Hotel Rainha do Brasil comemora dois anos mudando a hotelaria de Aparecida

 

Hotel Rainha do Brasil em Aparecida, focado em turismo religioso

Focado em turismo religioso, o hotel Rainha do Brasil mudou o mercado hoteleiro da cidade

 

Um dos principais destinos turísticos do país, Aparecida recebe quase doze milhões de visitantes por ano. Segundo informações oficiais, nada menos do que 11.856.705 pessoas visitaram o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em 2013.

Para que se tenha uma idéia do que significa esse volume de peregrinos, a cidade de São Paulo, principal portão de entrada e maior destino turístico do país, recebeu 13,2 milhões de visitantes no mesmo período.

Em função da proximidade geográfica e da grande devoção religiosa, os mineiros representam parte importante do volume de visitantes de Aparecida, que com Guaratinguetá, terra de Frei Galvão, Lorena e Cachoeira Paulista, onde fica a Canção Nova, constituem o “Vale da Fé”, no estado de São Paulo.

 

Fluxo aumenta

 

Imagem noturna do Santuártio Nacional em Aparecida durante visita guiada para hóspedes do hotel Rainha do Brasil

A visita noturna guiada ao Santuário Nacional é exclusiva para hóspedes do hotel

 

Segundo análise da Viagens de Fé, o fluxo de visitantes em Aparecida tem crescido de forma constante. No ano passado, foram quase 750 mil pessoas a mais do que em 2012, um aumento da ordem de 6,6%.

Embora a população oficial da cidade seja de aproximadamente 35 mil pessoas, o fluxo médio de visitantes em 2013 foi de impressionantes 988.004 pessoas por mês. Este ano, a marca de um milhão de visitantes mensais deve ser atingida.

Em função das características do seu público, que costuma se hospedar por poucos dias e volta anualmente para “visitar a Mãe Aparecida”, a cidade acabou desenvolvendo alguns problemas crônicos, principalmente em relação à sua infra-estrutura de hospedagem.

 

Investimento no acolhimento

 

Entrada do hotel Rainha do Brasil em Aparecida, especializado em turismo religioso

Entrada do hotel Rainha do Brasil

 

LEIA TAMBÉM:  Chef de restaurante de São Paulo foi responsável pela alimentação do Papa Francisco

A situação começou a mudar depois que a administração do Santuário Nacional começou a investir no projeto da Cidade do Romeiro, uma enorme área entre o Santuário e o Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 por três pescadores.

Um dos destaques é o Hotel Rainha do Brasil, estabelecimento com 330 apartamentos e com administração totalmente profissional, que levou para Aparecida há dois anos um novo padrão de serviços hoteleiros, desencadeando uma onda de mudanças nos outros estabelecimentos da cidade.

Segundo a Secretária de Turismo da cidade, Regina Helena Amaral Galvão Nunes, que concedeu entrevista exclusiva à Viagens de Fé, em função entrada em operação do Rainha do Brasil, que introduziu na cidade um novo conceito de hotelaria, começou uma revolução na estrutura hoteleira da cidade. De acordo com ela, 14 novos hotéis estão em construção e outros 18 estão sendo reformados.

 

Novo padrão no turismo religioso

 

Perspectiva do amplo lobby do hotel Rainha do Brasil, em Aparecida, especializado em turismo religioso

A perspectiva do amplo lobby do hotel dá uma idéia da qualidade das instalações

 

Com 17 andares de altura, o Rainha do Brasil introduz um novo padrão de hotelaria nos destinos de turisnmo religioso no Brasil, oferecendo apartamentos modernos e confortáveis, dotados de ar condicionado, frigobar, cofre eletrônico e tv LED de 32 polegadas com programação a cabo.

Os banheiros contam com secador de cabelo, box em vidro temperado, ótimos chuveiros e sanitário com ducha. Dezoito apartamentos do hotel foram projetados para alojar deficientes.

