Rota da Luz é nova opção para peregrinação a pé a Aparecida

 

Site da Rota da Luz, de turismo religioso, ligando Mogi das Cruzes a Aparecida

Página inicial do site da Rota da Luz

 

Acaba de ser lançada uma nova opção para quem deseja fazer uma peregrinação a pé até Aparecida: a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo implantou uma nova rota turística, denominada Rota da Luz, que deve servir de opção à Via Dutra, uma das rodovias mais movimentadas do País.

Com 194 km de extensão, a Rota da Luz SP passa por nove municípios paulistas, começando em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo e terminando em Aparecida.

O novo roteiro integra o Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado, que já conta com outras opções para quem deseja fazer turismo religioso, como a Rota Bandeirante, a Rota Franciscana e a Rota Passos dos Jesuítas.

O percurso tem início na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, na região da Grande São Paulo, e passa por outras oito cidades, correndo paralelamente à Via Dutra: Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

 

LEIA TAMBÉM:  Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz

 

Depois de 27,2 quilômetros cruzando Mogi das Cruzes, os romeiros percorrem 19,9 quilômetros em Guararema em direção à Santa Branca, de onde continuam num trecho de mais 30,9 km. até Paraibuna.

Dessa cidade, são mais 30,8 km., até chegar a Redenção da Serra, que fica a 33,5 km. da cidade seguinte, Taubaté. De lá, o percurso segue em direção a Pindamonhangaba, continuando por mais 23,1 km. até chegar a Roseira, de onde parte o trecho final de 26 km, até Aparecida.

Segundo a Secretaria de Turismo, “o governador recebeu esta demanda dos romeiros que caminhavam às margens das rodovias e precisavam de uma opção mais segura” e aprovou a criação da Rota da Luz.

 

Mais segurança

 

Governador Geraldo Alkmin inaugura a Rota da Luz

Governador Geraldo Alkmin inaugura a Rota da Luz

 

A nova rota é formada por estradas secundárias que oferecem aos romeiros uma alterativa de percurso mais segura para chegar a Aparecida, possibilitando além da contemplação e reflexão, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades do percurso.

Segundo o Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, a Rota da Luz trará desenvolvimento do turismo para as cidades que serão cortadas por ela. “O turismo será desenvolvido e haverá a oportunidade de renda para quem mora nas estradas rurais, casas poderão ser transformadas em pousadas. Além do aspecto religioso, também há este ganho para as cidades”, disse.

 

LEIA TAMBÉM:  Ir para Aparecida à pé exige preparo e muitos cuidados

 

A cerimônia de lançamento da Rota da Luz contou com a benção do bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, do governador Geraldo Alkmin e sua esposa, do Secretario de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, do Prefeito de Mogi das Cruzes e diversas outras autoridades.

 

Sinalização, site e aplicativo

 

Todo o percurso será sinalizado com placas indicativas e os caminhantes receberão um “passaporte” e poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site www.rotadaluzsp.com.br.

A exemplo das demais rotas no Estado de São Paulo, desde o seu lançamento a Rota da Luz já oferece aos interessados um site completo com mapa interativo que pode ser imprimido, descrição das cidades do roteiro, dicas para a caminhada e muito mais.

 

Guia da Rota da Luz pode ser imprimido

O Guia da Rota da Luz pode ser impresso

 

LEIA TAMBÉM:  Cuidados necessários para as romarias a pé a Aparecida

 

Certificados

 

Quem desejar poderá receber dois certificados após fazer a caminhada: um emitido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e outro emitido pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O certificado emitido pela Secretaria exige o cadastramento no site da Rota da Luz, que gera um nome de usuário e senha únicos. Com eles, é possível  fazer o dowload do aplicativo da Rota (disponível gratuitamente na Apple Store ou no Google Play) e registrar sua passagem em cada município com o uso do QR Code instalado em estabelecimentos comerciais e locais públicos ao longo do caminho.  Ao completar 70% do percurso, o site liberará o seu certificado para impressão.

Já para obter o certificado de Peregrino Mariano, é preciso apresentar o Guia da Rota da Luz (impresso a partir do site) na Basílica de Nossa Senhora Aparecida com o registro de carimbos de, no mínimo, três municípios diferentes. Cada município possui um modelo de carimbo e eles podem ser obtidos em estabelecimentos e locais públicos ao longo do percurso.
 
O Guia com os espaços carimbados deverá ser apresentado na Secretaria da Basílica, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, aos sábados, das 6 às 17 horas ou aos domingos e feriados, das 7 às 16 horas.

 

Se você tem interesse em ir a pé até Aparecida, não deixe de ler também:

 

 Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz

 

Peregrinação para Aparecida pela Rota da Luz é conselho da NovaDutra

 

Ir para Aparecida à pé exige preparo e muitos cuidados

 

Romeiros que vão a Aparecida devem tomar cuidados 

 

 

Caso tenha interesse em encontrar outras pessoas interessadas em ir à pé até Aparecida, fique à vontade para usar a área de comentários abaixo para deixar o seu recado, informando a sua cidade, o dia que pretende fazer a peregrinação e os seus dados para contato.

364 Comentários para "Rota da Luz é nova opção para peregrinação a pé a Aparecida"

  1. Rafael Gomes  16/11/2018 at 20:37

    Eu quero ir em 2019. Não importa o mês. Se alguém conhecer algum grupo, por favor me avisem. Pode ser saindo de SP ou de Mogi. Obrigado!
    Meu tel 11 98148 9053.

    Responder
  2. cesar  07/11/2018 at 18:31

    boa tarde
    Gostaria saber quanto custa mais o menos a caminhada? um valor aproximado…
    muito obrigado

    Responder
    • Amadeu Castanho  11/11/2018 at 23:26

      Olá, César.

      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.

      A peregrinação a Aparecida pela Rota da Luz é gratuita e de iniciativa pessoal.

      A Rota da Luz é um caminho alternativo à perigosa Via Dutra organizado pelo governo do Estado de São Paulo e não é preciso pagar nenhuma taxa ou obter nenhuma autorização para percorre-la.

      Cada peregrino pode escolher o dia e horário em que deseja sair e o ritmo da caminhada, além de onde vai parar para se alimentar, descansar ou pernoitar.

      Por exemplo, há quem prefira ficar em hotéis e comer em restaurantes e também há quem prefira acampar e comer frutas e lanches.

      Por isso, o gasto varia de acordo com as opções feitas por cada peregrino.

      A Viagens de Fé apenas informa sobre a Rota da Luz e disponibiliza gratuitamente a área de comentários de cada notícia para que os interessados em percorrer a Rota da Luz troquem informações e combinem fazer o trajeto em grupos.

      Uma santa caminhada e que Deus o abençoe!

      Amadeu

      Responder
  3. Flávio Anastácio  27/10/2018 at 18:23

    Boa noite se algum grupos for de bike em 2019, eu gostaria de ir. Tel 11 997050130 Flávio

    Responder
    • Álvaro  05/11/2018 at 08:39

      Bom dia Flávio, pretendo no final do mês de novembro.. se tiver interesse e disponibilidade.. podemos combinar.. saída na quinta cedo..tel 11 993965376

      Responder
  4. Júlia Isabel  11/10/2018 at 20:32

    Gostaria de ir com algum grupo q saia de São Paulo, zona sul. P outubro /2019

    Responder
  5. Lana Redigolo  11/10/2018 at 09:58

    Bom dia!
    Meu nome é Lana, sou de São Paulo, e gostaria de fazer o caminho Rota da Luz (+ seguro) em janeiro/2019 com um grupo. Meu WhatsApp é 11 99692-8342. Obrigada!

    Ps. Não estou conseguindo baixar/imprimir o guia, me inscrever, etc.

    Responder
    • Amadeu Castanho  11/10/2018 at 10:39

      Olá, Lana.

      Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      O site da Rota da Luz, mantido pela Secretaria de Turismo do estado de São Paulo, está com o conteúdo temporariamente desativado em função do período de eleições.

      Com certeza em novembro você já vai poder baixar o guia.

      Para percorrer a Rota da Luz não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição ou pagamento. Os peregrinos que desejarem podem pedir o “Passaporte da Rota da Luz” para registrarem a sua passagem pelas cidades do caminho, mas isso é opcional e o “Passaporte” serve apenas de lembrança.

      Você também pode encontrar informações detalhadas aqui na Viagens de Fé, na matéria Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz.

      Faça uma santa caminhada e que Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  6. Daniel  09/10/2018 at 00:02

    Boa noite. Me chamo Daniel e gostaria de saber c teria alguma pessoa ou grupo que vai sair da zona leste de SP para Aparecida essa semana pois tenho que ir para pagar uma promessa. Se tiver por gentileza entre em contato pelo tel 980393690 grato

    Responder
  7. Sammy Souza  07/10/2018 at 10:56

    Olá meu nome é Sammy, sou de Cáceres-MT, gostaria de fazer a peregrinação Rota da Luz, pela Dutra, depois do dia 12/10/18 alguem sabe me informar qtos dias demora, ou se tem algum grupo em formação? Obrigada! Aguardo resposta.

    Responder
    • Amadeu Castanho  07/10/2018 at 11:04

      Olá, Sammy.

      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      Desculpe, mas é preciso esclarecer que a Rota da Luz não tem nada a ver com a Via Dutra além de ter sido criada justamente para que os peregrinos possam ir à pé a Aparecida evitando os perigos da caminhada pela Via Dutra, que praticamente todo ano resulta em mortes e ferimentos graves.

      Nossos leitores poderão responder as suas outras dúvidas.

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  8. Sandra  20/09/2018 at 22:02

    Olá, é a primeira vez que pretendo ir a pé para Aparecida do Norte, não conheço nenhum grupo e estou procurando.
    Pretendo ir em novembro deste ano de 15 a 20 de novembro, é a unica data que eu tenho disponibilidade em outros dias eu trabalho.
    Vcs poderiam me indicar um grupo que pretenda ir?
    Tb não conheço os caminhos e gostaria de ir com um grupo.

    Responder
    • Alexandre Rodrigues  30/09/2018 at 21:48

      Gostaria de ir a pé para nossa senhora aparecida com grupo mais se não tiver eu vou sozinho

      Responder
    • Catherine  05/10/2018 at 19:34

      Ola Sandra boa noite!
      Vc ja teria conseguido o grupo?
      Pretendo sair de Mogi dia 10/10

      Responder
      • Sandra  08/10/2018 at 22:18

        Olá Catherine boa noite!
        Eu ainda estou a procura de um grupo mas só poderei sair no dia 15 de novembro, de SBC. Vamos ver se conseguimos ir com um grupo que já conheça o caminho e nos orientem .
        Até lá vamos nos comunicando.
        Abraços

        Responder
        • Margarete Antônia da Silva Menzinger  01/11/2018 at 10:19

          Olá Sandra, eu tbm gostaria de ir agora em novembro, mas não conheço ninguém que esteja indo. Vc já conseguiu um grupo? Se sim, eu poderia ir junto?

          Responder
      • Alexandre  08/11/2018 at 18:11

        Vcs vão em grupo? Gostaria de ir também.

        Responder
    • Patricia Bessa  23/10/2018 at 15:08

      Oi Sandra, também gostaria muito de ir em novembro. Se tiver algum grupo me avisa, por favor?

      Responder
    • Patricia Bessa  23/10/2018 at 15:12

      Olá Sandra. já conseguiu um grupo? Também desejo ir.

      Responder
  9. Josias Xavier  20/09/2018 at 21:57

    Olá, meu nome é Josias. Quero ir pra Aparecida tbm. É a minha primeira vez. Como faço para ir com algum grupo?

    Responder
    • paulo cesar  27/09/2018 at 23:49

      Boa noite Josias. Tenho um comentário abaixo do seu. Me chamo Paulo Cesar. Se quiser ir comigo me chame no zap 11983990939

      Responder
    • Lia Freitas  12/10/2018 at 23:54

      Olá eu sou Lia, também gostaria de fazer o trajeto a pé. Moro em São Paulo, Vila Industrial. Estou disponível até janeiro. Meu WhatsApp 95944 5445

      Responder
  10. Katia Sousa  20/09/2018 at 17:18

    Olá. Alguém que tenha algum grupo saindo de Mogi das cruzes- SP em Outubro?… Eu e uma amiga queremos ir , aguardo retorno 991219066 whats.

    Responder
  11. helena da silva  18/09/2018 at 20:51

    Olá Rose, boa noite! Estou procurando um grupo tbem para a caminhada.. Você já tem um? Posso ir junto?
    Meu nome é Helena( cidade Itai/ interior São Paulo) Meu contato: 14 9 9686 0449.

    Responder
  12. paulo cesar  17/09/2018 at 13:44

    Bom dia. Faz dois anos que vou e esse é o terceiro ano vou direto pela Dutra e gasto 4 dias dormindo em pousadas e hotelzinhos. Se alguém quiser ir, saio dia 3 pra chegar dia 6, sabado, pra voltar e descansar o domingo em outubro agora. Saio do Parque Novo Mundo, Zona Norte. Sou farmaceutico e levo caixinha de primeiros socorros também. Esse é meu ultimo ano que vou. Se quiserem mais informações ou venham em minha farmácia ou no meu zap (11)983990939.

    Responder
    • Sandra  24/09/2018 at 13:02

      Boa tarde tudo bem? Você já foi sozinho? Gostaria de ir no dia 08/10 ,por causa da eleição, sou da z/l região da Penha.

      Responder
      • Ana Maria  26/09/2018 at 19:49

        Oi Sandra!
        Meu nome é Ana Maria, pretendemos ir nesta data, eu e meu esposo, vc ja conseguiu alguem p ir?
        Meu tel 987538969 whats

        Responder
      • Paulo M. Dutra  01/10/2018 at 22:45

        Oi Sandra,também sou da zona leste Itaim Pta,vou sair também dia 08/10 +ou- 8 da manhã.Vou por Arujá e depois via Dutra até Aparecida. Pretendo chegar na quinta.

        Responder
        • Amadeu Castanho  02/10/2018 at 00:30

          Em função do grande risco que a Via Dutra oferece para os peregrinos, a Viagens de Fé não a recomenda a seus leitores. A exemplo do Santuário Nacional de Aparecida e da concessionária Nova Dutra, recomendamos que quem deseja peregrinar à pé até Aparecida utilize a Rota da Luz em vez da Via Dutra.

          Responder
      • Ricardo Magno de Senna  04/10/2018 at 20:41

        Boa noite!
        Moro na Penha pretendo fazer a caminhada saindo dia 08/10. Meu celular 967438090

        Responder
  13. Valdemir Romera  12/09/2018 at 10:12

    Bom dia,

    Poderia me dizer se na estação Estudantes são vendidos Cajados?

