Exposição no Vaticano celebra a Palavra e a diversidade

verbum domini, a palavra de Deus, exposição no Vaticano

Acaba de ser inaugurada no Vaticano a exposição Verbum Domini – A Palavra do Senhor, que apresenta aos visitantes mais de 150 raros exemplares da Palavra de Deus.  Na exposição, são apresentadas versões das Escrituras de diversas épocas tanto católicas quanto judaicas e protestantes, celebrando a diversidade de crenças que compartilham a mesma origem.

As maiores atrações são fragmentos dos textos dos Salmos, do Novo Testamento e das Cartas aos Hebreus eaos Romanos, protegidas por vidros e expostas em ambientes escurecidos para evitar que sejam danificadas por excesso de luz. Objetos de uso diário produzidos há muitos séculos mostram trechos das Escrituras.

vitrine da exposição de exemplares raros da Bívlia no VaticanoA exposição apresenta também exemplares de antigas Bíblias católicas, de torahs judaicas e Bíblias protestantes. Entre outras curiosidades estão um exemplar de Torah da época da Inquisição na Espanha, outro de uma dedicada em sinagoga da Polônia pouco antes da invasão pela Alemanha nazista, minúsculos trechos da Palavra escondidos por judeus dentro de seus sapatos durante a Segunda Guerra Mundial e originais de algumas das primeiras versões protestantes da Bíblia.

A cerimônia de abertura da exposição foi no Auditório Paulo VI da Santa Sé, com a participação de autoridades como o Cardeal Raffaele Farina, arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Igreja Católica, do Cardeal Giovanni Lajolo, presidente da Comissão Pontifíciapara o Estado do Vaticano, Monsenhor Nikola Eterovic, secretário geral do Sínodo dos Bispos e do Rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni.

A Verbum Domini estará aberta gratuitamente ao público até o próximo dia 15 de Abril, na ala de Carlos Magno, ao lado da Basílica de Sao Pedro, no Vaticano.

Veja o vídeo no You Tube

LEIA TAMBÉM:  Estou tentando encontrar uma agencia que iria ao Hosana Brasil

 

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!