Os apartamentos do hotel Rainha do Brasil são bem montados e confortáveis

Os apartamentos são bem montados e confortáveis

Uma das características do hotel é a sua ampla vista da região, com uma face voltada para o Santuário Nacional e outra para o rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

LEIA TAMBÉM:  Veja como fazer para baixar os aplicativos do Círio de Nazaré

Além disso, os hóspedes contam com internet sem fio grátis em todos os ambientes, serviço de quarto 24 horas, dois restaurantes com serviço tipo buffet, capelas interna e externa, salas de reunião, sauna, fitness center, áreas de recreação infantil internas e externa, piscinas para adultos e crianças localizadas na cobertura e serviço gratuito de vans com ar condicionado ligando o hotel ao Santuário.

 

As refeições oferecidas pelo hotel Rainha do Brasil se destacam pela qualidade e variedade

As refeições oferecidas pelo hotel se destacam pela qualidade e variedade

Os dois restaurantes são abertos ao público e oferecem pelo preço fixo de R$34 serviço de buffet com uma ampla variedade de pratos frios, quentes e sobremesas, inclusive um pasta bar que prepara na hora massas de acordo com o gosto do hóspede.

O café da manhã, no estilo buffet, é muito bem servido e já está incluido no preço da diária. Como no resto de hotel, o serviço é atencioso e eficiente.

 

Serviços exclusivos para hóspedes

 

A visita noturna ao Santuário, exclusiva para hóspedes do hotel Rainha do Brasil, é imperdível

A exclusiva visita noturna ao Santuário nos dias de semana é imperdível

 

Como se todos esses diferenciais não bastassem, foram desenvolvidos especialmente para os hóspedes do hotel dois serviços inéditos e de enorme aceitação: uma visita guiada noturna pelo Santuário e um tour diurno em trenzinho para 60 pessoas, com uso de fones individuais.

 

O passeio de trenzinho é uma exclusividade dos hóspedes do hotel Rainha do Brasil, em Aparecida

O passeio de trenzinho é uma exclusividade dos hóspedes do hotel

A visita noturna dura cerca de duas horas e oferece um mergulho em todos os detalhes do maior Santuário Mariano do mundo, coroado por uma visita praticamente exclusiva à imagem de Nossa Senhora Aparecida, já que à noite quase não existem devotos circulando pelo Santuário.Em função do alto volume de fiéis no Santuário nos finais de semanam, a visita só é oferecida de segunda a quinta-feira.

LEIA TAMBÉM:  Gabriel Chalita, Dunga, frei Rinaldo, padre Juarez: confira mais atrações que agitam a ExpoCatólica

O tour diurno, ainda em fase de testes, deve passar a ser fixo, com perspectivas de abertura para todos os visitantes do Santuário. Como a visita noturna, o serviço é gratuito e exclusivo para os hóspedes do hotel.

 

Postura diferenciada

 

 

Capela do hotel Rainha do Brasil, em Aparecida, especializado em turismo religioso

Capela do hotel Rainha do Brasil

Além disso, o Rainha do Brasil levou à cidade práticas que impactaram o mercado, com destaque para a tabela de preços pública e fixa para o ano todo e o comissionamento para agências de turismo. A tabela consta do site do hotel.

A falta de comissionamento às agências de turismo foi um dos fatores que sempre afastou esses importantes parceiros do turismo religioso de Aparecida e de muitos destinos de turismo religioso. Essa é uma prática comum em todo o mundo e remunera as agências pelio serviço de intermediação e pela segurança que dão aos turistas.

Com a adoção da prática do comissionamento pelo Rainha do Brasil, diversas grandes agências e operadoras (atacadistas) de turismo já estão oferecendo o hotel e incluindo Aparecida em roteiros.

 

Mais hotéis e atrações em Aparecida

O projeto prevê a construção de quatro outros hotéis na Cidade do Romeiro, sendo dois anexos ao atual e os demais junto a um grande centro multimídia interativo que deverá ser construído a tempo para as comemorações dos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017, quando o Santuário deverá receber novamente a visita do Papa Francisco.

Paralelamente, o Santuário Nacional está apostando em novas atrações, como o teleférico ligando a Basílica ao Morro do Cruzeiro, de onde se pode ter uma ampla vista de Aparecida e região. Os visitantes já podem experimentar a viagem por cima de Aparecida em modernos “bondinhos” fechados e amplamente envidraçados. Em breve vamos publicar uma reportagem exclusiva sobre essa atração.

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!