    Responder
  14. Edson Carlos Ribeiro  09/09/2018 at 22:23

    Boa tarde ! Gostaria de saber se tem algum grupo saindo de São José dos Campos entre os dias 09 e 10 de outubro. Nunca fiz o trajeto, moro em Minas Gerais e pretendo chegar em São José possivelmente no dia 09 de outubro pela manhã. tel (34) 9 9966-4321 WhatsApp. Obrigado !

    Responder
    • ALDECI  10/09/2018 at 14:35

      MEU NOME É ALDECI MORO EM FRANCO DA ROCHA ONDE VOU PEGAR A ROTA DA LUZ?

      Responder
      • César Augusto Duarte  12/09/2018 at 21:03

        Olá Valdeci. Eu sou o Cesar, moro em Franco da Rocha também. E irei esse ano para Aparecida a pé. Meu telefone é 940674148. Podemos marcar para ir juntos, ok.

        Responder
  15. Edson  08/09/2018 at 14:43

    Boa tarde ! Gostaria de participar de algum grupo de São José dos Campos a pé até o Santuário entre os dia 09 e 10 de outubro. Moro em Minas Gerais e pretendo chegar em São José no dia 08 de outubro. Tel (34) 9 9966-4321 WhatsApp.

    Responder
  16. Renato  30/08/2018 at 22:16

    Quero participar de algum grupo para chegar dia 12 de Outubro em Aparecida. Moro na zona Leste. Se alguém souber, favor me incluir. Meu nome é Renato (11)965897522

    Responder
    • Marcos morgado  17/09/2018 at 00:53

      Boa noite, conseguiu algum grupo? Quero ir tem para chegar dia 12. Pode me incluir se conseguiu? Ou vamos montar um, se quiserem. Quero muito fazer esta peregrinação .
      11 955515620

      Responder
    • Wilian  02/10/2018 at 21:42

      Oi meu nome é Wilian, também gostaria de ir para chegar no dia 12 de manhã, vc conseguiu algum grupo?
      11 987219347, me avise se conseguiu

      Responder
  17. adriano  26/08/2018 at 20:30

    Boa noite, alguém poderia me confirmar qual a distancia correta de Mogi das Cruzes até Aparecida do Norte ????

    Responder
    • Amadeu Castanho  26/08/2018 at 21:23

      Olá, Adriano.

      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.

      Segundo a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a Rota da Luz tem 207 quilômetros. No entanto, vale lembrar que essa é a distância ponto a ponto, da Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, até o Santuário Nacional, em Aparecida.

      Considerando os trechos adicionais até os hotéis, pousadas, campings ou restaurantes no caminho, esse total pode chegar a 210 km.

      Você pode conferir todo o percurso nesta reportagem da Viagens de Fé: Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz, que informa todo o roteiro em detalhes.

      Faça uma santa caminhada e que Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder
  18. adriano  26/08/2018 at 20:08

    Boa noite, pretendo ir entre dia 09/10/18 ou 10/10/18 para chegar dia 12/10/18 ou 13/10/18, saindo de mogi das cruzes pelo caminho da Rota da Luz.
    Queria saber se alguém tem números de telefones ou sites de lugares para acampar no caminho da Rota da Luz, pq só consegui telefones de pousadas ou hotéis, porém achei o custo muito alto. Se alguém poder me ajudar, agradeço.

    Responder
  19. Antonio Carlos  24/08/2018 at 20:33

    Pessoal sou o Antonio Carlos, estou muito querendo fazer o percurso da Rota da Luz agora em Outubro, com chegada em aparecida no dia 12/10.
    Se tiver um grupo indo nesse intuito me inclua por favor, sou eu e mais duas amigas somos aqui de Mogi das Cruzes … Meu telefone e Watsapp é o : (11) 99192-7654 grato e aguardo um retorno positivo!

    Responder
    • Katia Sousa  20/09/2018 at 16:54

      Olá … Você já encontrou algum grupo ai de Mogi ? Eu e uma amiga estamos a procura tbm, se for uma galera acho que é de boa …

      Responder
  20. Roberto Julio Pereira  17/08/2018 at 21:55

    Pretendo fazer a caminhada até Aparecida a pé, saindo dia 5 ou 06 de setembro. Tenho 50 anos e pretendo seguir a Rota da Luz. Tem alguém que deseja ir junto? Estarei sozinho.

    Responder
  21. ROSE  16/08/2018 at 19:18

    Boa tarde, Meu nome é Rose, pretendo ir para Aparecida em 0utubro/18, chegando lá dia 12, pela Rota da Luz.
    Estou procurando um grupo para fazer a caminhada. Se alguém souber de algum, poderia me incluir? Meu nr 11-9 4029-5852

    Responder
  22. adriano  15/08/2018 at 09:48

    Bom dia, pretendo ir paraAaparecida dia 10/10/2018, mais não consigo fazer o cadastro no site da Rota da Luz pq esta fora do ar. Alguém sabe me informar alguma outra maneira de pegar o mapa do roteiro do caminho da luz, e contatos de lugares para acampar, pq pretendo sair de mogi , mais preciso saber da onde começo a rota todas essas dicas. Agradeço se alguem poder me ajudar .

    Responder
    • Amadeu Castanho  15/08/2018 at 15:42

      Olá, Adriano.

      Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.

      Realmente, o site da Rota da Luz está sem exibir o conteúdo em função do período eleitoral.

      Por causa disso, quem desejar fazer a peregrinação até Aparecida pela Rota da Luz este ano vai ter de ficar sem o passaporte.

      No entanto, a Viagens de Fé já publicou uma reportagem detalhando toda a rota: Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz

      Nela, você vai encontrar não só o mapa mas também o roteiro detalhado, com todas as indicações passo a passo para fazer a sua peregrinação à pé.

      Caso deseje baixar o mapa da Rota da Luz ou tê-lo no seu celular, basta seguir este link.

      Você não precisa se preocupar, pois a Rota da Luz é muito bem sinalizada com placas específicas e os estabelecimentos que oferecem alimentação, hospedagem ou liberam o uso de banheiros para os peregrinos foram previamente inspecionados e os aprovados têm um azulejo de “Amigo do Peregrino” que os identifica.

      Faça uma santa caminhada e que Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder
    • Edson Lopes  29/08/2018 at 09:58

      Bom dia!
      Realmente o site oficial esta fora do ar, porém quem desejar o certificado, basta solicitar o passaporte para ser carimbado no decorrer do trajeto no ponto de partida da Rota da Luz, na estação Estudantes, em Mogi das Cruzes. E de quebra já ganha o primeiro carimbo.

      Responder
      • adriano  04/09/2018 at 16:39

        Edson Boa tarde, obrigado pela orientação, será que vc poderia me dar mais uma ajuda, eu não conheço mogi das cruzes, eu procurei um telefone da estação estudantes, porém não consegui nenhum contato, eu queria saber se esse passaporte eu posso tirar antes da viagem ou só no dia da viagem. tem como me passar algum tipo de contato do local, e o endereço tbm se possivel. fico no aguardo. Obrigado. Adriano $ilva.

        Responder
        • Amadeu Castanho  04/09/2018 at 20:13

          Olá, Adriano.

          Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de fé e devoção.

          Embora o seu comentário seja para o Edson, vou tomar a liberdade de adiantar algumas das informações pedidas:

          O passaporte, que já vem com o primeiro carimbo, pode ser tirado na própria Estação Estudantes da CTPM, desde as quatro horas da manhã até a meia noite, sem necessidade de ser na mesma data da viagem. Não existe um guichê ou loja da Rota da Luz, basta ir até a administração da estação.

          A estação, que fica na Rua Professor Álvaro Pavan, s/nº (bairro Centro Cívico), junto às universidades Braz Cubas e UMC, perto do Mogi Shopping e a cerca de 500 metros do Terminal Rodoviário da cidade.

          Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da própria estação, que é (11) 4790-2922. O atendimento é muito atencioso!

          Em tempo: Mogi das Cruzes fica na Grande São Paulo e você pode chegar lá a partir de São Paulo, indo de ônibus que saindo Terminal Rodoviário Tietê ou de trem da CTPM (Linha 11 – Coral), além de carro, táxi, 99 ou Uber.

          A partir do aeroporto de Guarulhos, é só tomar um ônibus da linha 800 (Mogi das Cruzes – Terminal Rodoviário Geraldo Scavone) na área externa do piso térreo do Terminal 2 do aeroporto.

          Faça uma santa caminhada e que Deus o abençoe!

          Amadeu

          Responder
  23. Jose Carbonari Neto  07/08/2018 at 23:26

    Pretendo fazer esta peregrinação partindo de Mogi no dia 15 de nov. de 2018. Gostaria de me juntar a um grupo. Meu tel. 11 98168-2222.
    Obrigado.
    José

    Responder
  24. ana  31/07/2018 at 15:11

    Vou fazer a caminhada em outubro/2018, chegando lá em Aparecida no santuário no dia 12/10, gostaria de saber se tem algum grupo com carro de apoio para ir junto?

    Responder
    • Renata  08/08/2018 at 22:23

      Tenho a mesma pretensão.. Eu e mais uma amiga iremos, saindo de São Paulo, ou de Mogi. Estamos atrás de grupo também.

      Responder
      • Angelo  09/09/2018 at 21:02

        Boa noite

        Tenho a mesma pretensão

        Saindo de SP ou ABC vc ja tem um grupo ?

        Obrigado

        [email protected]

        Responder
      • Marcos morgado  17/09/2018 at 00:52

        Boa noite, conseguiu algum grupo? Quero ir tem para chegar dia 12. Pode me incluir se conseguiu? Ou vamos montar um, se quiserem. Quero muito fazer esta peregrinação .
        11 955515620

        Responder
      • paulo cesar  27/09/2018 at 23:45

        Oi Renata, fiz um comentário acima do seu. Me chamo Paulo Cesar e vou dia 3 para voltar dia 6. Se quiser acompanhar meu grupo chame no zap 11983990939

        Responder
        • Antanas  01/10/2018 at 11:19

          Bom dia…. pretendo sair segunda feira dia 08 (estou aguardando dispensa no meu serviço. ).. estou a procura de grupos… Saindo de Mogi… Obrigado…

          Responder
    • Francisco de Assis  22/09/2018 at 20:26

      Já conseguiu um Grupo?

      Responder
  25. Thays Doi  18/07/2018 at 15:24

    Olá, boa tarde.

    Eu sou de São Paulo e gostaria de fazer o caminho.
    Tem algum grupo que possa acompanhar agora em Outubro de 2018?
    Se tiver um grupo, podem me incluir? O meu fone é 11963418986,
    Obrigada,

    Thays

    Responder
    • Mérici  24/07/2018 at 14:41

      Thays boa tarde
      Eu estou tentando entrar num grupo que irá em Outubro e sairá de Santo André, vc já se inseriu em algum grupo?

      Responder
      • Michele Elaine Valadão de Souza  24/07/2018 at 18:54

        Também sou de santo André, já existe algum grupo daki que irá em outubro?

        Responder
        • Carol  27/07/2018 at 23:47

          Podem me incluir em algum grupo que vá sair de São Paulo ou ABC, pfv? 11 95341-9155

          Responder
  26. Marilene  03/06/2018 at 20:36

    Olá
    Moro em osasco, e desejo saber se tem grupos que saiam daqui ou das proximidades e se podem me orientar de como fazer o caminho da fé

    Responder
    • Carlos  10/06/2018 at 17:00

      Moro na vila Leopoldina, e participo de um grupo de romeiros que vão em janeiro.

      Responder
    • Marilene  10/06/2018 at 22:09

      Olá Carlos
      Desde de já agradeço a atenção porém pretendo ir no mês de outubro 2019, se vc conhecer algum grupo nesse período eu agradeço .E Deus abençoe vcs em janeiro

      Responder
      • Luiz Carlos  03/09/2018 at 21:23

        Sou de Osasco e vou em outubro também, caso haja algum grupo da região me adicione por favor!

        Responder
    • SHEYLA FERRAZ DE MENEZES FARIAS  25/06/2018 at 22:58

      Boa noite, somos de Maceió/AL, estamos interessados em fazer a romaria pela rota da luz. nunca fizemos romaria antes. se alguém conhecer uma agencia de viagem que organize a viagem, gentileza falar aqui.

      Responder
      • Amadeu Castanho  26/06/2018 at 00:14

        Olá, Sheila.

        Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens religiosas.

        Infelizmente, não conhecemos nenhuma agência que ofereça esse tipo de viagem pela Rota da Luz, que é um caminho que liga Mogi das Cruzers, na Grande São Paulo, a Aparecida, usando estradas secundárias para evitar os perigos da Via Dutra.

        É uma caminhada que leva por volta de três dias e normalmente é feita por romeiros sozinhos ou em grupos, muitos dos quais se conhecem por aqui e combinam caminhar juntos.

        A caminhada costuma ser segura mesmo quando feita por pessoas que não estão em grupo.

        A nossa sugestão é que vocês definam uma data para sair e aí procurem aqui outros romeiros para percorrer a Rota da Luz com vocês.

        A partir do aeroporto de Guarulhos, é fácil chegar a Mogi das Cruzes de ônibus rodoviário ou usando Metrô e trem metropolitano.

        No site da Rota da Luz (http://www.rotadaluzsp.com.br) existem diversos restaurantes, pousadas e hotéis, listados por cidade e explicações detalhadas sobre a caminhada.

        Façam uma santa viagem e que Deus os abençoe,

        Amadeu

        Responder
        • Renata  08/08/2018 at 22:27

          Por incrível que pareça, o site rotadeluzsp esta fora do ar devido as eleições, é mole?

          Sou de são Paulo, zona norte, pretendo ir em outubro com mais uma amiga.

          Fiz uma pesquisa e falaram no trajeto médio de 18 a 23km por dia, então pensamos em sair na sexta dia 05 para dar tempo de chegar na Basilica no dia 12.

          Caso mais alguem tenha interesse podemos formar um grupo e nos organizar…meu zap (11) 97047-0037

          Responder
    • Mérici  24/07/2018 at 14:39

      Eu sou de Osasco e pretendo ir na primeira semana de Outubro, a principio estou indo com um grupo de Santo André, vc conseguiu algum grupo aqui em Osasco?

      Responder
      • Marilene  24/07/2018 at 15:00

        Olá Mérici é justamente o que estou buscando algum grupo por aqui.

        Responder
        • Maria Aparecida  16/08/2018 at 10:44

          Olá pessoal. Moro em Osasco e pretendo fazer a Rota da Luz em Outubro. Gostaria de estar em Aparecida no dia 12. Caso exista algum grupo na região, por favor me incluam.
          Meu telefone é 11-97256.8451. Deus abençoe a todos.

          Responder
    • Luiz Carlos  03/09/2018 at 21:27

      Sou de Osasco e vou em outubro também, caso haja algum grupo da região me adicione por favor!

