Turismo religioso é tema de workshop em Fátima

imagem de divulgação do Workshop de Turismo Religioso em Fátima

Workshop de Turismo Religioso em Fátima

 

Um dos mais importantes destinos de turismo religioso de todo o mundo, a cidade de Fátima recebe nesta semana a segunda edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso, que tem como tema “Turismo Religioso: A Experiência Cultural nos Destinos Religiosos”.

imagem NS de Fátima em procissão na cidade de Fátima, em PortugalO evento será realizado no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima e é uma iniciativa da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município de Ourém e com o apoio do Turismo de Portugal.

Entre os mais de 100 participantes inscritos estão mais de 50 operadores de turismo de diversos países, tais como Brasil, EUA, Polônia, Irlanda, Espanha, França, Itália, Holanda, Reino Unido, Suécia, India e México, além de operadores turísticos, agentes de viagem e hoteleiros portugueses, bem como outros empresários do setor de turismo interessados no cada vez mais impomercado de turismo religioso, viagens religiosas e peregrinações.

 

Programação

Cartaz de divulgação do Workshop de Turismo Religioso realizado em Fátima

Cartaz de divulgação do evento

No primeiro painel, que terá como tema “Destino religioso: oportunidades para atrair diferentes públicos“, serão debatidos os desafios e oportunidades existentes para os destinos de turismo religioso na captação e atração de outros segmentos de turismo.

Os organizadores destacam que a valorização dos atributos religiosos é um importante vetor da estratégia de desenvolvimento turístico de um destino e para a necessária diversificação e valorização da sua oferta turística.

Esse painel terá a participação de Marco Daniel, diretor do Museu do Santuário de Fátima; Jean Pierre Artiganave, do município de Lourdes; Isaac Assor , da agência Alegretur; Francisco Singul, do destino Xacobeo-Galícia e Ricardo Ferreira, da Osíris Travel, com moderação de Gonçalo Cardoso, diretor do Museu de Arte e Etnologia de Fátima, do instituto religioso Missionários da Consolata.

O segundo painel terá como tema “Qualificar o legado religioso para enriquecer a experiência turística”, se propondo a discutir as iniciativas que são e podem ser desenvolvidas para melhorar as condições de visita dos peregrinos em termos de conteúdo, infraestrutura e equipamentos turísticos, de modo a valorizar essa experiência.

 

LEIA TAMBÉM:  Salão de Turismo Religioso foi um sucesso: confira a primeira galeria de fotos

Procissão noturna no Santupário de Fátima, em Portugal

 

A organização argumenta que a riqueza histórica, patrimonial e natural relacionada com o legado religioso constitui a base para criar propostas de consumo diferenciadoras, mas que necessitam ser desenvolvidas e adaptadas de modo a possibilitar experiências únicas ao turista.

Participam desse painel Pedro Machado, do Turismo do Centro; Lourenço de Almeida, do Centro Nacional de Cultura; Hubert Debbasch, da operadora Terre Entière; Adrian Cohen, da ITS Travel e Abílio Vilaça, da Turel|TCR – Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, com moderação da deputada Carina João Oliveira.

O encontro, realizado em colaboração com o Município de Ourém e com o apoio do Turismo de Portugal, conta ainda com a presença de personalidades políticas, religiosas, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e entidades nacionais e internacionais ligadas ao turismo.

Do programa consta ainda uma visita guiada ao Santuário de Fátima.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!