Sebrae Goiás ajuda a divulgar arte e arquitetura sacras do Estado

capa do manual elementos da iconografia de goias

Entre os inúmeros benefícios do turismo religioso estão a divulgação e a preservação do patrimônio religioso, representado por igreja, capelas, imagens sacras e objetos de uso religioso.

Por isso, merece aplausos a iniciativa do Sebrae Goiás – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que elaborou um prático e interessante manual que ajuda a divulgar a arte e a arquitetura sacras do Estado.

Igreja de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Goiás, GO

Imagem vetorizada da Igreja de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Goiás, integrante do Manual

Denominado Elementos da Iconografia de Goiás, o manual é resultado de dois anos de estudos e pesquisas em cidades e regiões relevantes para a formação cultural do povo goiano, como Goiânia, Alto Paraíso, Cavalcante, Cidade de Goiás, Corumbá, Pirenópolis, Serranópolis, Teresina, Trindade, Parque das Emas e Chapada dos Veadeiros.

 Igreja de Nossa Senhora da Abadia em estampado - SEBRAE Goiás

Exemplo de aplicação da imagem vetorizada da Igreja de Nossa Senhora da Abadia em estampado

Dividido por temas (arte religiosa, arqueologia, arquitetura, atrativos naturais, fauna, flora, folclore e cultura), o manual apresenta 120 ícones captados em detalhes de fachadas de prédios históricos, manuscritos dos séculos XVIII e XIX, vitrais, esculturas, relevos, frutos, animais, cerâmicas, ritos, festas e pinturas rupestres datadas de 9000 anos a.C.

Além do resgate cultural e da descoberta de novos símbolos, o manual deve servir de referência para arquitetos, artesãos, publicitários, artistas, estilistas, designers e empreendedores de um modo geral.

Benefícios

exemplo de aplicação da imagem da igreja de igreja n s abadia goias

Página do Manual mostra exemplos do uso da imagem da igreja de Nossa Senhora da Abadia

O uso de imagens referentes às artes e à arquitetura religiosa é importante para a divulgação dos destinos de turismo religioso e podem ser instrumentos para fomentar o trabalho de artesãos e pequenos empresários, gerando renda e empregos, além de ajudar a fixar o homem à terra, alguns dos benefícios mais visíveis do turismo religioso.

LEIA TAMBÉM:  Festa vai reunir em Aparecida caminhoneiros de todo o Brasil

O Manual pode ser baixado em formato .PDF diretamente no site do Sebrae Goiás. O capítulo sobre Arte e Arquitetura Religiosa pode ser baixado clicando neste link.

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!