      011 976132958

      Responder
  27. Marilene  03/06/2018 at 20:31

    Moro em osasco e gostaria de saber se tem grupos que saiam das imediações, e possam me orientar sobre a peregrinação pois desejo fazê-la

    Responder
  28. Luciene Costa  09/05/2018 at 13:53

    Boa tarde!

    Belo Horizonte / Aparecida do Norte – Mes de Outubro 2018 / procuro romaria/grupo/guia

    Sou de Belo Horizonte e busco grupo/romaria/guia que faça o caminho de BH x Aparecida do Norte. Irá eu e meu noivo. Temos disponíveis para saída entre os dias 12/10 a 20/10 pois voltamos a trabalhar 03/11. Caso queiram formar um grupo ou saibam de algum grupo/guia/romaria nos informe por favor. Meu telefone 31-99125-6561 zap- Luciene Costa

    Responder
  29. Silvane belatto  03/05/2018 at 17:10

    Olá pessoal! Quem tem intenção de fazer a peregrinação em outubro poderia me colocar no grupo?
    Sou de Florianópolis SC e gostaria muito de ir, mas não conheço o caminho e sozinha eu não iria.
    Agradeço a atenção!
    abraços,
    Silvane Belatto 48 999129708

    Responder
    • Valdemir Romera  12/09/2018 at 17:49

      Oi Silvane, meu nome é Valdemir, quero te dizer para ficar muito tranquila, acredito que todos os Peregrinos sairão da estação Estudantes dia 06/10 às 6:oohs +-, então vamos todos juntos rumo à casa da Mãe, 11 95478-8383

      Responder
  30. Ricardo Sagres  19/04/2018 at 15:30

    Olá, tenho interesse em fazer a peregrinação este ano. Gostaria saber de grupos para que eu possa me programar. Obg. [email protected]

    Responder
    • JOSENI PEREIRA DOS SANTOS  01/05/2018 at 19:20

      Olá me chamo Joseni, meu telefone (11) 98105-9941 eu pretendo ir em Outubro! Porém não conheço ninguém q tenha um grupo formado, então, quero te convidar! Vou criar um grupo, e o interesse é agendarmos um encontro e fazermos um roteiro de paradas e hotéis que podemos ficar!
      Grupo WhatsApp – Saída Outubro 2018/SP
      Abra este link para entrar no meu Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/8ItL9MMkAIn615AN2CoBbo

      Responder
    • Emerson Ribeiro de Souza  16/05/2018 at 00:04

      Olá, Ricardo.
      Iremos em Julho, dia 02.
      Até o momento estamos em 07 pessoas.
      Se interessar, (11) 98169-7435 WhatsApp. Ok?

      Responder
  31. Bruno  07/04/2018 at 22:06

    Pessoal, tenho interesse em fazer a caminhada em outubro. Gostaria de participar de algum grupo, pois será a minha primeira vez. Moro na zona sul de São Paulo.
    Segue meu contato para quem tiver interesse em montar grupos para a caminhada: [email protected]. Obrigado

    Responder
    • JOSENI PEREIRA DOS SANTOS  01/05/2018 at 19:23

      Olá me chamo Joseni, meu telefone (11) 98105-9941 eu pretendo ir em Outubro! Porém não conheço ninguém q tenha um grupo formado, então, quero te convidar! Vou criar um grupo, e o interesse é agendarmos um encontro e fazermos um roteiro de paradas e hotéis que podemos ficar!
      Grupo WhatsApp – Saída Outubro 2018/SP
      Abra este link para entrar no meu Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/8ItL9MMkAIn615AN2CoBbo

      Responder
  32. Andrea  01/04/2018 at 07:57

    Olá. Tenho muito interesse em fazer a Rota da Luz em Outubro de 2018. Por favor, quem organizar grupos, locais de estadia noturna, etc; peço, por favor, me contatarem. Esta ocasião estarei em férias e me programei para fazer esta caminhada. Andréa Messa (11) 99141-6880. Obrigada

    Responder
  33. mario jachetto  28/03/2018 at 14:24

    Pessoal, boa tarde !
    Meu nome é Mario, moro em Campinas e gostaria de fazer o caminho em outubro/18. Já existe algum grupo formado ? Gostaria de participar. Contato 19-99156-8674

    Responder
    • Marisa  31/07/2018 at 11:40

      Bom dia. Caso alguém consiga entrar em algum grupo, por favor, me informe também, pois preciso ir. Obrigada.

      Responder
  34. MARIO MARCIO SILVESTRE  06/03/2018 at 11:15

    Bom dia.
    Sou Mario Marcio e moro em SP Capital.
    Gostaria e ir até Aparecida Norte à pé.
    Se tiver alguma caravana por favor entre em contato: 11 97093-6791 Vivo e Whats

    Responder
  35. Pauliane Omena  02/03/2018 at 22:21

    Boa Noite !!! Sou de Maceió AL e gostaria de mais informações sobre a caminhada a Aparecida no mês de outubro. Tenho uma prima que também tem interesse mas queremos um grupo para nos acompanhar.

    Responder
    • JOSENI PEREIRA DOS SANTOS  01/05/2018 at 19:25

      Olá me chamo Joseni, meu telefone (11) 98105-9941 eu pretendo ir em Outubro!
      Porém não conheço ninguém q tenha um grupo formado, então, quero te convidar!
      Vou criar um grupo, Grupo WhatsApp – Saída Outubro 2018/SP
      Abra este link para entrar no meu Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/8ItL9MMkAIn615AN2CoBbo

      Responder
  36. Pauliane Omena  02/03/2018 at 22:11

    Boa Noite !!! Sou Pauliane de Maceió AL e tenho interesse de fazer a peregrinação em outubro junto com uma prima e mais pessoas se possível e gostaria de mais detalhes sobre o roteiro e a saída , meu telefone (82) 9 8802-4622

    Responder
  37. José Amorim  01/03/2018 at 19:15

    Olá Boa Noite, Salve Maria!!!

    Gostaria de saber se tem algum grupo para fazer a caminhada da fé agora em março.
    Se sim por favor entre em contato, pois estou interessado em faze-lo.

    Att.
    José Amorim
    (11) 9 9693 5064 (Whats)

    Responder
  38. Loureiro  22/02/2018 at 17:16

    Alguém sabe informar onde conseguir a credencial na cidade do Rio de Janeiro? Alguém já fez este percurso sem ser pela Dutra?

    Responder
    • Amadeu Castanho  02/03/2018 at 13:53

      Olá, Loureiro.

      Muito obrigado pela sua consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de turismo religioso.

      A Rota da Luz não exige credenciamento prévio, mas emite certificados para que o utiliza.

      Na matéria acima, este trecho detalha como obte-los:

      “Quem desejar poderá receber dois certificados após fazer a caminhada: um emitido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e outro emitido pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

      O certificado emitido pela Secretaria exige o cadastramento no site da Rota da Luz, que gera um nome de usuário e senha únicos. Com eles, é possível fazer o dowload do aplicativo da Rota (disponível gratuitamente na Apple Store ou no Google Play) e registrar sua passagem em cada município com o uso do QR Code instalado em estabelecimentos comerciais e locais públicos ao longo do caminho. Ao completar 70% do percurso, o site liberará o seu certificado para impressão.

      Já para obter o certificado de Peregrino Mariano, é preciso apresentar o Guia da Rota da Fé (impresso a partir do site) na Basílica de Nossa Senhora Aparecida com o registro de carimbos de, no mínimo, três municípios diferentes. Cada município possui um modelo de carimbo e eles podem ser obtidos em estabelecimentos e locais públicos ao longo do percurso.

      O Guia com os espaços carimbados deverá ser apresentado na Secretaria da Basílica, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, aos sábados, das 6 às 17 horas ou aos domingos e feriados, das 7 às 16 horas.”

      Quanto ao percurso pela Via Dutra, ele não é recomendado por ser muito perigoso. Nos últimos anos foram registrados dezenas de acidentes com romeiros, inclusive alguns fatais. Por essa razão, o Santuário Nacional e a Nova Dutra recomendam que os pregrinos utilizem a Rota da Luz.

      Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder
      • Loureiro  02/03/2018 at 20:29

        Obrigado Amadeu pelo retorno e pelas informações.
        dúvida continua sobre o certificado: para obter o certificado de Peregrino Mariano, é preciso apresentar o (? = Guia da Rota da Fé) (? = impresso a partir do site) na Basílica de Nossa Senhora Aparecida com o registro de carimbos ?

        Sairei do Rio, e chegar no [email protected]í[email protected] [email protected]@ conseguir @ [email protected], não terei os carimbos. No site [email protected] [email protected]í[email protected] não encontrei como imprimir, e loja do site não o possui.

        Responder
        • Amadeu Castanho  03/03/2018 at 00:01

          Olá, Loureiro.

          Muito obrigado pelo retorno e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de turismo religioso.

          Veja, a Rota da Luz vai de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, a Aparecida. Portanto, os certificados são concedidos a quem passar pelas cidades que fazem parte do roteiro da Rota da Luz.

          Saindo do Rio de Janeiro, você chegará a Aparecida antes de passar por qualquer das cidades do roteiro da Rota da Luz, o que não permite a concessão dos certificados.

          Para poder recebe-los, você teria de ir até Mogi das Cruzes de ônibus, carro ou até mesmo à pé, seguindo então até Aparecida.

          Deus o abençoe,

          Amadeu

          Responder
        • Emerson Ribeiro de Souza  02/05/2018 at 23:12

          Boa noite caro amigo, se for fazer a Rota da Luz, você consegue pegar o livro na estação Estudantes do trem, onde se inicia o percurso.
          Ao longo do percurso tem paradas com carimbos e QR code, com isso no final da caminhada já na Basílica, com todos os carimbos e QR code de todas as passagens, é fornecido o Certificado de Romeiro.
          Espero ter ajudado, ok? Me chamo Emerson, realizei a peregrinação em 2017 e, se Deus permiti,r em julho 2018 irei novamente.
          Dúvidas, o meu celular é 11-98169-7435

          Responder
          • Joelma  03/05/2018 at 22:18

            Boa noite, Emerson.
            Estou querendo fazer a Rota da Luz este ano e tenho muitas duvidas
            Existe alguma agencia que realize esse percurso?

  39. Aline Borges  19/02/2018 at 12:27

    Olá, sou de Betim, MG.

    Gostaria muito de ir em Outubro.

    Se tiver algum grupo para me incluir.. quero demais..

    031-98738-3978

    Responder
    • jose william  31/03/2018 at 15:33

      Boa tarde! Sou de Contagem e tambem gostaria muito de ir. Estou à procura de grupo. Contato 031 97147-2924 whatsapp

      Responder
  40. Ketty  16/02/2018 at 22:07

    Eliana…farei tb…vamos em 6 pessoas dia 05.10

    Responder
    • Teodorico Lemos dos Santos  10/04/2018 at 13:05

      Olá bom dia Ketty, meu nome é Teodorico Lemos dos Santos. Gostaria muito de participar do grupo que pretende sair no dia 05/10/2018. Gostaria de saber se ainda posso me inscrever no grupo e como funciona. O meu e-mail: [email protected], moro na zona norte São Paulo Capital

      Responder
    • Michele Cristina  17/04/2018 at 21:28

      Olá Ketty, me adicione por favor neste grupo ? Vou em Outubro também (11) 9 8408-8611. Obrigada Michele

      Responder
  41. Eliana Queiroz dos Santos  14/02/2018 at 19:29

    Pessoal, boa noite!

    Meu nome é Eliana e sou de São Paulo, capital. Tenho interesse de fazer o caminho da fé pela Rota da Luz no mês de outubro/2018.

    Mais dois amigos que trabalham comigo também irão fazer a caminhada.

    Algum grupo já esta formado para o mês de outubro?

    Meu telefone é 11-971524797

    Obrigada,

    Eliana.

    Responder
    • jacqueline cardoso  16/02/2018 at 16:12

      Olá Eliana!
      Me chamo Jacqueline, moro em Sorocaba SP, quero muito ir em Outubro também, mas não conheço ninguém que vá, e nunca fiz o caminho da Fé , será minha primeira vez, se for mesmo por favor me inclua no seu grupo, desde já eu agradeço.
      [email protected]

      Responder
  42. MARIA FATIMA MENECHELLI  14/02/2018 at 12:47

    Tenho interesse em participar…

    Preciso de informações sobre preços…pousadas para pouso, paradas e alimentação e datas da peregrinaçao…

    Aguardo resposta

    Email: [email protected]

    Responder
  43. franciele  14/02/2018 at 11:53

    Bom dia também gostaria de fazer a peregrinação a pé sou de Curitiba.
    Se tiver algum grupo que vá esse ano de 2018;
    Me chamo Franciele meu nº 41 99616-4249.
    Se tiver algum grupo me coloquem ai.
    Meu e-mail é [email protected].

    Responder
    • Luciano  20/02/2018 at 01:22

      Oi, tudo bem?
      Se souber de algum grupo que vá de Curitiba pra Aparecida à pé, se puder me informar, agradeço.
      Pretendo ir e chegar lá no Dia da Padroeira.

      Responder
      • JOSENI PEREIRA DOS SANTOS  01/05/2018 at 19:40

        Olá me chamo Joseni, meu telefone (11) 98105-9941 eu pretendo ir em Outubro!
        Porém não conheço ninguém q tenha um grupo formado, então, quero te convidar!
        Vou criar um grupo, Grupo WhatsApp – Saída Outubro 2018/SP
        Abra este link para entrar no meu Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/8ItL9MMkAIn615AN2CoBbo

        Responder
  44. Alber  05/02/2018 at 21:01

    Boa noite eu gostaria de participar da romaria até Aparecida. Moro em São Paulo na zona leste.

    Responder
    • JOSENI PEREIRA DOS SANTOS  01/05/2018 at 19:42

      Olá me chamo Joseni, meu telefone (11) 98105-9941 eu pretendo ir em Outubro!
      Porém não conheço ninguém q tenha um grupo formado, então, quero te convidar!
      Vou criar um grupo, Grupo WhatsApp – Saída Outubro 2018/SP
      Abra este link para entrar no meu Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/8ItL9MMkAIn615AN2CoBbo

      Responder
  45. Marisa Mattei  29/01/2018 at 17:25

    Oi, boa tarde. Quero fazer a peregrinação até Aparecida e gostaria de saber se há mais alguém pra formar um grupo. Eu pretendo fazer a Rota da Luz saindo no dia 9 de outubro. Eu falo de Joinville, Santa Catarina.

    Responder
    • JOSENI PEREIRA DOS SANTOS  01/05/2018 at 19:43

      Olá me chamo Joseni, meu telefone (11) 98105-9941 eu pretendo ir em Outubro!
      Porém não conheço ninguém q tenha um grupo formado, então, quero te convidar!
      Vou criar um grupo, Grupo WhatsApp – Saída Outubro 2018/SP
      Abra este link para entrar no meu Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/8ItL9MMkAIn615AN2CoBbo

      Responder
  46. Cleusa cacalano  24/01/2018 at 17:43

    Quero ir em outubro, pra chegar lá no dia 12

    Responder
    • Roberta  25/01/2018 at 11:59

      Eu também quero ir em outubro/18. Moro em São Paulo (Capital). Se formarem grupo, por favor, me adicionem.

