Turismo religioso foi destaque no Festival de Turismo de Gramado

Turismo religioso - stand de Santa Maria, RS - Festival de Turismo de Gramado 2015

Detalhe do stand de Santa Maria, RS

 

A 27ª edição do o Festival de Turismo de Gramado, na região da Serra Gaúcha, um dos mais importantes eventos do mercado de turismo na América Latina, destacou mais uma vez o turismo religioso, dedicando importante espaço ao seu Salão de Turismo Religioso.

 

Aspecto do stand de Trindade e parte da equipe que promoveu o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, durante o Festuris 2015

Aspecto do stand de Trindade e parte da equipe que promoveu o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, durante o Festuris 2015

 

Aberto apenas para agentes e outros profissionais de turismo, ano após ano o FESTURIS tem investido considerável esforço na realização do seu Salão de Turismo Religioso, que divulga o turismo religioso para esse importante público, essencial para o seu fortalecimento e a sua expansão no País.

 

Stand da cidade de Itapemirim, no Espírito Santo, no Festuris 2015

Stand da cidade de Itapemirim, no Espírito Santo, no Festuris 2015

 

Um dos principais entraves encontrados para o crescimento do turismo religioso no Brasil é a limitada oferta desse tipo de viagens nas agências de turismo de todo o país.

 

Representantes da cidade de Santa Cruz, RN, onde fica a bela estátua de Santa Rita, durante o Festuris 2015

Representantes da cidade de Santa Cruz, RN, onde fica a bela estátua de Santa Rita

 

O foco apenas em paróquias e em grupos de caravanas não permite que os interessados em participar de uma peregrinação ou romaria tenham acesso a ela e limita a oferta a pequenos grupos.

 

Stand da Bahia no Festuris destaca o turismo religioso

Stand da Bahia no Festuris 2015 também destaca o turismo religioso

 

Por isso, é extremamente importante o apoio dado ao turismo religioso por eventos sérios e profissionais como o Festival de Turismo de Gramado, que em mais de um quarto de século se transformou num dos pontos altos do calendário turístico no Brasil.

Imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, na Paróquia de São Pedro, em

Imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, na Paróquia de São Pedro, em Gramado para o FESTURIS 2015

Uma das tradições do FESTURIS é a presença da imagem padroeira de um dos destinos de turismo religioso participantes. Este ano, foi a vez de Minas Gerais levar a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que foi apresentada em missa na Paróquia de São Pedro, no centro de Gramado e mais tarde destacada no stand do estado na feira.

LEIA TAMBÉM:  Exemplo de organização, o Círio de Nazaré lança press kit

Diversos destinos de turismo religioso apresentaram suas atrações durante o Festival. Além do estado de Minas Gerais, a Bahia e o Rio Grande do Norte também destacaram o turismo religioso em seus stands.

Além disso, cidades como Trindade, com o Santuário do Divino Pai Eterno, Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Itapemirim, no Espírito Santo e Gramado, com a Paróquia de São Pedro, também estiveram presentes com stands.

Outros destinos e celebrações religiosas, como Belém e seu belíssimo Círio de Nazaré, e Nova Trento, com o Santuário de Madre Paulina, também estiveram representados nos stands de seus respectivos estados.

De forma geral, o Salão de Turismo Religioso do FESTURIS apresenta uma amostra da diversidade de destinos e atrações que o Brasil oferece para os turistas interessados em viagens religiosas, peregrinações e romarias. Fica faltando apenas a presença de Aparecida, principal destino de turismo religioso do País.

Vamos torcer para que em breve o Santuário Nacional, a Secretaria de Turismo de Aparecida e a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo se unam para aproximar a cidade e suas atrações dos agentes de turismo!

 

Stand de Trindade, GO, no Festuris

Stand da cidade de Trindade no Festuris 2015

 

É de extrema importância que a divulgação dos destinos e festividades de turismo religioso não dependa apenas de Santuários, seja feita em parceria não as Secretarias Municipais de Turismo recebam o apoio das Secretarias Estaduais, assim como o de outras entidades

Vale destacar o apoio que o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, vem dando ao desenvolvimento e divulgação do turismo religioso em diversos estados. Durante o Festival de Turismo de Gramado a marca da entidade este presente no stand de Trindade, assim como no de outros destinos.

LEIA TAMBÉM:  Museu da Liturgia de Tiradentes, a nova atração do turismo religioso em Minas Gerais

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!