, tradição que tem como objetivo principal fazer a preparação espiritual dos devotos para o Círio. A celebração tem a participação de cerca de aproximadamente três mil fiéis, representando as 78 paróquias que fazem parte da Arquidiocese de Belém.

Cada um deles, chamado de dirigente de peregrinação, recebe um kit com uma imagem da Virgem de Nazaré e conjuntos de Livros das Peregrinações e Cartazes do Círio 2013.

Durante a Missa do Mandato, as imagens de Nossa Senhora de Nazaré são abençoadas e os dirigentes passam a  percorrer as suas paróquias, visitando as casas dos fiéis e realizando encontros de preparação espiritual para o Círio, chamados de peregrinações.

LEIA TAMBÉM:  Círio de Nazaré ganha novo website

Como cada dirigente leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré a cerca de 20 residências, a estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese/PA), é de que a imagem da Virgem Peregrina visite cerca de 110 mil lares até a véspera do Círio,  o que implica na participação de aproximadamente 1,7 milhões de fieis.

 

Leia tudo sobre a festa do Círio de Nazaré clicando AQUI!
Ou escolha abaixo a matéria que mais lhe interessa:

 

 

LEIA TAMBÉM:  Conheça mais dois importantes símbolos do tradicional Círio de Nazaré

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!