      Celular: (11) 99271-1118.

      Responder
    • Marisa  07/02/2018 at 11:35

      Oi Cleusa me chamo Marisa e também quero fazer a caminhada com chegada no dia 12 de outubro . Moro em Joinville mas pretendo fazer a caminhada saindo aí de SP, a Rota da Luz. Caso você consiga formar um grupo ou souber de algum me avise no wats por gentileza. Meu telefone é 047 99984-1588.

      Responder
    • JOSENI PEREIRA DOS SANTOS  01/05/2018 at 19:43

      Olá me chamo Joseni, meu telefone (11) 98105-9941 eu pretendo ir em Outubro!
      Porém não conheço ninguém q tenha um grupo formado, então, quero te convidar!
      Vou criar um grupo, Grupo WhatsApp – Saída Outubro 2018/SP
      Abra este link para entrar no meu Grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/8ItL9MMkAIn615AN2CoBbo

      Responder
      • FABIANA ASSIS  02/08/2018 at 23:19

        Olá, sou a Fabiana e preciso ir em outubro/2018 com chegada no dia 12. Por favor sou de São Paulo Zn se tiver algum grupo para me ajudar meu tel: 011 97375-3517. Desde já agradeço.

        Responder
  47. Madalena  23/01/2018 at 11:55

    Gostaria de saber se há algum grupo interessado em ir neste ano de 2018. Só não posso no mês de março e abril.
    Moro em Campinas. Meu WhatsAapp é 19 99501-6919.

    Responder
  48. Cleber  22/01/2018 at 22:10

    Boa noite, me chamo Cleber. Gostaria de saber se alguém vai fazer essa caminhada o mês que vem. Sou de SP e meu Whatsapp é 11 962769948.

    Responder
  49. Geise Meire Vicente de Carvalho  14/01/2018 at 22:41

    Gostaria de fazer a peregrinacao até Aparecida, mas é minha primeira vez.
    Gostaria de informações sobre a caminhada. É quando?

    Responder
    • Amadeu Castanho  14/01/2018 at 22:57

      Olá, Geise.

      Muito obrigado pelo seu pedido e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      Não existe uma única peregrinação ou romaria de, por isso mesmo, não existe uma única data.

      Cada grupo organiza a sua, em função de disponibilidade de tempo dos participantes, proximidade geográfica, cidades onde moram, ponto de partida, etc.

      Além disso, muitos romeiros vão por conta própria.

      O que existe são rotas de peregrinação mais ou menos utilizadas e mas ou menos recomendadas e um ponto em comum: o destino, Aparecida.

      A rota mais tradicional, que utiliza a via Dutra, é também a menos recomendada em função do tráfego pesado e do grande número de acidentes, que muitas vezes acabam ferindo seriamente ou até matando romeiros, como aconteceu em 2017..

      Recomendamos a utilização da Rota da Luz, que corre psralela à via Dutra e foi criada pelo Governo do Estado justamente para oferecer aos romeiros uma forma mais segura e bonita de chegar a Aparecida.

      Por favor veja mais detalhes a respeito nos nossos artigos Rota da Luz é nova opção para peregrinação a pé a Aparecida e Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz.

      Nos comentários dos nossos leitores das diversas reportagens e artigos da Viagens de Fé sobre peregrinação à pé para Aparecida, você vai encontrar e-mails e telefones de diversas pessoas com as quais poderá trocar ideias sobre a sua peregrinação.

      Elas são a melhor fonte de informação sobre tudo que você precisa saber sobre a caminhada.

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  50. Simone Saldanha  13/01/2018 at 11:24

    Gostaria de saber se ha algum grupo saindo de porto alegre?

    Responder
  51. CAtia lopes  03/01/2018 at 21:23

    Pessoal gostaria de saber se tem algum grupo para saída no mês de fevereiro (carnaval) temos interesse eu e meu esposo. 11 94764-2495

    Responder
  52. Dionisio Ruiz  21/12/2017 at 18:21

    Gostaria de fazer esta caminhada em janeiro, mas gostaria que alguém me informasse sobre hospedagens econômicas em Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté e Roseira.

    Responder
  53. Ivair  15/12/2017 at 00:19

    Eu nunca fiz está caminhada. Gostaria de saber se tem algum grupo que faz está caminhada em fevereiro de 2018. Ivair celular (11) 99211-3326 sou de campo limpo paulista.

    Responder
  54. Anderson Anderson Alencar  07/12/2017 at 17:55

    Ola estarei saindo amanha para peregrinação, alguem anima?

    Anderson Alencar

    Responder
    • Sandro  08/12/2017 at 12:22

      Vc já está na caminhada, foi sozinho

      Responder
      • Anderson  08/12/2017 at 14:00

        Oi Sandro tive um problema familiar, estou remarcando para 26/12

        Responder
  55. Séfora Silva Oliveira Januário  02/12/2017 at 13:28

    Boa tarde. Gostaria de participar da próxima peregrinação a Aparecida como faço?
    Aguardo retorno. Obrigada
    Séfora Itabirito MG

    Responder
    • Sandro  08/12/2017 at 12:21

      TB estou a procura de um grupo

      Responder
  56. Sandro Moraro  24/11/2017 at 00:52

    Boa noite

    Gostaria se fazer parte de uma equipe para fazer a rota da luz, em Dezembro.

    Responder
    • Cirço  28/11/2017 at 10:44

      Também estou querendo realizar essa caminhada de fé, agora em dezembro.
      Já tem algum grupo que eu possa participar?

      Responder
      • Sandro  28/11/2017 at 13:13

        Estou tentando montar um equipe para saída dia 17/12

        Responder
        • Marcos  07/12/2017 at 17:58

          Sandro, pretende fazer em quantos dias?

          Responder
          • Sandro  08/12/2017 at 12:23

            Pretendo fazer em 4 dias

      • Patrícia  08/12/2017 at 09:29

        Tmb gostaria de saber

        Responder
        • Sandro  08/12/2017 at 12:24

          Pretendo fazer em 4 dias

          Responder
      • Sandro  08/12/2017 at 12:19

        Não, ninguém me respondeu com interesse.

        Responder
        • Marcos  08/12/2017 at 12:43

          Pretendo fazer, mas gostaria em percorrer no máximo 40 km/dia, ou seja, saindo um domingo em chegando em Aparecida na quinta ou sexta-feira (de manhã bem cedo). Assim retorno para São Carlos no dia 22.

          Responder
  57. Ana Alice  20/11/2017 at 13:01

    Estou pretendo fazer peregrinação pro dia 12/10/18 , até o Santuário de Aparecida. Se alguém puder me ajudar com informações eu agradeço, pois vai ser a primeira vez. Se alguém souber de um grupo que irá fazer essa peregrinação por favor me ajude, pois gostaria de informação de quando sair de onde sair. Moro Em São Miguel Paulista SP.

    Obrigada

    Responder
  58. Fabiana Leite  09/11/2017 at 11:31

    Sou de Franco da Rocha e gostaria de sair em romaria a pé. Preciso de companhias. Pretendo sair lá pelo dia 30/09/2018 pra estar na Aparecida dia 12/10/2018. Se alguém tiver interesse, me informa por favor. Obrigada.

    Responder
  59. SIMONE APARECIDA PICON  28/10/2017 at 13:51

    Sou de São Carlos e gostaria de sair em romaria a pé. Preciso de companhias. Pretendo sair lá pro dia 30.09.2018 pra estar na Aparecida dia 12.10.2018. Se alguém tiver interesse, me informa por favor. Obrigada.

    Responder
    • BRUNO DE OLIVEIRA PINHEIRO  02/11/2017 at 10:05

      olá Simone, tenho interesse de fazer a caminhada neste período. Meu e-mail é [email protected]

      Responder
  60. Natália e Léo  26/10/2017 at 08:50

    Olá Romeiros, pretendemos fazer o caminho a pé, em janeiro de 2018, provavelmente na primeira quinzena. Nossos contatos são 19-98601-8605 e 19-99482-6110

    Responder
    • Osmon  29/10/2017 at 20:07

      Vc já tem um grupo se tiver gostaria se possível de participar para pagar uma promessa…

      Responder
      • Caroline Santos  30/10/2017 at 23:55

        Olá Osmon. Não tenho nenhum grupo. Por favor me chama no WhatsApp (11) 95375-1864.

        Responder
      • Eliz  27/12/2017 at 12:46

        Oi osmon
        Só Eliz, pretendo fazer a caminhada em Outubro de 2018 me chama no zap te coloco em um grupo 71 988896983

        Responder
  61. Adriana Resende  25/10/2017 at 21:30

    Sou de Betim, Minas Gerais.
    Pretendo fazer a Rota da Luz (peregrinação) em 2018. Gostaria de saber se tem uma agência em BH para me orientar!
    Obrigada.

    Responder
    • Amadeu Castanho  26/10/2017 at 00:31

      Olá, Adriana.

      Muito obrigado pela sua consulta, pelo elogio e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      A Rota da Luz é uma rota de peregrinação que parte da Grande São Paulo e vai até Aparecida feita à pé, por isso não é preciso que uma agência a oriente.

      Para chegar até lá basta ir até São Paulo de ônibus ou avião e seguir até a vizinha cidade de Mogi das Cruzes, onde a Rota da Luz começa.

      Como fazer daí em diante, os outros peregrinos, que você encontra aqui, podem orientar você.

      Por favor deixe aqui o seu endereço de e-mail e/ou o seu WhatsApp.

      Com certeza muito antes de ir você vai encontrar muitos novos companheiros de caminhada!

      Deus a abençoe e Nossa Senhora Aparecida continue a guia-la,

      Amadeu

      Responder
  62. Geraldo Souza de Oliveira  25/10/2017 at 01:54

    Sou de Pernambuco e gostaria de saber se há algum grupo daqui do estado que está interessado em fazer a peregrinação em 2018.

    Responder
  63. Roberto Louzada  24/10/2017 at 11:36

    Estou pretendendo fazer em Janeiro ou Fevereiro de 2018. Tenho 61 anos e procuro um ou dois peregrinos para incentivo e orações.
    Alguem se habilita?

    Responder
    • Tais  26/11/2017 at 17:11

      Boa tarde! Também gostaria de fazer em Janeiro.

      Responder
      • Patrícia  08/12/2017 at 09:36

        Também gostaria

        Responder
    • CAtia lopes  03/01/2018 at 21:19

      Ola gostaria de fazer a caminhada em fevereiro . Durante o período de carnaval

      Responder
  64. Silvana Martins Rosa  23/10/2017 at 23:25

    gostaria de saber se ha programado peregrinações futuras e datas.

    Responder
  65. José Bruno  21/10/2017 at 10:29

    Gostaria de saber como faço para participar da caminhada em 2018. Moro no Rio de Janeiro.

    Atenciosamente,

    Jose Bruno.

    Responder
  66. Karen  20/10/2017 at 21:22

    Estou organizando grupo para 2018, quem interessar favor deixar nos comentários e-mail para eu entrar em contato.

    Responder
    • Roberto  24/10/2017 at 18:14

      Olá boa tarde, me chamo Roberto, eu e amigos temos interesse de fazer o caminho à pé até Aparecida. Gostaria de saber se existe uma data prevista.

      Responder
    • Eliz  27/12/2017 at 12:47

      Oi Karen
      Me coloca cm grupo por favor
      71988896983
      [email protected]

      Responder
    • Leandro  28/12/2017 at 23:29

      Opa em Janeiro eu topo.. Zap 16 991112038 Leandro

      Responder
    • CAtia lopes  03/01/2018 at 21:20

      Pode me colocar no grupo ? 11 94764-2495

      Responder
    • Cátia Roberta Campoy  25/01/2018 at 11:25

      Karen, bom dia!

      Me chamo Roberta.
      Moro em São Paulo (Capital) e pretendo ir à Aparecida pagar uma promessa em outubro/18. Estou sozinha e gostaria de participar de algum grupo que esteja programando para esse período.
      Se puder, adicione meu celular: (11) 99271-1118

      Obrigada,

      Responder
    • sergio ferreira batista  27/01/2018 at 19:05

      Karen, meu nome é Sérgio sou de São Paulo capital, tenho vontade de ir em outubro 2018. O seu grupo vai quando? (11) 98188-5885

      Responder
      • Edy  24/09/2018 at 16:26

        Karen e Sérgio vamos sair de Mogi. Somos de SP, Lapa e Penha. Caso queira juntar-se a nós: watzapp 11 963500310

        Responder
    • Andrea Sanchez  08/02/2018 at 09:20

      Olá Karen, favor me incluir no Grupo de Outubro/2018
      [email protected]

      Responder
    • Andrea Sanchez  08/02/2018 at 09:22

      Olá Karen, favor me incluir no Grupo de Outubro/2018
      [email protected]

      Responder
    • Marisa Mattei  14/02/2018 at 20:48

      Oi Karen, me adiciona no grupo. Meu email é [email protected] e meu wats é 47 99984-1588.

      Responder
    • Marisa Mattei  21/02/2018 at 13:23

      Oi Karen me adiciona ai no seu grupo e me passa as informações de data e tudo mais por favor. Muito obrigada. Meu endereço de email é [email protected]

      Responder
    • ana  31/07/2018 at 15:17

      Ainda está organizando esse grupo para ir a Aparecida em Outubro/2018?
      gostaria de saber quando será a saída?

      Responder
  67. Alexandra sanches  17/10/2017 at 13:03

    Ola amigos, moro em Guarulhos _SP e sonho em fazer essa caminhada e estou programando para ano q vem , 2018 , e vou conseguir tenho fé…Gostaria de saber se existe grupos já existentes q façam essa trajetória ?
    Obg
    Alexandra

    Responder
    • Sandro  24/11/2017 at 15:26

      Alexandra também sou de Guarulhos, estou tentando montar um grupo, para sair dia 17/12.

      Responder
      • Marcos  07/12/2017 at 17:53

        Olá Sandro. Conseguiu montar seu grupo? Tenho interesse em fazer o caminho nessa semana e gostaria de fazer com um grupo. Se ainda tiver a possibilidade, por favor, me avise.
        ([email protected])

        Responder
      • Patrícia  08/12/2017 at 09:34

        Como eu queria

        Responder
  68. narita  16/10/2017 at 12:04

    Olá,
    Gostaria de saber informações sobre a peregrinação saindo de MG. Tem algum grupo?
    Por favor, se alguém puder me ajudar meu e mail é [email protected].

