“Vovô Sabe Tudo” de Santos inova no turismo religioso e gera emprego e renda

Vovô Sabe Tudo e turistas na igreja do Valongo, em Santos, Sp

Vovô Sabe Tudo serve como monitor para turistas na igreja do Valongo, em Santos


Um inovador programa vem ajudando os visitantes interessados em turismo religioso a conhecerem melhor cinco das principais igrejas de Santos, no litoral paulista.

Lá, o roteiro de visitação às igrejas tem um ingrediente especial: a monitoria é feita por dez participantes de um programa municipal batizado de “Vovô Sabe Tudo”,  que treina pessoas da terceira idade para servirem como monitores nas visitas de alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Depois de selecionados e treinados, os idosos passam a receber uma ajuda de custo de pouco mais de um salário mínimo mensal para dedicarem dezesseis horas da semana para compartilhar seus conhecimentos sobre o espaço em que recebem o público visitante, no caso, as igrejas.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Santos, em 2012 as cinco igrejas incluídas no roteiro receberam 15.655 visitantes.

 

Vovô SAbe Tudo guia turistas na Basílica de Santo Antônio do Embaré, em Santos

Vovô SAbe Tudo guia turistas na Basílica de Santo Antônio do Embaré, em Santos

 

 

Igrejas do roteiro, dias e horários de visitação

Santuário de Nossa Senhora do Carmo: visitas monitoradas às terças e sextas-feiras, das 9h às 11h;

Capela da Venerável Ordem 3ª do Carmo: visitas monitoradas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h00 às 17h00, às terças das 9h00 às 11h00 e às sextas das 9h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00;

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Catedral): visitas monitoradas às quintas e sextas-feiras, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 e aos sábados, das 9h00 às 12h00;

Basílica Menor de Santo Antonio do Embaré: visitas monitoradas às quartas, quintas e sextas-feiras,  das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, sábados das 8h00 às 11h00 e domingos das 14h00 às 17h00;

LEIA TAMBÉM:  Dia de Nossa Senhora Aparecida movimenta o Vale da Fé

Santuário de Santo Antônio do Valongo:Terças, quartas e sábados das 9h00 às 12h00, quintas das 9h00 às 16h00 e sextas-feiras, das 14h00 às 17h00.

 Além dessas, Santos também em outras igrejas que valem a pena visitar, como o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, construido em 1599 e situado no topo do morro do mesmo nome, no centro da cidade, com belíssima vista para toda a região. O Santuário é acessado através de estradas ou de um interessante funicular.

 

Vantagens para todos os envolvidos

A iniciativa é uma forma inteligente de ocupar e integrar o idoso, lhe dando uma fonte adicional de renda, sem esquecer de outras vantagens adicionais como por exemplo motivação e reforço ao amor próprio.

Acostumados a serem úteis e a trabalhar diariamente, muitos idosos chegam a entrar em depressão ao se aposentarem, por terem a sua renda diminuída e passarem se sentirem como pesos para suas famílias.

Ao mesmo tempo, o programa ajuda os visitantes a conhecerem em detalhe a história e características dos locais visitados, enriquecendo a experiência das viagens de turismo religioso.

Com certeza, muitos dos visitantes de nossas igrejas gostariam de ter a oportunidade de saber mais sobre a sua construção, os fatos históricos ocorridos alí e os detalhes sobre autoria, idade e origem das suas imagens religiosas, além de detalhes sobre a história do santo, muitas vezes desconhecido da maioria dos visitantes.

Apesar do caráter inovador, o programa “Vovô Sabe Tudo” desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação de Santos. já existe desde 1998  e já formou mais de 110 idosos e idosas.

 

 

 

Não deixe de ler também:

4 comentários para "“Vovô Sabe Tudo” de Santos inova no turismo religioso e gera emprego e renda"

  1. Jéssica  21/11/2013 at 10:28

    Vocês tem o telefone ou algum contato com “Vovõ sabe tudo”,para me indicar?

    Responder
    • Amadeu Castanho  24/11/2013 at 01:33

      Olá, Jéssica.

      Muito obrigado pela sua participação e por ler a Viagens de Fé, a publicação brasileira sobre turismo religioso.

      Já entramos em contato com a Prefeitura de Santos e assim que tenhamos uma resposta a publicaremos.

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  2. maria de lourdes pessoa costa de Lima  28/10/2013 at 18:22

    Gostaria muito de conhecer terra santa atraves da Obra de Maria de olinda ou Recife, alguem pode indicar com quem posso me comunicar para informações?

    Responder
    • Amadeu Castanho  29/10/2013 at 21:10

      Olá, Maria de Lourdes.

      Muito obrigado pela nova consulta e por ler a Viagens de Fé, a publicação brasileira sobre turismo religioso.

      Tente obter informações diretamente com a comunidade Obra de Maria pelo telefone (81) 3081-4749.

      Vamos torcer para que você consiga obter os dados que deseja.

      Faça uma santa viagem e que Deus a abençoe!

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!