Papa Francisco triplica número de visitantes no Vaticano

O turismo religioso na Europa passa por um ciclo virtuoso, com grande crescimento no número de pessoas tanto da própria Europa quanto de outros países visitando os Santuários Marianos e os principais destinos religiosos, entre os quais o Vaticano. Uma das principais causas desse crescimento é o Papa Francisco.

Segundo dados divulgados pela Santa Sé, a quantidade de fiéis que visita anualmente o Vaticano mais do que triplicou depois da eleição do Papa Francisco.

Desde março do ano passado, quando o carismático cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito para suceder o Papa Bento XVI, até o final de dezembro de 2013, um total estimado pelo Vaticano em seis milhões e seiscentos mil fiéis participou de eventos no Vaticano.

Praça de São Pedro, no Vaticano, um dos patrimônios de turismo religioso mis visitados do mundo

Comparação

A título de comparação, durante todo o ano de 2012 apenas dois milhões e trezentos mil pessoas participaram das cerimônias com o seu antecessor no mesmo espaço, segundo dados divulgados pelo Vaticano na semana passada.

Esses números têm como base tanto a quantidade de entradas distribuídas para eventos papais como encontros gerais, encontros privados e missas quanto estimativas sobre a quantidade de pessoas em eventos em que a distribuição de entradas não é necessária, como as catequese semanais todas as quartas-feiras na Praça de São Pedro, chamadas de audiências gerais.

Audiências gerais

Segundo a Prefeitura da Casa Pontifícia, apenas nas trinta audiências gerais do Papa Francisco realizadas durante a ano de 2013 foram distribuídos 1.548.500 ingressos, numa média de 51.516 ingressos por audiência.

Nessas audiências, realizadas na Praça de São Pedro, já se tornou tradição que depois da catequese, o Papa Francisco desça para cumprimentar os doentes alojados nas primeiras filas, dedicando um bom tempo para conversar com eles e dar-lhes a sua benção.

Crescimento deve continuar

Essa postura acessível, piedosa e simpática do Papa Francisco é um dos motores por trás do crescimento do número de fiéis que visita o Vaticano. Exceto durante celebrações religiosas e cerimônias protocolares, é extremamente raro ver o Papa sem que ele esteja sorridente ou com uma expressão acolhedora.

Além disso, em seus pronunciamento, homilias, catequeses e mensagens, o Papa Francisco tem feito questão de mostrar uma Igreja acolhedora e aberta a todos.

Por esses e outros fatores, ele foi escolhido como Homem do Ano pela revista Time, o que certamente ajudou ainda mais a torna-lo mais conhecido e admirado.

Ao mesmo tempo, o turismo religioso deve continuar crescendo no Vaticano em função da cerimônia de canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, que deve atrair centenas de milhares de fiéis de todas as partes do mundo à Praça de São Pedro.

Previsão
Esse aumento no número de visitantes ao Vaticano já foi destacado  em artigo publicado pela Viagens de Fé imediatamente após a posse do Papa Francisco, no artigo Com turismo religioso em evidência, Roma volta a ser o “centro do mundo”, publicado no dia 15 de março.

Leia alguns trechos :

E com o novo Papa, o turismo religioso deve ganhar grande impulso. Tudo leva a crer que aonde o Papa Francisco for vai atrair multidões.

A Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Junho deste ano no Rio de Janeiro, com certeza vai mostrar isso.

Além de um vigoroso impulso, o turismo religioso também deve ganhar um novo eixo. Se até agora a Terra Santa era o principal foco das viagens  religiosas em todo mundo, tudo leva a crer que a figura carismática do Papa Francisco vá tornar Roma esse ponto focal.

Isso não significa que a Terra Santa deva ser deixada de lado nem muito menos que não deva ser visitada.

Apenas que ela deve perder para a capital romana, mais especificamente para a Cidade do Vaticano, a primazia entre os destinos de turismo religioso católico.

Com isso, é possível prever ainda um grande crescimento no interesse por Assis, terra natal de São Francisco, cujo nome o novo Papa adotou, e pelos destinos religiosos da Itália, como Lanciano e San Giovanni Rottondo e o seu São Pio de Pietrelcina – o Padre Pio – , entre outros.

Os Santuários Marianos europeus também devem ganhar força. Fátima, em Portugal, Lourdes, na França e outros importantes centros de devoção à Virgem Maria passarão a ser mais visitados.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Santuário de Lourdes terá Rosário em Português domingo, dia 11 de fevereiro

Neste domingo, dia 11 de fevereiro, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França,… Continue lendo

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

Paraíba ganha roteiro Caminhos da Paixão

A partir deste mês, o estado da Paraíba ganha uma nova opção de turismo religioso,… Continue lendo

Empresa aérea Volotea voa de Paris (Orly) para Lourdes por só 54 euros

Empresa aérea Volotea voa de Paris (Orly) para Lourdes por só 54 euros

Qual é a  maneira mais barata e rápida de ir de Paris a Lourdes, onde… Continue lendo

Saiba o que rezar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida

Saiba o que rezar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida

Você finalmente conseguiu fazer a sua viagem a Aparecida e agora está na Basílica de… Continue lendo

Santuário de Lourdes vai receber show gratuito de Andrea Bocelli

Santuário de Lourdes vai receber show gratuito de Andrea Bocelli

Quem puder estar no Santuário de Lourdes, na França, no dia 16 de julho, quando… Continue lendo

Rota da Azul para Paris vai facilitar acesso a Lourdes e Santuários Franceses

Rota da Azul para Paris vai facilitar acesso a Lourdes e Santuários Franceses

A nova rota internacional da Azul  ligando o aeroporto de Viracopos, em Campinas, ao aeroporto… Continue lendo

Pular para o conteúdo