    Responder
  69. Cláudio A. M. Rodrigues  15/10/2017 at 23:41

    Gostaria de saber se tem alguém, algum grupo, do Rio de Janeiro (Niterói ou São Gonçalo) que faz peregrinação a pé até Aparecida do Norte

    Responder
  70. Virgínia Ferreira da silva  15/10/2017 at 23:40

    Gostaria de saber se existe uma rota de campo grande ms

    Responder
  71. Caroline Aparecida Costa Dos Santos  15/10/2017 at 23:28

    Olá. Gostaria de realizar esse sonho. Esse percurso rota da luz. Pretendo realizá-lo até o mês de Dezembro/ 2017. Se tiver algum peregrino que tiver rota programada para essa data. Por favor entrar em contato (11)95375-1864 Caroline. Juntos, seremos um só na fé. Por favor, é um sonho. Grata, Deus abençoe cada um.

    Responder
    • Osmon  29/10/2017 at 20:04

      Vc já tem um grupo se tiver gostaria se possível de participar para pagar uma promessa…

      Responder
  72. Rosana de Cássia Ferreira  15/10/2017 at 20:02

    Sou Rosana e vou em 2018 fazer esse caminho da Rota da Luz. Onde encontro as distâncias de cada ponto de parada?? Saída de Mogi até Guararema, tem qtos quilômetros? E assim por diante até chegar em Aparecida. Existe isso? Preciso pois estamos preparando essa Romaria para 2018. Alguém já fez esse percurso? Qtos dias demorou de Mogi até Aparecida? Desde já agradeço a atenção.

    Responder
    • Emerson Ribeiro de Souza  16/05/2018 at 00:42

      Olá Rosana, tudo bem?
      Então, são 7 dias de caminhada pela belíssima Rota da Luz, média de caminhada de 30 km dia.
      1° Dia – Mogi / Guararema
      2° Dia – Guararema/Santa Branca
      3° Dia – Santa Branca/Paraíbuna
      4° Dia – Paraíbuna/Redenção da Serra
      5° Dia – Redenção da Serra/Taubaté
      6°Dia – Taubaté/ Pindamonhangaba
      7°Dia – Pindamonhangaba/Roseira /Aparecida do Norte.
      Qualquer dúvida, me chama no WhatsApp.
      Estamos montando um grupo para sair dia 02 de Julho 2018, se Deus quiser.

      Responder
      • Kobal  12/07/2018 at 23:18

        Gostaria de ir em uma caminhada até o dia 15 de julho de 2018. Meus watsapp 9 60395455

        Responder
  73. Ricardo santos  14/10/2017 at 12:30

    Boa tarde!! Vou no próximo ano … obrigado
    Sou de Caieiras -sp 11-94738-3122

    Responder
  74. André Roberto Costa Bolzan  12/10/2017 at 23:50

    Alguem de Indaiatuba -SP que vai no ano que vem? (19) 994686835

    Responder
  75. Anderson moreira  12/10/2017 at 20:19

    Alguém de Curitiba ou região disposto em 2018 fazer o trajeto?
    Meu nome é Anderson 41 996527534.

    Responder
  76. Edward Luiz Silva  12/10/2017 at 20:17

    Olá peregrinos(as), eu e mais um amigo de Campinas iniciaremos a pé a Rota da Luz na Estação dos Estudantes em Mogi das Cruzes no sábado, dia 21/10. Que tiver interessado(a) em caminhar juntos, serão bem vindos(as). Edward Luiz de São José dos Campos, contato: [email protected]

    Responder
  77. Policarpo Ribero  11/10/2017 at 15:05

    Boa tarde amigos, estamos eu e Erasmo Amorim programando uma caminhada para Aparecida, pensando em partir dia 15.11 . Quem quiser compartilhar de sua companhia ou indicar um grupo é bem vindo. 🙂🙏
    whats: 11 957988710

    Responder
  78. carolina c cassola  10/10/2017 at 09:38

    Alguém que sairia de campos do jordão?

    entra contato , gostaria de companhia

    [email protected]

    Responder
  79. adriana valim santos  10/10/2017 at 08:32

    Olá, sonhei que fazia esta rota, e agora estou realmente motivada a fazê-la. Ainda não tenho uma data definida, mas quero já manter contato com quem também tenha interesse. Grata
    Adriana whats 11-983761902

    Responder
    • Osmon  29/10/2017 at 19:55

      Gostaria de participar também para pagar uma promessa se tiver um grupo gostaria de participar … (11) 91840423

      Responder
    • Sandro  24/11/2017 at 15:28

      Estou montando um grupo para sair dia 17/12

      Responder
  80. Elenice Oliveira Coutinho  09/10/2017 at 10:06

    Ola gostaria muito de participar como faço

    Responder
    • adriana valim santos  10/10/2017 at 08:34

      oi Elenice, você já está em algum grupo de caminhada?

      Responder
    • Fram de souza  26/12/2017 at 12:35

      Eu gostaria de ir no dia 03 de janeiro de 2018
      Meu fone e 11 984451323

      Responder
  81. Antonio de carvalho  08/10/2017 at 21:58

    ola pessoal eu moro em Suzano sp, estou me cadastrado no amigo dos trilheiros , pretendo dar apoio aos trilheros e peregrino no trecho sul ( são Mateus ) até o norte de Suzano ( mogi das cruzes ) pela estrada dos Fernandes 2818 casa branca. ofereço local coberto para abrigar 10 pessoas com tralhas ( como barraca e colchonete ) e banho, apoio gratis entre em contato [email protected]

    Responder
  82. Daniela Moreira  08/10/2017 at 20:02

    Gostaria de saber se tem alguém que quer ir na terça-feira 10/10

    Responder
  83. Carolina  06/10/2017 at 15:44

    Olá pessoal, boa tarde!

    Meu nome é Carolina e sou jornalista, trabalho na TV Brasil. Estamos fazendo uma matéria para nosso telejornal sobre a peregrinação de romeiros para Aparecida, contando sobre a preparação, o trajeto e a fé e gostaríamos de conversar com pessoas que estejam se preparando para ir ao Santuário a pé nesse ano, para que contem sobre a experiência.
    Temos uma equipe que pode gravar na próxima segunda-feira, dia 09, em qualquer lugar de SP e da grande SP, nós iríamos até a pessoa, que poderia estar ainda se preparando.
    Alguém topa?
    Se quiserem podemos conversar melhor por telefone, só me passem um número que entro em contato.

    Meus contatos: (11) 3545-3081 e email [email protected]

    Responder
  84. Dejental Junior  06/10/2017 at 12:43

    Tenho interesse na caminhada

    Responder
  85. Marcelo de Lima  06/10/2017 at 07:35

    Algum grupo saindo dia 11/10, se alguém tiver interesse segue meu contato abaixo :

    Marcelo Lima
    11 99599-8991

    Responder
  86. rodrigo  05/10/2017 at 15:13

    boa tarde, pretendo fazer a rota da fé, saindo de mogi, saindo dia 30/10 dormir em pousadas, meu watts 11-971227682

    Responder
  87. Antonio Carlos Lopes  04/10/2017 at 19:10

    Pretendo sair de Osasco Domingo a pé até Aparecida do Norte

    Responder
    • Mariana Nunes  07/10/2017 at 12:54

      Oi Antônio, também estou saindo de Osasco.
      Consegue me chamar no whats para irmos juntos? (11)957344071

      Responder
    • everson alves  08/10/2017 at 14:05

      Estarei saindo dia 09 do começo da Dutra

      Responder
      • Marcos  08/10/2017 at 18:34

        Oiii vc sairá de qual lugar na dutra

        Responder
      • Marcos  08/10/2017 at 18:36

        Oiii vc sairá de qual lugar na dutra….

        Responder
  88. Lilian  03/10/2017 at 08:08

    Gostaria de ir no dia 11 de outubro…

    Responder
    • Marcelo de Lima  06/10/2017 at 07:18

      Eu também gostaria de sair nessa data do dia 11/10 . Você pode me passar seus contatos , logo abaixo meus contatos 11 99599_8991 saída de Mogi das Cruzes

      Responder
    • Angelica C Fernandes  10/10/2017 at 17:37

      Gostaria muito de fazer a Rota Luz.
      Moro em Santana de Parnaíba (Alphaville).
      Preciso cumprir essa promessa em homenagem a minha mãe falecida.
      Adoraria ter companhia.
      (11) 999756582 whats

      Responder
  89. Paulo Borges  30/09/2017 at 05:45

    Olá, alguém saindo de Mogi no dia 7/10? Pretendo seguir a pé pela rota da luz com mochila e barraca. A ideia é pernoitar em Guararema, Paraibuna, Redenção da Serra e Taubaté chegando em Aparecida dia 11/10. Meu ZAP é 71992059988. Nos dias 8 e 11os trechos serão de 50km, os demais entre 27 e 33km.

    Responder
  90. Haroldo de Souza e Silva  29/09/2017 at 06:47

    Weida a saída em Mogi é da estação estudante se vc quiser ir nos acompanha, vamos sair no dia 05 às cinco da manhã fé em Deus e fé em Nossa Senhora

    Haroldo

    Responder
    • Rogerio Santos  29/09/2017 at 16:05

      Boa tarde Haroldo, me chamo Rogerio e gostaria muito de fazer a peregrinação será que pode me chamar no whats 948818726, ai conversamos. Obrigado.

      Responder
      • SILVIA  01/10/2017 at 08:15

        Gostaria de ir a pé até aparecida, procuro algum grupo que sai da estação da Luz – São paulo
        grata
        Silvia cel 11- 98989-4300

        Responder
  91. Weida  28/09/2017 at 13:27

    Me chamo Weida tenho interesse de participar moro em guaianases se alguem puder me ajudar como faço meu Whats 11959059537

    Responder
    • Haroldo de Souza e Silva  29/09/2017 at 06:46

      Weida a saída em Mogi é da estação estudante se vc quiser ir nos acompanha, vamos sair no dia 05 às cinco da manhã fé em Deus e fé em Nossa Senhora

      Haroldo

      Responder
  92. Natalia  25/09/2017 at 19:46

    Estou a procura de grupo saindo dia 12 de outubro de São Paulo ou cidade próxima até Aparecida…

    Responder
    • Mel  28/09/2017 at 13:05

      Gostaria de fazer o percurso da rota da Luz saindo no dia 12 também… Qualquer coisa me manda um e-mail http://www.rotadaluzsp.com.br/publico/

      Responder
      • Eduardo Papaterra  09/10/2017 at 20:00

        Oi Natalia, tudo bem?
        Pretendo ir à Aparecida no dia 12 ou 11. Saindo de Mogi (Rota da Luz).

        Responder
  93. José Eduardo  25/09/2017 at 09:06

    Oi me chamo Eduardo estou a procura de um grupo para ir no início do mês de Outubro meu zap 11962951719

    Responder
    • Natalia  25/09/2017 at 19:47

      Estou a procura de grupo saindo dia 12 de outubro de São Paulo ou cidade próxima até Aparecida…

      Responder
  94. Rafael Tadeu  24/09/2017 at 20:47

    Olá, vou pra Aparecida a pé com meu pai saindo de Itaquera no dia 8/10 para chegar lá dia 11/10 de tarde. vamos pela Dutra com mochilao e barraca nas costas. se alguém tiver interesse em ir junto, meu zap 947933760 Rafael Tadeu

    Responder
  95. Rafael Tadeu  24/09/2017 at 12:22

    Olá, vou para Aparecida do Norte agora dia 8 sozinho saindo de Itaquera com mochilao nas costas e barraca indo pela Dutra para poder chegar lá dia 11 de tarde. Queria saber se alguém tem interesse em ir também. Meu Zap: 947933760. Obrigado.

    Responder
  96. gerson  21/09/2017 at 08:14

    ola a todos os romeiros vou de bike saio dia 9 chegada dia 12 de outubro sem correria tenho 54 anos minha primeira vez alguém interessado em formar grupo ou lugar em algum grupo que esta se formando meu what 13 99664 3000 meu nome gerson

    Responder
  97. Aldenair Miranda dos anjos  18/09/2017 at 17:04

    Boa tarde
    Quero saber de algum grupo que sai de guarulhos por favor… Preciso me organizar quero ir no início de dezembro…
    Me chamo Aldi Anjos
    WhatsApp 998187765

    Responder
  98. Irani alarcon  12/09/2017 at 15:13

    Meu nome é Irani Alarcon gostaria de saber se grupo que vai para Aparecida do Norte. Moro em Guaianazes, gostaria de ir em algum grupo.

    Responder
    • maiko  23/09/2017 at 18:44

      ola irani sou do itaim e tyambem gostaria de ir ape pra aparecida do norte so vou sair no dia 18/10 se alguem de onde vc mora quiser me acompanhar meu numero zap 957055525

      Responder
    • Sandro  24/11/2017 at 15:30

      Estou montando um grupo para sair dia 17/12

      Responder
  99. ANA MARIA GONCALVES  09/09/2017 at 15:06

    Gostaria de me juntar a um grupo de romeiros saindo de Taubaté.

    Responder
  100. Haroldo de Souza e Silva  05/09/2017 at 21:10

    Haroldo

    William, Walter, Eliane e Bárbara e comigo já somos em 05 então acho que já temos aí um grupo, moro em Salvador mais no dia 05 com fé em Nossa Senhora estarei na estação estudante e com certeza chegaremos no dia 11 meu ZAP 71 99256 2991

    Responder
    • Wanilda  16/09/2017 at 09:29

      Gostaria de me juntar em algum grupo moro na zona leste no início de outubro para chegar no dia da festa da padroeira do 9 48732859

      Responder
      • Rafael Tadeu  24/09/2017 at 12:25

        Olá vou sair de Itaquera sozinho com meu pai com mochilao e barraca, vou sair dia 8/10 para chegar lá dia 11/10. Meu zap 947933760

        Responder
      • Rafael Tadeu  24/09/2017 at 17:07

        Olá, vou sair de Itaquera com meu pai mochila e barraca nas costas. vamos sair dia 08/10 para chegar dia 11/10 de tarde. Meu zap 947933760

        Responder
  101. Haroldo de Souza e Silva  04/09/2017 at 20:36

    Haroldo

    Oi Maria, Agnaldo. Tá chegando o dia 05/10, o dia que saio de Mogi às cinco da manhã com fé em Nossa Senhora. Devo ligar para algumas pessoas e não sei se vc vai. Meu contato é. [email protected]

    Responder
  102. Elisângela Silva Pinheiro  28/08/2017 at 09:35

    Olá gostaria de saber se tem alguém de Brasília q faz a peregrinação a pé para Basílica de Nossa senhora Aparecida!!

    Responder
  103. William  24/08/2017 at 23:21

    Olá gostaria de integrar um grupo para chegar dia 11/10. Alguém tem indicação?

