Turismo religioso ganha feira e fórum em Natal, no Rio Grande do Norte

Estádio Arena das Dunas, em Natal

Estádio Arena das Dunas, em Natal

 

Natal, capital do Rio Grande do Norte, ganha destaque na segunda semana de dezembro ao sediar de uma só vez dois importantes eventos de turismo religioso, a Expo Tour Católica e o Fórum Nacional de Turismo Religioso, que  serão realizados no moderno Estádio Arena das Dunas, construído especialmente para a Copa do Mundo e nova atração da capital.

A iniciativa, inédita fora dos grandes centros, está obtendo importantes apoios de autoridades e entidades, como a Secretaria de Turismo de Natal e do Natal Convention Bureau. Além disso, recebeu uma “bênção motivacional” do Pontifício Conselho da Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, que é responsável pelas Pastorais do Turismo Religioso no mundo todo.

Nosso maior objetivo é resgatar o turismo religioso como fonte de desenvolvimento para este segmento do Rio Grande do Norte, além da união e fé dos católicos”, afirmou Manoel Sidnésio, diretor executivo do evento.

Visão noturna do estádio Arena das Dunas, em Natal

O Arena das Dunas visto à noite – foto: Canidé Soares

Os eventos acontecem no período de 10 a 14 de dezembro no novo estádio Arena das Dunas e incluem uma programação variada que não fica restrita apenas a stands e palestras, mas tambem abrange passeios pelas atrações de turismo religioso da cidade, shows e atrações culturais. Desse modo, atingem não só os visitantes como também os moradores da região.

O Rio Grande do Norte tem grande tradição católica e abriga a maior imagem religiosa do mundo, a de Santa Rita, no município de Santa Cruz, a 115km. de Natal. Com 56 metros de altura, ela é mais alta que a imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e que outro conhecido símbolo, a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

LEIA TAMBÉM:  Sebrae: o turismo religioso é estímulo para economia regional

Expo Tour Católica

logo daExpo Tour Católica, em Natal

Forte dos Reis Magos, uma das atrações de Natal, RN

O Forte dos Reis Magos, um dos símbolos mais conhecidos de Natal

Com público estimado em 10 mil pessoas por dia, a Expo Tour Católica será realizada na Arena das Dunas do Centro de Convenções de Natal e tem como objetivos divulgar igrejas católicas, sua história e as festividades de padroeiros, além dos pontos turísticos religiosos católicos na cidade do Natal e cidades vizinhas, incentivando o turismo religioso.

Além disso, também pretende apresentar aos visitantes a culinária regional e as diversas atividades religiosas católicas, livrarias, artesanato, artes, música, cultura entre outros, do estado do Rio Grande do Norte. Outros objetivos são divulgar as bandas de música católica  e promover o desenvolvimento das empresas da cidade do Natal e do estado do Rio Grande do Norte.

Monumento dos Reios Magos em Natal, RN

Monumento dos Reis Magos

O evento começa no dia 10 de dezembro às 18h00 com shows de atrações musicais, sendo coroado com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelo Arcebispo de Metropolitano de Maringá, Dom Anuar Battisti, Bispo Referencial da Pastoral de Turismo da CNBB.

Nos quatro dias seguintes, serão realizadas visitas às igrejas de Natal e municípios vizinhos pela parte da manhã, com a exposição na parte da tarde, seguida por shows e apresentações artísticas e musicais no período noturno. O encerramento será no domingo, dia 14, com shows e a celebração da Santa Missa.

Fórum Nacional de Turismo Religioso
Imagem de Santa Rita, a maior imagem religiosa do mundo

Imagem de Santa Rita, a maior imagem religiosa do mundo

Complementando a programação da Expo Tour Católica, o Fórum Nacional de Turismo Religioso apresentará palestras nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.

Além do Arcebispo Dom Anuar Battisti, estão previstas palestras com Juliana Vieira (Turismo e acolhimento), Marta Rossi (A importância de um evento para o desenvolvimento do turismo), Fábio Castro (Turismo Religioso, retorno e ascenção) e Eduardo Taborda de Jesus (História e gestão do turismo católico).

LEIA TAMBÉM:  Santuário Nacional passa a exibir fotos de "Um olhar de fé"

Segundo a organização, o Fórum  oferece um conjunto de atividades que visam aprofundar o conhecimento do visitante acerca do turismo religioso e seu impacto para a sociedade, sendo indicado para acadêmicos da área de turismo, empresários da rede hoteleira, turismólogos, agências de viagem, e demais pessoas que quiserem se aprofundar no tema.

[spacer] [note]Serviço

Link para inscrição no Fórum Nacional de Turismo Religioso: eventioz.com/expotourcatolicarn

Mais informações: www.expotourcatolica.com.br[/note]

 

 

2 comentários para "Turismo religioso ganha feira e fórum em Natal, no Rio Grande do Norte"

  1. Maria Goreth Patricio  12/10/2015 at 10:39

    Gostaria de saber a data da proxima feira no RN

    Responder
    • Amadeu Castanho  12/10/2015 at 21:46

      Olá, Maria Goreth.

      Muito obrigado pelo contato e por ler a Viagens de Fé.

      A próxima edição da Expotour Católica, em Natal, será realizada no período de 4 a 6 de Março de 2016.

      Você encontrará mais detalhes na matéria Expotour Católica será em março de 2016 em Natal, que publicamos dia 11 se Setembro.

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!