Aparecida e Canção Nova comemoram 50 anos da RCC

Logomarca do Julibeu de Ouro da RCC - Renovação Carismática Católica

 

O Santuário Nacional, em Aparecida, e a comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, recebem esta semana dezenas de milhares de fiéis em comemoração ao Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica – RCC.

Para celebrar seu Jubileu de Ouro, a Renovação Carismática Católica (RCC) realiza de 28 de junho a 02 de julho um grande encontro reunindo muito dos pioneiros do movimento.

O evento começou na quarta-feira, 28/06, na sede da comunidade Canção Nova e será encerrado no domingo no Santuário Nacional.

Mais de dez mil pessoas são esperadas pela RCC Brasil e a Frater (Fraternidade Católica no Brasil), entidades católicas que organizam o encontro.

É importante ressaltar a união de dois importantes destinos de turismo religioso em torno de um mesmo evento.

 

Programação

 

Na quinta-feira (29/06), às 12h15, serão homenageados os pioneiros da Renovação no Brasil, os padres jesuítas Haroldo Hahn e Eduardo Dougherty e o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib.

Na sexta-feira (30/06), às 8h20, padre Marcelo Rossi conduzirá o momento de adoração. A parte da manhã contará ainda com a presença do padre colombiano Diego Jaramillo, um dos pioneiros do movimento na América Latina.

À tarde, às 16h, missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa. Às 20h haverá uma “Noite de homenagem” aos pioneiros da Renovação Carismática Católica.

No sábado (01/07), às 9h15, Patti Gallagher Mansfield dará o seu testemunho sobre a experiência de reviver “Pentecostes” (At 2,1-4). Patti é uma dos 25 estudantes que participaram em 1967 do retiro espiritual na Universidade Duquesne, nos EUA, que deu origem à RCC.

Celebrando também os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a programação seguirá no sábado à noite em Aparecida (SP), onde haverá uma procissão luminosa que começará na Basílica Velha às 20h30, e seguirá até o Santuário Nacional, onde será realizada a Festa do Jubileu, que contará com muita música e apresentações artísticas.

LEIA TAMBÉM:  Ônibus direto do aeroporto de Guarulhos para Aparecida e Canção Nova é cancelado

O encerramento do evento será no domingo (2/7), no Santuário Nacional de Aparecida, com a celebração da Santa Missa, presidida por dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, a partir das 10h.

Estarão presentes no evento a presidente do Conselho Católico Carismático Latino Americano, Maria Eugênia de Gôngora (Sheny); Michelle Moran, que foi presidente do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) durante 10 anos; a presidente da RCC Brasil, Kátia Roldi Zavaris; o presidente da Fraternidade Católica no Brasil, Aloísio Nóbrega; além de fundadores e moderadores de Novas Comunidades no Brasil.

 

Renovação Carismática Católica

 

 

A Renovação Carismática Católica (RCC) teve origem há 50 anos durante um retiro espiritual que reuniu cerca de 25 estudantes na Universidade Duquesne, em Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Inspirado na passagem dos Atos dos Apóstolos (2,1-4), o grupo se reuniu para fazer a experiência de Pentecostes.

Nos anos de 1980 e 1990, a RCC ganhou força no Brasil. A missão da RCC é evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!