    Responder
    • Walter  29/08/2017 at 10:31

      Gostaria de participar , de algum grupo que irá no mês de outubro com chegada dia 12 meu watzap 94745-1125 me adicione

      Responder
    • Eliane  31/08/2017 at 22:20

      Olá gostaria de integrar um grupo para chegar dia 11/outubro. Alguém tem indicação?
      Saindo de São Paulo meu whats 11-996490022

      Responder
    • stephany  04/09/2017 at 23:12

      olá tambem estou a procura
      meu wats é 11950250198

      Responder
    • Wanilda  16/09/2017 at 11:13

      Estou a procura de um grupo para ir em outubro meu só 94873 2859

      Responder
  104. Denise  21/08/2017 at 10:25

    Olá. Algum grupo de Guarulhos…saindo em Outubro? Por volta do dia 10 ou 11? 11 99112 6444

    Responder
  105. Sergio Damiao Lopes  11/08/2017 at 09:29

    Gostaria de participar de um grupo de peregrinos para outubro , Dia de NS Aparecida , podem me informar se existe grupo em formação ?

    Responder
  106. HAROLDO  05/08/2017 at 20:03

    HAROLDO

    MARIA AGNALDA TEMOS QUE SAIR NO DIA 05 PARA CHEGARMOS NO DIAS 11/10 COM FÉ EM NOSSA SENHORA,. FIQUE COM DEUS. ZAP ´ 71 99256 2991

    Responder
  107. Carla Alexandra  05/08/2017 at 13:04

    Algum grupo de peregrinos que saia de Santo André ou de São Paulo

    Responder
  108. Barbara  04/08/2017 at 11:35

    Bom dia, Meu nome é Barbara Whats 11 980206533 . Eu tmb quero fazer a caminhada para Aparecida com chegada aproximadamente entre os dias 11 ou 12 de Outubro. Dei uma pesquisada na internet e este percursos pode ser feito em varios dias, dependendo somente da quantidade que vamos andar por dia. Sugestão: Se andarmos 25km por dia faremos a caminhada em 8 dias com saída de estação do metro no dia 05 de outubro. Para isso temos de ter preparo fisico e levar o minimo necessários para nosso conforto. Convido vcs que tem interesse a fazermos um grupo pelo whats para irmos trocando sugestões e informações. ” Zap 976104679 Agnalda – Patricia Whats … –
    Jonatas11 96734-6233 whattsapp, Helenice Whats… – Vitorino Whats… Não sei fazer o grupo no whats, mas é só fazer o convite que participarei. Abraços a todos.

    Responder
  109. Maria agnalda da Silva  02/08/2017 at 11:02

    Muito bom agora me animei. Se Deus quiser irei para minha primeira peregrinação em outubro. Gostaria de ir junto com outras pessoas, gostaria de chegar lá no dia 12. Meu Zap 976104679 Agnalda.

    Responder
    • Barbara  04/08/2017 at 13:02

      Olá eu sou a Barbara whats 11 98026533, pf entre direto neste site ele é bem expicativo, já fiz o meu cadastro – http://www.rotadaluzsp.com.br/publico/- Já me resolvi, vou sair dia 05 de outrubro da estação.

      Responder
  110. Patricia  30/07/2017 at 16:52

    Desejo fazer a rota da luz em outubro. Gostaria de participar de algum grupo.

    Responder
    • Jonatas  31/07/2017 at 10:04

      Eu também gostaria de fazer em outubro me chamo Jonatas é meu telefone para contato 11 96734-6233 whattsapp. Pretendo chegar em Aparecida dia 11 ou 12.

      Responder
    • Carleia Donizetti Lourenço Mutou  05/08/2017 at 21:10

      Eu também quero participar da peregrinação até Aparecida da rota de luz

      Responder
  111. Helenice  29/07/2017 at 22:37

    Sou de jacarei e Gostaria de saber se há algum grupo indo a pé para aparecida em outubro. Se houver me envie as datas e contato. Obrigada. Paz e bem

    Responder
  112. Helenice Silva  22/07/2017 at 13:09

    Olá Paz e bem a todos. Moro em Jacareí próximo a Santa Branca. Gostaria de saber quando será a data de saída de Mogi em Outubro e previsão de chegada em Santa Branca onde eu encontraria o Grupo e seguiria com a caminhada até Aparecida

    Responder
  113. Vitorino Marcos Cesar  20/07/2017 at 16:55

    Em 11 de outubro tem alguma romaria que passa em Redenção da Serra tou querendo participar

    Responder
  114. Daiane Cristina Sambudio de Paula  10/07/2017 at 13:05

    Tenho vontade de fazer a peregrinação mas não tenho idéia de como funciona na minha cidade. Sou de Sumaré e gostaria de mais informações. Desde já agradeço

    Responder
    • Amadeu Castanho  10/07/2017 at 13:11

      Olá, Daiane.

      Muito obrigado pelo comentário e por ler a Viagens de Fé.

      Uma peregrinação à pé pode ser feita desde a sua cidade ou a partir de uma outra cidade.

      No caso da Rota da Luz, que foi criada como alternativa à peregrinação pela perigosa Via Dutra, os peregrinos partem de Mogi das Cruzes, cidade na região metropolitana de São Paulo, caminhando até Aparecida.

      Faça uma santa viagem e que Deus a abençoe!

      Amadeu

      Responder
  115. HAROLDO  28/06/2017 at 06:50

    HAROLDO

    ANTONIO CARLOS PARA CHEGAR NO DIA 11-10 A PESSOA TEM QUE SAIR NO MÁXIMO NO DIA O5 PARA ASSISTIR A MISSA NO DIA 12 ESTAREI INDO QUERENDO IR, SAIO DA ESTAÇÃO ESTUDANTE COM FÉ EM APARECIDA.

    Responder
    • stephany  04/09/2017 at 23:16

      ola haroldo por favor me chama no wats 11950250198 tenho interesse

      Responder
    • Aretha  15/09/2017 at 10:58

      Bom dia, me chamo Aretha!! Gostaria de ir até Aparecida com vcs!

      Responder
  116. Antonio Carlos  24/06/2017 at 13:58

    Srs. Boa tarde a todos, moro na cidade de Osasco e vou para a Aparecida a pé em outubro/2017 é a minha primeira caminhada rumo ao Santuário e gostaria de ir com algum grupo que estiver saindo próximo ao dia 12… Obrigado…

    Responder
    • Eric  27/06/2017 at 11:20

      Bom dia…sou do ABC e estarei saindo do início a Dutra dia 03/07/17 no início da manhã…Vou sozinho…Caso alguém se interesse segue meu zap…11 959013347….
      Sou novato e nunca fui…tracei meu trajeto e vou rodar em media 30/35 km por dia…podendo aumentar ou diminuir dependendo das minhas condições físicas e do tempo…Vou rodar só de dia….me hospedar em hotéis e/ou moteis a beira da estrada para o descanso noturno…não vou levar nada de valor e nem muito peso… Vou agradecer quem me amparou em um momento muito dificil…

      Responder
    • Luana Caldas  19/08/2017 at 11:31

      Olá, tbm sou de Osasco, vc já achou um grupo para ir?

      Responder
  117. HAROLDO  23/06/2017 at 07:17

    HAROLDO

    ILCA EU ESTAREI SAINDO DE MOGI NO DIA 05-10 PARA CHEGAR EM APARECIDA NO DIA 11 QUERENDO IR DIA 05 NA ESTAÇÃO ESTUDANTE EM MOGI MOCHILA POUCO PESO E SEGUIR A ROTA DA LUZ COU FÉ EM NOSSA SENHORA APARECIA
    FIQUE COM DEUS.

    Responder
    • Maria agnalda da Silva  02/08/2017 at 11:04

      Haroldo qual horário vc vai sair desse ponto de partida, por gentileza me oriente um pouco a respeito.

      Responder
  118. ilca Oliveira  21/06/2017 at 23:06

    Eu quero fazer a peregrinação em outubro desse ano pela primeira vez não sei onde começar. me ajuden obrigada

    Responder
  119. Edilson Soares de Lima  16/06/2017 at 14:00

    Eu fiz o Caminho da Fé em 2005, é gostaria de encontrar parceiros para realizar uma perigrinação agora pelo Caminho da Luz. Moro no Rio de Janeiro RJ.

    Responder
    • Aparecida  15/10/2017 at 23:35

      Tb gostaria de sair do Rio para Aparecida. Não sei a rota.

      Responder
  120. Patricia Manna  15/06/2017 at 19:34

    Olá … meu nome é Pat já tenho a experiência de ter feito o Caminho da da fé em 2006, mas não testemunhos da rota da luz 😳😐…vou começar no sábado com uma amiga vamos fazer todo sábado um pouco retomando no ponto da última parada .Quem estiver interessado?

    Responder
  121. Rodrigo Fernandes  14/06/2017 at 18:57

    Olá gente! Me chamo Rodrigo Fernandes. Vou fazer a caminhada até aparecida, então eu gostaria se possível que me coloca se em grupos onde estejam organizando a caminhada, por gentileza, pois não tenho noção de quando sair, agora para outubro. Sou de guarulhos, meu contato é 11 962132334. Aguardo retorno. Obrigado

    Responder
    • Denise Cavalcante  16/06/2017 at 23:11

      Boa tarde eu gostaria muito de fazer parte dessa caminhada

      Responder
      • Rodrigo Fernandes  20/06/2017 at 08:55

        Bom dia Denise, estou me programado, eu irei sem falta, podemos ir nos falando e tambem organizando para irem mais pessoas. qualquer coisa pode me chamar no whatsapp no numero que passei acima. Alguem mais para irmos? Otima semana para todos com muita paz!

        Responder
        • Patricia  27/09/2017 at 18:50

          Oie ! Rodrigo gostaria muito de participar do grupo meu zapp 011 98965-2383 meu nome Patricia

          Responder
    • Maria Cristina Rodriguez Bueno  08/07/2017 at 22:37

      Oi Rodrigo, eu e minha irmã também vamos sair de Guarulhos. É nossa 1a.vez. Meu Whatsapp é 95602-8900.

      Responder
      • Rodrigo Fernandes  19/07/2017 at 17:10

        legal Maria, estou te add

        Responder
  122. Valter saantos  12/06/2017 at 13:18

    Ola Amadeu Castanho Boa tarde. Meu nome e valter e quero muito fazer esse percurso dia 02/10/17 somos em duas pessoas eu e meu irmão moro em itaim paulista sp e gostaria de informações como a hora de sair e a melhor hora de descansar por favor poderia me dar essas informações. obrigado

    Responder
    • Amadeu Castanho  12/06/2017 at 18:05

      Olá, Valter.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.

      Ninguém melhor que os outros leitores para orientar vocês.

      De qualquer modo, considerando que em outubro já vai estar quente, vale a pena sair cedinho para poder descansar quando o sol estiver a pino.

      O bom senso indica que você deve descansar quando perceber que está cansado, para não forçar o corpo. Essa é a hora de procurar uma sombra, sentar, tomar uma água, cuidar dos pés, fazer uma massagem, enfim, cuidar de você para depois continuar em frente.

      Aqui você encontra outros romeiros que poderão orientá-lo melhor.

      Façam uma santa caminhada e que Deus os abençoe!

      Amadeu

      Responder
  123. VALDIRA  09/06/2017 at 14:02

    OLÁ, QUERIA FAZER ESTA CAMINHADA EM OUTUBRO E QUERIA PARTICIPAR DE ALGUM GRUPO BEM ORGANIZADO,POR FAVOR SE TIVEREM FORMANDO ENTRE EM CONTATO COMIGO.98 981376744 WHATS

    Responder
  124. Juliano  06/06/2017 at 08:33

    Ola…estou tentando ne programar .para ir a pé. Ao santuario..pretendo sair agora no inicio de julho….tenho duas duvidas…1.quanto tempo levo neste percurso..2. Em medias o quanto uma pessoa normal consegue camilhar por dia ..
    Se tiver alguém que for fazer sse percurso..me avise..sou de Santo Andre .

    Responder
    • rodrigo  24/06/2017 at 23:23

      Boa noite Juliano iremos em 3 pessoas agora dia 06/07 caso tenha interesse d se juntar a nos whats 94720 1641

      Responder
  125. Luiz Gustavo  02/06/2017 at 17:08

    Amigos romeiros estamos com um grupo formado com 22 pessoas iremos realizar a caminhada pela Rota da Luz no dia 10.07.2017 ,se acaso mais alguém se interessar a fazer parte dessa caminhada entre em contato ,para saber mais informações ,lembrando que iremos ficar acampados .Seja bem vindo para fazer essa caminhada junto conosco . Whats = 11.94776.4141

    Responder
  126. HAROLDO DE SOU\A E SILVA  30/05/2017 at 14:27

    HAROLDO

    FRANCISCO DE ASSIS EU TAMBÉM QUERO CHEGAR NO DIA 11-10 PARA QUE NO DIA 12 ASSISTO A MISSA, PARA ISSO TEMOS QUE SAIR PELO MENOS NO DIA 05 DE MOGI. SE VC QUER UMA COMPANIA MEU CONTATO É 71 – 99256-2991 TIM MORO EM SALVADOR.

    Responder
  127. Pedro Manoel da Silva  30/05/2017 at 10:08

    Bom dia , pretendo fazer uma caminhada até aparecida , partindo de são Paulo, pela Dutra, no começo de junho , peço por favor de vcs q são experiênte, dicas sobre essa caminhada brigado

    Responder
    • Amadeu Castanho  30/05/2017 at 10:15

      Olá, Pedro.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.

      A peregrinação até Aparecida pela Via Dutra não é recomendada em função do grande perigo e do número de acidentes com romeiros.

      Justamente por isso é que foi criada a Rota da Luz, que liga Mogi das Cruzes a Aparecida por vias secundárias, com muito menos perigo e mais oportunidades para meditar.

      Sugerimos que você faça a sua devoção usando esse caminho em vez da Via Dutra.

      Os leitores que vão fazer essa rota podem lhe dar maiores detalhes.

      Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder
  128. Francisco de Assis Marques  29/05/2017 at 19:43

    Meu nome é Francisco de Assis Marques , Moro em São Bernardo do Campo São Paulo e procuro um grupo que vá apé para o santuário de Aparecida em outubro de 2017 pra esta lá no dia 12 .10.2017
    Quero muito ir
    Quem tiver um contato de um grupo por favor me passe a informação
    Obrigado

    Responder
  129. Sara Luci dhein  29/05/2017 at 12:49

    Sou de santo andre e gostaria de informação sendo para outubro de preferência, acomodação e como fazer os devidos pagamentos fico no aguardo.

    Responder
    • Amadeu Castanho  30/05/2017 at 09:05

      Olá, Sara.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.

      Nas peregrinações à pé para Aparecida, que são gratuitas, cada peregrino ou grupo define o ritmo da sua caminhada, definindo onde vai pernoitar.

      Por isso, você tem de verificar as cidades da rota e planejar onde pretende pernoitar.

