Jovens ganham hostel em Guaratinguetá, no Vale da Fé

Pátio interno do Hostel Guaratinguetá

Pátio interno do Hostel Guaratinguetá

Provando que o turismo religioso é uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico, a cidade de Guaratingetá, no Vale da Fé,  acaba de ganhar mais uma opção de hospedagem, o Hostel Guaratinguetá.

Além de berço de Santo Antonio de Santana Galvão, o Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, a cidade é vizinha a Aparecida e fica a pouco tempo de viagem de Cachoeira Paulista, onde está a sede da Canção Nova.

Hostel é um termo estrangeiro que designa um meio de hospedagem que é um meio termo entre uma hospedaria e um hotel. Seu mercado natural é o público jovem, embiora hava hostels que aceitem hóspedes de outras faixas etárias. A grande força desse tipo de hospedagem é a organização Hostelling International – Federação Internacional de Albergues da Juventude, mais conhecida no Brasil como Albergues da Juventude, da qual o Hostel Guaratinguetá é franqueado.

Essa franquia garante que o novo empreendimento tenha características comuns a outros hostels em todo o mundo e mantenha um nível mpinimo de qualidade de acomodações e serviços, o que é muito positivo.

Hostel Guaratinguetá

O empreendimento está situado no centro da cidade e oferece quartos coletivos, para famílias e para casais, todos com banheiro dentro. A capacidade total de hospedagem é de 44 pessoas. São oito quartos, divididos em dois prédios, sendo 01 quarto casal, 03 quartos família, 01 quarto para grupo e 03 quartos coletivos.

Os preços de diárias são razoáveis e já incluem café da manhã. Para quem costuma se hospedar em hostels e for associado á Hostelling International, os valores são um pouco mais baixos.

Uma característica dos hostels é que os hóspedes costumam levar a própria roupa de cama e banho. Para quem preferir, o hostel oferece a opção de alugar lencóis, cobertores e toalhas.Quem preferir cozinhar pode usar a cozinha coletiva, toda equipada.

LEIA TAMBÉM:  Air Europa é nova opção para viagens de turismo religioso

Garantia de Qualidade

A Federação Internacional de Albergues da Juventude assegura padrões elevados de limpeza, conforto e segurança em todos albergues que usam a marca “Hostelling International”.

O Projeto de nome “Assured Standards”, iniciado em 96, treinou funcionários de albergues e de associações nos cinco continentes e faz com que todo hóspede tenha a garantia de encontrar em qualquer albergue do mundo, a padronização de alguns quesitos básicos em relação a limpeza, conforto, segurança, privacidade, atendimento do “staff” e até mesmo questões ambientais relativas a consumo e conservação do meio ambiente, reciclagem de resíduos etc.

Essa “standarização” reduziu o número de camas nos quartos, em sua maioria com banheiro privativo. Embora os alojamentos sejam sempre divididos em alas masculina e feminina, permite-se que casais ou famílias ocupem um mesmo quarto (duas e quatro camas específicamente).

Histórico

Essa modalidade de hospedagem nasceu em 1912 na Alemanha, onde o professor Richard Schirmann dedicava parte de seu tempo a criar programas de convivência para seus alunos. De atividades pedagógicas, passou a organizar grupos com os jovens para realizar pequenas viagens de estudos. Foi assim que eledescobriu a possibilidade de criar uma alternativa para acomodar os alunos, que não fosse apenas o pernoite em hospedarias.

Assim nasceu o primeiro Albergue da Juventude – Hostel, na cidade de Altena, que funciona até hoje. Em 1932 foi criada a Federação Internacional de Albergues da Juventude – Hostelling International. A proposta chegou no Brasil, na década de 60, década da geração “pé na estrada e em 1971 foi criada a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, que começou a fazer parte do Movimento Alberguista.

Atualmente a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo e está presente nos 5 continentes.

LEIA TAMBÉM:  Salão de Turismo religioso tem vários expositores internacionais

Serviço

Endereço: Praça Homero Ottoni,162 – Centro (em frente a prefeitura) – Guaratinguetá, SP

Site:  www.hostelguaratingueta.com.br

Telefones: (12)31338154 E (12)97373494.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!