Santuário Nacional ganha Memorial aos Construtores

Memorial aos Construtores no Santuário Nacional de Aparecida

Vista do Memorial dos Construtores

 

O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ganha no dia 30 de novembro o ‘Memorial aos Construtores’ em homenagem a 2.356 pessoas que se destacaram pelas suas contribuições para a construção da Casa da Mãe Aparecida.

Serão homenageados Bispos, Arcebispos, Cardeais, Reitores e Administradores do Santuário Nacional de Aparecida, Padres, Engenheiros, Colaboradores com mais de 20 anos de trabalho na Casa da Mãe, e ainda os primeiros colaboradores da Família Campanha dos Devotos.

O Memorial aos Construtores do Santuário Nacional destaca o arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, responsável pela arquitetura e início da construção do Santuário, em 1955, e o artista sacro Claudio Pastro, que assinou a concepção artística do projeto.

Localizado à frente da Basílica Nova, no Jardim Norte, o monumento se constitui em um dos marcos do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida.

Marco

De acordo com o ecônomo do Santuário Nacional padre Daniel Antônio da Silva, a homenagem foi uma forma que a instituição encontrou para eternizar aqueles que contribuíram na construção do maior Santuário Mariano do mundo.

“Estamos comemorando este Ano Jubilar dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e nesse tempo de celebração nós temos deixado marcos. Um desses marcos será o ‘Memorial aos Construtores’. É uma justa homenagem aos construtores dessa Basílica que já completa 61 anos do início de sua construção”, comentou.

O espaço para homenagear esses nomes foi escolhido pela singularidade que representa para o Santuário Nacional.

Anteriormente abrigava o obelisco onde estava exposta a imagem de Nossa Senhora da Assunção, que foi a primeira levada para o terreno do Santuário, em 1955, no início de sua construção.

LEIA TAMBÉM:  Memorial da Devoção ganha estátua do humorista Renato Aragão

Com a reestruturação, a imagem ganhou um novo obelisco de 12 metros de altura, revestido com granito preto.

Os nomes dos homenageados estarão dispostos em 96 placas de bronze, posicionadas no gradil ao redor do ‘Memorial aos Construtores’.

No Memorial ainda estão registradas as capitais dos Estados brasileiros, simbolizando que é neste lugar santo que está a Padroeira do Brasil inteiro, assim como a distância entre Aparecida e alguns dos principais Santuários Marianos, lembrando que, embora sob muitos títulos, todos veneramos a mesma Mãe de Deus.

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!