      Vale a pena ler nossa matéria: Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz e consultar o site oficial da Rota da Luz: http://www.rotadaluzsp.com.br

      Faça uma santa viagem e que Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  130. Kathia vieira rocha  26/05/2017 at 19:30

    Boa noite ..gostaria muito de ir…mas nao sei como comecar….sou de Santo andre sp..gostaria de saber como e qdo me inscrever..qto iria gastar …pode ser o mais rapido ..pois tenho que cumprir uma promessa..obrigada

    Responder
  131. carlos alberto silva  25/05/2017 at 12:10

    Quero ir na rota da luz eu e 5 pessoas como devo fazer isso devera acontecer em Setembro ou Outubro, alguem pode me colocar no Whatt moro em SBCampo – 11 996333338 Carlos – agradeço a atenção
    email – [email protected]

    Responder
  132. Vanessa  24/05/2017 at 20:42

    Boa noite! Gostaria de fazer a romaria a pé em novembro. Algum grupo pretendendo ir nesse período? Qlq coisa se tiverem algum grupo e puderem me ADC. Sou de são Paulo, capital. Tel 011979925078

    Responder
  133. Rosali  21/05/2017 at 22:55

    Olá boa noite, estou tentando montar um ponto de apoio para cuidar dos pés dos peregrinos, sou podóloga, estou tentando junto à Concessionaria CCR , Amadeu vc com sua experiência, apartir de que ponto não exatamente , mas aproximadamente, começam as bolhas e ferimentos nos pés dos romeiros? Quais são os lugares que vcs costumam parar para dormir, durante o trájeto? Grata

    Responder
    • Amadeu Castanho  21/05/2017 at 23:04

      Olá, Rosali.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.

      Parabéns pela sua iniciativa, essa é uma bela maneira de servir Nossa Senhora Aparecida!

      A concessionária CCR administra a Via Dutra, mas não a Rota da Luz, que compreende estradas secundárias, que acredito serem municipais.

      Então, a montagem de um ponto de apoio dependeria de proprietários de estabelecimentos comerciais ou terras ao longo do caminho.

      Ninguém melhor que os nossos próprios leitores para orienta-la a respeito de quando bolhas e ferimentos nos pés começam a acontecer.

      Alguém da nossa comunidade de peregrinos caminhantes pode ajudar a orientar a Rosali?

      Deus os abençoe,

      Amadeu

      Responder
  134. Givanildo  21/05/2017 at 17:16

    Gostaria de fazer a peregrinação, sou de indaiatuba. Caso tenha algum grupo aqui da região, gostaria de participar. Desde já agradeço. Deus abençoe a todos.
    Meu whats é 19 994468888.

    Responder
  135. HAROLDO  20/05/2017 at 10:27

    HAROLDO

    Bom dia Jessica e Flavia estarei saindo de Mogi das Cruzes no dia 05-10 se quiserem ir pela Rota da Luz da Luz estou querendo chegar em Aparecida dia 11 . Sou de Salvador mais no dia 05 estarei na estação estudante em Mogi para cumprir a minha missão ,
    QUE NOSSA SENHORA NOS ABENÇOE

    Responder
    • Patricia  27/09/2017 at 18:27

      Boa noite ! Haroldo que horas vc vai estar na Estação ..no dia 5/10..
      Quero muito participar é a minha primeira Romaria ..neu wathzapp 01198965-2383 ..meu nome Patricia ..moro na zona norte São Paulo

      Responder
  136. Luiz Gustavo  14/05/2017 at 12:19

    Amigos romeiros estamos com um grupo formado com 10 pessoas iremos realizar a caminhada pela Rota da Luz no dia 10.07.2017 ,se acaso mais alguém se interessar a fazer parte dessa caminhada entre em contato ,para saber mais informações ,lembrando que iremos ficar acampados .Seja bem vindo para fazer essa caminhada junto conosco . Whats = 11.94776.4141

    Responder
    • Emerson  02/07/2017 at 17:33

      Tô saindo dia 4 se puder aguardar teria o maior prazer em acompanhar vc nessa caminhada

      Responder
  137. Eduardo  14/05/2017 at 05:34

    Se alguém souber de algum grupo deixo o meu contato obrigado 987447910 ou 985201420

    Responder
  138. Gilmar  09/05/2017 at 17:30

    Olá pessoal, eu e minha esposa estamos nos programando para ir a pé (novamente) à Casa da Mãe Aparecida.
    Da primeira vez fomos pela Rota do Sol.
    Buscamos conhecer amigos que irão no período de jul a set 2017. Somos de Barueri -SP.
    Se possível nos contate pelo whatssap 11 95169.0004 (Gil) e 95169.0005 (Walkiria). [email protected]
    Fiquem com Deus, e aguardamos contatos.

    Responder
  139. Benedito Miranda  05/05/2017 at 19:04

    Vou fazer esta caminhada em Julho/2017.
    Tem alguém que também vá neste mês?

    Responder
    • rodrigo  24/06/2017 at 23:26

      Boa noite nos iremos dia 06julho sairemos de sao bernardo do campo

      Responder
  140. HAROLDO  04/05/2017 at 14:17

    HAROLDO DE SOUZA

    BOA TARDE RUBIA MARIA, VI AQUI SEU COMENTÁRIO DE QUE ESTÁ QUERENDO PARTICIPAR DA ROMARIA MOGI APARECIDA OBSERVE EU ESTOU TENTANDO FORMAR UM GRUPO, MORO EM SALVADOR MAIS NO DIA 05-10 ESTAREI EM MOGI SE ASSIM NOSSA SENHORA PERMITIR.
    MEU TEL 071 – 991562991 MEU E-MAIL É [email protected] .

    Responder
  141. Rubia maria  01/05/2017 at 14:11

    Boa tarde, sou a Rubia e gostaria de saber se tem alguma romaria que vá chega dia 12 de Outubro em Aparecia, sou de sao Sebastião, gostaria muito de fazer essa caminhada para pagar uma promessa.

    Responder
  142. Marlene Santana dde Oliveira  30/04/2017 at 16:27

    Gostaria de participar como faço eu e minha família.

    Responder
  143. JESSICA CARVALHO  25/04/2017 at 16:34

    Boa tarde,meu nome é Jessica,
    Existe algum grupo formado com saída em 6/10/17?
    Caso tenha alguém que faça a caminhada nessa data por favor nos informar 11 96913 9837
    No aguardo,

    Grata

    Responder
  144. Joana  21/04/2017 at 22:42

    Sou Joana,e gostaria de saber se existe um grupo para iniciantes que saia de Taubaté / Aparecida.
    Favor me fazer contato pelo Zap 19 994867498.

    Responder
  145. abraao lincoln  12/04/2017 at 16:58

    abraao

    boa tarde queropagar um promessa e gostaria de me juntar a pessoa que va, fazer este trajeto ate aparecida nos meses apartir de julho me chame ,ok

    119252924994

    Responder
  146. Flávia  02/04/2017 at 09:53

    Tenho interesse de realizar a caminhada pela Rota da Luz em outubro ou novembro. Gostaria de receber informações.

    Responder
    • JESSICA CARVALHO  16/05/2017 at 19:27

      Flávia,boa noite!me adicione no zap para falarmos queremoa ir em 6 de outubro,aguardo,

      JESSICA CARVALHO

      Responder
  147. eduardo de oliveira fonseca  29/03/2017 at 13:04

    boa tarde pessoal sou o eduardo de guarulhos, estou querendo, ir para aparecida dia 8 de outubro, pela rota da luz, vamos formar um grupo pessoal. 11 975334163 whatsap 11 982827520

    Responder
  148. Rommerson Miranda  10/03/2017 at 18:45

    Boa Noite,
    Quantos kms são percorridos em média por dia nestas caminhadas,
    Deus os Abençoe,
    Rommerson

    Responder
  149. Luiz Gustavo  06/03/2017 at 19:59

    Estaremos realizando a caminhada pela rota da luz no dia 10 .07 iremos acampar ,quem se interessar e quiser vir junto, me chame no whats 011.94776.4141

    Responder
  150. Lauro Felix dá Silva  01/03/2017 at 09:12

    Bom dia, boa tarde, ou boa noite a todos que lerem este. Meu nome é Lauro, pretendo fazer o caminho Rota dá Luz ainda este ano, data provável no mês 8 ou 9, ainda não formei nem um grupo mas podemos todos os interessados se contactarem e formarmos com uma data boa pra todos. Tenho 58 anos mas prático ciclismo e caminhada. Se todos quiserem podemos fazer de bike ou a pé, sintam-se a vontade para escolher.Por mim qualquer um dos dois está ótimo. Fone para contato: (11)949581549 ZAP. Email : [email protected]

    Responder
  151. Amanda Mara Passos  26/02/2017 at 09:06

    Olá sou Amanda de Curitiba e tenho interesse em ir até Aparecida a pé com minha família para agradecer uma graça alcançada, não sei nem por onde começar a organizar essa viagem, ficaria muito feliz se pudessem me orientar e ajudar a ir com segurança.

    Responder
  152. Márcia Ap Char  24/02/2017 at 14:55

    Eu quero ir para o santuário de Aparecida do Norte. Como faço para participar com vocês?

    Responder
  153. Sergio  21/02/2017 at 07:21

    Bom dia.
    Pretendo fazer a caminhada no Carnaval 2017. Sou de Sao Paulo, alguem para acompanhar ou grupo para que eu possa acompanhar? Meu whats (11)97158-0495 Sérgio

    Responder
  154. Daniela barbosa  16/02/2017 at 13:55

    Boa tarde!
    Meu nome é Daniela, eu e minha irmã queremos pagar uma promessa de peregrinação este ano de 2017 depois do dia 10 de novembro, alguém vai nessa data? Nunca fizemos gostaríamos de ir com algum grupo e também gostaríamos de discas de trajeto, o que levar, tudo para que possamos fazer com tranquilidade.
    Moramos em guarulhos.
    WhatsApp: 11 981654034
    Obrigada

    Responder
    • Vanessa  24/05/2017 at 20:49

      Olá Daniela, tudo bom? Tb tenho interesse.

      Responder
  155. Luiz Gustavo  10/02/2017 at 19:24

    Lembrando que não irei ficar em hoteis e pousadas ,pois a minha promessa e que irei ficar em barraca de camping ,saindo de Guarulhos.

    Responder
  156. Luiz Gustavo  10/02/2017 at 19:21

    olá meu nome e Luiz Gustavo
    sou de Guarulhos -SP e farei a caminhada até Aparecida ,de preferencia no mes 07 ,
    meu telefone VIVO 011-94776-4141. se alguem for nesses dias por favor entre em contato comigo .
    Ou em outros meses .

    Responder
  157. FRANCISCO HUMBERTO  06/02/2017 at 12:52

    Quero fazer o percurso correndo em 3 dias ; sábado , domingo , segunda de carnaval – 25 a 27 de fevereiro/2017 ; moro em Serra Negra / SP , contatos : 019-99788-1770

    Responder
  158. Renata  02/02/2017 at 11:40

    Bom dia!

    Meu namorado e eu pretendemos fazer a caminhada para Aparecida no carnaval (promessa dele). Gostaríamos de saber se há algum grupo previsto para o período (mesmo que a rota seja pela Dutra) e, se alguém sabe de lugares para acampar pelo caminho.

    Grata,

    Responder
  159. Maria Angélica  30/01/2017 at 13:16

    Boa tarde!
    Pretendo fazer a caminhada à Aparecida. Estou buscando um grupo para este ano. Será minha primeira vez. Quais datas já estão previstas para este ano 2017. O que devo fazer para estar dentro do grupo?
    Sou de Pedreira SP.
    Grata

    Angelica Nalom

    Responder
  160. Aldenair  17/01/2017 at 19:48

    Boa noite
    Preciso pagar uma promessa ir à pé até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
    Alguém.pode me ajudar?
    Será o mês de outubro ou dezembro.
    Não tenho email para contato.
    Meu WhatsApp é 998187765.
    Por favor me ajude.
    Meu nome.e Aldi Anjos.
    E moro em Guarulhos.

    Responder
  161. Aldenair  17/01/2017 at 19:36

    Quero fazer parte de um grupo para ir a pé até o santuário de Nossa Senhora Aparecida…Com quem devo falar? Quem pode me ajudar?…

    Responder
  162. Virginia Moraes  16/01/2017 at 18:22

    Boa tarde. Estou querendo fazer uma peregrinação à Aparecida em Outubro desse ano. Já formamos um grupo de mais ou menos 15 pessoas. Gostaria de saber todas as informações para um percurso de no máximo 130 Km. Aguardo breve retorno, pois somos de Salvador-Ba e gostaríamos de programar esta viagem. Desde já agradeço. Virginia Moraes

    Responder
    • Amadeu Castanho  16/01/2017 at 18:55

      Olá, Virginia.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira de turismo religioso e peregrinações.

      Infelizmente o seu projeto de peregrinação a Aparecida tem um problema, que é a intenção de caminhar no máximo 130 quilômetros.

      Do aeroporto de Guarulhos a Aparecida a distância é de 153,km pela via Dutra (BR 116), estrada considerada perigosa para os peregrinos.

      Pela Rota da Fé, que sai de Mogi das Cruzes, cidade que fica depois do aeroporto, são 201 km. até Aparecida.

      Caso os 130 km. sejam um limite que não pode ser mudado, a opção é começar a caminhada em uma das oito cidades que fazem parte da Rota da Luz e ficam depois de Mogi das Cruzes, onde ele começa.

      Confira detalhes sobre a rota no site http://www.rotadaluzsp.com.br.

      Façam uma santa viagem e que Deus os abençoe,

      Amadeu

      Responder
    • Isabely Brito  29/05/2017 at 23:49

      Oi Virgínia tudo bem?. Vocês vão em que data de outubro? Eu queria chegar lá dia 12. Vou eu e mais uma amiga.

      Responder
  163. David  09/01/2017 at 10:18

    Bom dia
    Se alguém estiver indo este mês de janeiro eu estou pretendendo sair no dia 14 quem estiver interessado mesa data entrar em contato no email [email protected]
    Saindo de Bonsucesso Guarulhos

    Responder
  164. Luciana Mendes da costa  04/01/2017 at 21:27

    Meu nome é Luciana Mendes pretendo ir aparecida esse ano de 2017 pela rota da luz é minha primeira vez para fazer essa peligrinaçao moro em Diadema SP mais não conheço ninguém que vai por favor se alguém conhece por favor mim informe ou pode passar o número pra mim por favor.

    Responder
    • JESSICA CARVALHO  16/05/2017 at 19:54

      Luciana,boa noite!
      Sou a Jessica ,me adicione.para falarmos e programarmos ida em 6/10 ok?!

      Responder
    • Janete Langer  13/06/2017 at 18:53

      Boa Noite !
      Meu nome é Janete e meu contato é (11)995912333 gostaria de saber quando irão fazer a peregrinação a Aparecida gostaria de ir em Julho ou Agosto me chama para conversarmos .
      Obrigada

      Responder
      • rodrigo  24/06/2017 at 23:29

        Boa noite Janete eu e minha esposa e cunhada iremos agora em julho somos do assuncao sbcampo caso tenha interesse

        Responder
  165. Diana  04/01/2017 at 10:06

    Bom dia, meu nome é Diana, gostaria muito de participar da romaria de 2017, será muito importante, se já tiverem um grupo gostaria de participar contato 98406-7026
    Muito agradecida se me add.

    Responder
  166. Eduardo  31/12/2016 at 21:38

    Prezados me chamo Eduardo Xavier. Pretendo planejar minha rota para 2017. Com a chegada ao Santuário em 12 de outubro aniversário da Mãe Aparecida. Sou do Tatuapé e já iniciei meu condicionamento físico. Gostaria de fazer contato para participar de algum grupo para este período. (11)97310.3775

    Responder
  167. wellington luis leandro  28/12/2016 at 15:51

    Ola boa tarde, gostaria de fazer este percurso em outubro de 2017, moro é Santo André, a ideia é sair provável dia 07/8 de outubro e chegar no dia de Nossa Senhora.. deixo aqui meu contato para quem tiver interesse em montar um grupo e nos acompanhar – Wellington – 97508-6231

    Responder
  168. HAROLDO DE SOUZA E SILVA  27/11/2016 at 13:48

    HAROLDO

    Olá Geraldo

    Moro em Salvador e estou me organizando para fazer a caminhada da fé
    Sei que está cedo porem já comecei a me preparar devo chegar em Mogi no dia 05/10
    Meus contatos é (71-992562991) ou [email protected]>com.

    Responder
  169. leo  22/11/2016 at 21:56

    Olá pessoal, tudo bem?
    Estou pensando em fazer a rota da luz na semana do dia 5 de dezembro.
    Alguém do grupo estará nesta rota durante este período?
    até +
    leo

    Responder
  170. Thalita Guimaraes  21/11/2016 at 12:00

    Oi já fiz a caminhada esse ano pela Dutra. Procuro grupo q irá em 2017 pela rota da Luz. Quero ir em outubro 2017. Aguardo obrigada!

    Responder
  171. Cleusa  14/11/2016 at 01:07

    Ola , meu nome é Cleusa gostaria de fazer esta caminhada. Moro em São Paulo, capital ( perdizes ) e tenho a intenção de sair dia 18 ou 26 de dezembro. Tenho 3 filhos e gostaria de passar o natal em família. Se houver interesse em alguém para esta data, ficarei muito feliz pois tenho um objetivo e espero conseguir fazer esta jornada ( nunca fiz).
    Deixo meu tel e e-mail para contato (11) 98025 7875
    Cleusa–@hotmail.com

    Responder
  172. San  12/11/2016 at 04:41

    Irei de Mountain Bike feriado do dia 15 de novembro de 2016. Pro6

    Responder
  173. Francisco  08/11/2016 at 23:17

    Olá Geraldo, eu sou o Francisco de S.B.Campo, pretendo ir à Aparecida em 2017 e estou procurando um grupo.

    Responder
    • alexandre  11/09/2017 at 19:25

      ola geraldo
      tbm sou de são bernardo baeta neves
      vc é de onde ?
      podemos combinar algo

      Responder
  174. Eliana  21/10/2016 at 10:56

    Olá, romeiros, sou Eliana da cidade do Guarujá – SP, eu irei fazer essa caminhada em outubro de 2017 pelo Caminho da Luz, ou seja, Mogi das Cruzes. É a minha primeira caminhada, gostaria de ter contato com quem forma grupo para que eu possa interagir e ingressar nesse grupo, ir se falando e tendo dicas de quem já tem experiencia.

    Aguardo contato.

    att. Eliana

    Responder
    • Eliana Guarujá SP  11/11/2016 at 11:15

      Bom dia, Prezados romeiros da Rota da Luz quero fazer parte de um grupo no qual irá no final de setembro de 2017, será a minha primeira vez, por gentileza quem estiver se programando para essa finalidade dentro da segunda quinzena de setembro de 2017, entre em contato comigo, eu agradeço por sua gentileza.
      contato de e-mail [email protected] (Eliana)

      grata.

      Responder
  175. Pietro Salla  17/10/2016 at 14:04

    Eu e Minha filha estamos programando para dezembro 2016,
    não temos programação exata e se Deus quiser vamos para Aparecida ainda este ano.
    Vamos tentar fazer um grupo de 6 a 8 pessoas, somos iniciantes, vamos nos preparar e pretendemos fazer em 4 dias.
    Se Deus quiser e Nossa Senhora Aparecida ajudar, vamos completar no tempo acima programado.
    Abraços a todos. que Deus esteja como vcs.

    Responder
    • MARCOS  19/10/2016 at 08:27

      BOM DIA

      ESTOU PROGRAMANDO PARA FAZER EM DEZEMBRO TAMBEM SE QUISER COMPANHIA E SEMPRE BOM QUALQUER COISA E SO ME CHAMAR SEGUE MEU email [email protected] fico no aguardo

      Responder
    • José  08/11/2016 at 14:38

      Boa tarde, sou de Osasco e pretendo ir no dia 22/12/16, como vcs tb vou pela primeira vez, gostaria de estar no grupo de vcs!!!!!! Estou deixando meu e-mail ([email protected]) para contato!!!!!!!!!

      Responder
  176. Vadirene  13/10/2016 at 21:13

    Boa noite
    Alguém fará de bicicleta?
    Obrigada

    Responder
  177. HAROLDO  12/10/2016 at 20:43

    Haroldo de Souza

    Olá Amadeu pretendo fazer esta caminhada em 2017 não conheço nada , moro em Salvador
    estou pretendendo realizar em outubro de 2017 no dia irei para S Paulo e aí partiria para a a-
    ventura

    Responder
    • Amadeu Castanho  12/10/2016 at 22:05

      Olá, Haroldo.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira de turismo religioso e peregrinações.

      Até outubro de 2017 você tem bastante tempo para pesquisar as melhores rotas e para entrar em contato com outros peregrinos.

      Basicamente, as rotas são duas: pela Via Dutra e pela Rota da luz.

      A primeira é uma estrada com um volume muito alto de tráfego de carros, ônibus e caminhões.

      A caminhada é feita pelo acostamento e a concessionária Nova Dutra recomenda que a caminhada seja feita em grupo e em fila indiana.

      Para quem chega pelo aeroporto de Guarulhos é a opção mais próxima, pois a estrada passa a poucos quilômetros do aeroporto..

      Basta sair do terminal e ir caminhando, mas é bom ir pelo acostamento em sentido contrário ao do tráfego de veículos, tendo em mente que as vias de acesso ao aeroporto não foram projetadas para pedestres.

      A segunda opção é ir pela Rota da Luz, que foi criada justamente em função dos problemas de segurança dos peregrinos que faziam a caminhada pela Via Dutra.

      Ela sai de Mogi das Cruzes e vai até Aparecida por vias secundárias, permitindo uma peregrinação mais tranquila e segura.

      A cidade fica a 28 quilômetros de distância do aeroporto. Para ir à pé, é preciso tomar usar várias estradas, o que pode ser um pouco complicado.

      A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), oferece a linha de ônibus nº 800 que sai do Terminal 3 do aeroporto e vai até Mogi das Cruzes.

      A tarifa atual é de R$13,55 e os diversos horários dos dias úteis diminuem nos finais de semana.

      Antes de viajar vale a pena conferir horários e preços da linha 800 no site da EMTU: http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/itinerarios-e-tarifas/encontre-uma-linha/pelo-numero-da-linha.fss

      Como essa será a sua primeira peregrinação a pé para Aparecida, aproveite para deixar os seus dados de contato aqui e para obter o de outros leitores, assim vocês podem ir se comunicando, trocar experiências e até combinar para fazerem a caminha juntos.

      Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder
  178. Diovany  11/10/2016 at 14:49

    Boa Tarde,

    Meu nome é Diovany, tenho o projeto de fazer esta caminhada de São Paulo a Aparecida pela Rota da Luz, estou me programando para faze-la iniciando entre 17 e 19 de Dezembro 2016 estarei de férias do meu trabalho, como ainda falta algum tempo se alguém tiver interesse podemos iniciar a programação e preparação juntos, terei de 4 a 5 dias disponíveis para fazer o percurso seria muito bom ter companhia, já fiz algumas caminhadas longas, mas cada uma é sempre um desafio novo, por questões de segurança seria interessante formar um grupo de 4 a 5 pessoas. fico no aguardo, todos serão bem vindos.

    Responder
    • MARCOS  13/10/2016 at 10:55

      BOM DIA MEU AMIGO ESTAREI FAZENDO ESSA CAMINHADA MAIS OU MENOS NA MESMA EPOCA PODERIAMOS MARCAR SIM PARA IRMOS JUNTOS

      meu email [email protected] fico no aguardo

      Responder
  179. Carlos Bertti  10/10/2016 at 01:19

    Boa noite,
    Estou e vou fazer esta rota saindo de SP. No dia 19/10/2016, estou indo sozinho, com o acompanhamento e a fé em nossa senhora, caso alguém queira acompanhar será bem vinda.
    Gostaria de saber de quem já fez em em 4 dias caminhando durante o dia chego a Basílica ?
    E se no site existe dicas de pousadas para descanso?

    Contato por e-mail: [email protected] hotmail.com

    Responder
    • Amadeu Castanho  10/10/2016 at 09:59

      Olá, Carlos.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira de turismo religioso e peregrinações.

      Se você clicar em Cidades no menu do site da Rota da Luz (http://www.rotadaluzsp.com.br) vai ser mostrada uma lista das cidades a serem percorridas.

      Clicando na cidade onde você acha que pode pernoitar, em muitas das cidades são listadas as pousadas oferecidas.

      Com certeza você vai encontrar outras opções se fizer uma busca na Internet.

      Faça uma santa caminhada e que Deus o abençoe!

      Amadeu

      Responder
  180. Amilcar  08/10/2016 at 12:41

    Vou amanhã e não sei de ninguém pra ir junto por favor me ajude, moro na zona leste são Paulo. Meu nome é Amílcar tel. 25451529 ou 996612547 [email protected] obrigado

    Responder
  181. Tatiane  04/10/2016 at 08:34

    Bom dia.procuro grupo que saia de Taubaté.Eu e meu esposo pretendemos fazer esse caminho a pé,mas estamos receiosos de irmos sozinhos.é a Primeira vez.Peço que entre em contato conosco pelo zap 22999025173 ou email [email protected]. desde já agradeço . Fiquem com Deus

    Responder
  182. Paty  23/09/2016 at 15:04

    Boa tarde irei fazer essa caminhada a Aparecida pela Rota de Luz pela primeira vez eu e meu marido sou de Sp zn daremos início no dia 03/10/16.
    Qlqr companhia será bem vinda ,quem for tbm por esses dias podemos nos encontrar .
    Estou no face como Paty Borges
    Obrigado e uma abençoada caminhada a todos.

    Responder
    • Adriano Assunção  03/10/2016 at 00:44

      Boa noite. Estou querendo sair da Z/S (Brooklin) dia 05/10. Estarei indo sozinho por enquanto. Se alguém quiser ir junto. Meu e-mail qq coisa dribus243gmail.com ou estou no face como Adriano Assunção.

      Responder
  183. wagner  19/09/2016 at 21:54

    boa noite postei antes porem faltou algumas coisas,,,,
    preciso saber se alguem ja fez o caminho ROTA DA LUZ, e quais pousadas tem no percurso, pois estamos nos preparando para santiago e esse e uma das opcoes para treinar,
    faremos em outubro
    obrigado

    Responder
  184. wagner  19/09/2016 at 21:51

    boa noite , alguem sabe dizer onde exatamente começa esse caminho e os valores das pousada
    eu e minha esposa vamos fazer em outubro

    Responder
  185. marcia Cristina Cavalcante Bertasi  17/09/2016 at 23:45

    Olá Margarete, Geraldo, Amadeu e todos os integrantes do Viagens de Fé, boa noite!
    Tenho interesse em fazer a caminhada pela Rota da Luz agora em outubro, próximo ao dia da padroeira.
    Vou deixar meu e-mail para contato e caso tenham interesse em fazer a peregrinação juntos, vamos entrar em contato
    [email protected]
    Abraços
    Marcia

    Responder
  186. Margarete Paganucci  05/09/2016 at 18:04

    Olá, boa tarde., gostaria de fazer esta caminhada,fiz a inscrição no site porém não estou conseguindo acessar o roteiro, e tenho dúvidas., por exemplo gostaria de fazer a caminhada com mais pessoas, porém não sei como localizar se esta tendo alguém que vai por esses dias,e gostaria de fazer já pelos próximos dias, então eu pergunto caso eu queira ir sozinha…,é seguro o caminho? sei que durante a noite irei parar,mas penso durante o dia, sera que no caminho encontro mais pessoas?
    Grata.,

    Responder
    • Amadeu Castanho  05/09/2016 at 19:07

      Olá, Margarete.

      Obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.

      Lamento saber do seu problema. O site da Rota da Luz é de responsabilidade do Governo do Estado, então não podemos fazer nada a respeito.

      Quanto ao caminho ser seguro, você deve entender que ele foi criado para ser uma alternativa mais segura do que caminhar pelo acostamento da Via Dutra.

      Ao mesmo tempo, isso não significa que haja policiamento ou que garantia de segurança para quem faz essa peregrinação à pé.

      De qualquer modo, não é aconselhável fazer essa caminhada sozinha. Não há como garantir que você vá encontrar outras pessoas no mesmo dia.

      O ideal é procurar aqui ou nas redes sociais outras pessoas que queiram fazer a jornada no mesmo período que você e ir em grupo.

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
      • Margarete Paganucci  06/09/2016 at 23:29

        Amém Amadeu, Obrigado pela resposta!!!!

        Responder
    • KATIUSCIA KINUE KUROSU  12/10/2016 at 14:29

      Margarete me manda uma msn [email protected] sou a Kati

      Responder
  187. Geraldo Amaral Cassillo  04/08/2016 at 15:18

    Boa tarde

    Gostei muito de saber que agora existe essa opção rota da luz
    um caminho mais seguro para ir até Aparecida.
    Gostaria de saber se já estão montando grupos de pessoas
    para fazer essa peregrinação no ano que vem em Outubro quando será o jubileu dos 300 anos
    Obrigado

    Responder
    • Amadeu Castanho  04/08/2016 at 16:13

      Olá, Geraldo.

      Obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.

      A Viagens de Fé não organiza grupos, apenas publica notícias e artigos.

      No entanto, você pode divulgar aqui mesmo um dado de contato seu para que outras pessoas que desejem ir a Aparecida pela Rota da Luz em Outubro de 2017 entrem em contato.

      Que a sua caminhada seja bem sucedida e Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!