Visita noturna ao Santuário Nacional é um excelente programa

Vista interna durante visita noturna ao do Santuário Nacional de Aparecida - foto Viagens de Fé

 

Quase 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida a cada ano.

Esses números o tornam o quarto destino de turismo religioso católico mais visitado do mundo, o segundo mais visitado das Américas e, por larga margem de diferença, o mais visitado do Brasil.

Em média, quase um milhão de pessoas por mês passa pelas pesadas portas do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e pode apreciar à luz do dia a sua arquitetura, seus belíssimos painéis, os seus vitrais e a sua decoração inspirada e de bom gosto.

No entanto, apenas uma pequena parte dessa multidão de romeiros tem a oportunidade de apreciar a beleza do Santuário depois que o sol se põe.

A visita noturna ao Santuário Nacional é imperdível, mas ainda precisa ser descoberta por milhões de devotos!

 

Visita noturna ao Santuário Nacional

 

Parede com o nicho que contém a imagem de Nossa Senhora Aparecida vista durante a visita noturna ao do Santuário Nacional - foto: Viagens de Fé

Mosaicos e painéis de azulejos adornam as paredes que envolvem o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Visitar o Santuário na tranquilidade da noite é uma experiência diferenciada, ainda conhecida por poucos. Mesmo sendo pouco divulgada, é um excelente programa, que fazemos questão de recomendar para os leitores da Viagens de Fé.

LEIA TAMBÉM:  Região de Aparecida tem muitas atrações interessantes para visitar

Para que se tenha ideia de quanto esse programa é bom, uma visita guiada noturna é oferecida durante os dias de semana exclusivamente para os hóspedes do hotel Rainha do Brasil.

Eles são acompanhados por guias profissionais conhecedores dos detalhes e segredos da arquitetura e da decoração do Santuário Nacional em uma visita de mais de uma hora de duração.

Uma das belíssimas vistas que a visita noturna ao do Santuário Nacional proporciona - foto Viagens de Fé

É quando o dia escurece e depois que é celebrada a última missa do dia que o número de visitantes diminui drasticamente e o maior templo dedicado à Virgem Maria em todo o mundo começa a ficar silencioso.

Se durante o dia o intenso fluxo de romeiros testemunha o tamanho da devoção dos brasileiros pela Mãe Aparecida, à noite o Santuário se torna ainda mais propício à oração e ao recolhimento.

Painel de azulejos no Santuário Nacional com pescador encontrando a imagem de Nossa Senhora Aparecida viista durante visita noturna ao do Santuário Nacional - foto Viagens de Fé

Painel de azulejos com pescador encontrando a imagem de Nossa Senhora Aparecida

É durante a noite que até mesmo a fila que se forma constantemente diante do nicho blindado onde está exposta a imagem original de Nossa Senhora Aparecida vai diminuindo até sumir.

É o momento ideal para parar diante da imagem da Padroeira do Brasil, fazer suas orações e pedir pela sua intercessão sem ter de desviar das pessoas que param, resistir à pressão das que querem passar ou ser incomodado por conversas ou pelo brilho repetitivo dos flashes de câmeras fotográficas, smartphones e celulares.

Poder ficar todo o tempo que desejar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida é só uma das muitas vantagens oferecidas pela visita noturna ao do Santuário Nacional.

Detalhes do piso e dos painéis na parede onde está o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida vistos durante a visita noturna ao do Santuário Nacional - foto Viagens de Fé

Detalhes do piso (que lembra um rio) e dos painéis na parede do Santuario Nacional onde está o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Também é hora de observar os detalhes dos painéis e do piso, que é decorado para lembrar a água e os peixes de um rio.

Painéis e vitrais cujos detalhes podem passar desapercebidos durante o dia têm suas cores destacadas à noite, graças a um primoroso trabalho de iluminação.

Se por dentro o passeio é cheio de detalhes e surpresas, por fora o Santuário se mostra renovado quando a luz solar é trocada pela de potentes holofotes, que permitem que ele seja visto de longe.

Durante a visita noturna ao do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é possível observar detalhes de muita beleza - foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM:  Veja como ir da rodoviária de Aparecida ao Santuário Nacional

Campanário projetado por Oscar Niemeyer, visto durante visita noturna ao do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - foto Viagens de FéSem o sol brilhante, as fontes dos espelhos d’água da face Norte ganham vida e atraem os olhos, enquanto que a iluminação destaca ângulos da arquitetura pouco notados durante o dia.

Os grandes relógios nas torres parecem aumentar e as badaladas dos sinos do novo Campanário marcam o passar do tempo, enquanto potentes projetores fazem com que ele vá mudando de cor.

Na sua próxima visita a Aparecida, não deixe de fazer uma visita noturna ao Santuário Nacional. Com certeza você vai concordar conosco: esse é um excelente programa e um passeio inesquecível!

Caso você ainda esteja em dúvida, vale saber que o reputado site Trip Advisor considera a visita noturna ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como excelente, classificada com cinco estrelas pelos visitantes.

Não deixe de ler também:

11 comentários para "Visita noturna ao Santuário Nacional é um excelente programa"

  1. Claudete Fontanella  08/12/2017 at 19:46

    Lamento muito que esta visita monitorada noturna seja exclusiva somente para os hóspedes do hotel Rainha do Brasil. Todos os anos vou ao Santuário e sempre pergunto no stand de informações, se tem a possibilidade de participar desta visita monitorada, infelizmente nunca foi possível.

    Responder
    • Amadeu Castanho  09/12/2017 at 02:09

      Olá, Claudete.

      Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      O fato de haver uma pessoa guiando o seu passeio não tira a possibilidade de você faze-lo sozinha, com a sua família ou com amigos.

      A pessoa que guia o passeio oferecido pelo hotel dá informações que são importantes para conhecer melhor o Santuário Nacional, mas que você também pode obter pesquisando antes.

      Essas informações são muito interessantes e acreditamos quer em breve também serão oferecidas visitas guiadas para romeiros que estejam hospedados em outros hotéis ou só de passagem.

      No entanto, mas não se esqueça de que o mais importante é a sua sensibilidade e a sua espiritualidade.

      Só elas vão fazer com que você possa perceber toda a magnitude do sacrifício retratado na enorme cruz metálica suspensa sobre o centro do Santuário.

      Você não vai precisar de informação nenhuma para elevar as suas preces em frente ao nicho da pequena imagem de Nossa Senhora, só da sua fé.

      Do mesmo modo, na Capela do Santíssimo, não vai precisar que ninguém lhe explique o mistério do Corpo de Cristo exposto.

      Basta fixar os seus olhos no ostensório e deixar que Jesus a toque, ampare e cure.

      Na sua próxima visita, mesmo que não faça parte do grupo guiado, deixe que a Sagrada Família guie os seus passos, os seus olhos e o seu coração.

      Tenha certeza que essa será uma visita santa, marcante, profunda, especial e transformadora.

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  2. Tatiana  22/09/2017 at 20:27

    Que pena que é exclusivo para os hóspedes do hotel

    Responder
    • Amadeu Castanho  25/09/2017 at 18:55

      Olá, Tatiana.

      Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      Veja, o que é exclusivo é o passeio guiado (com um guia especializado que vai explicando tudo que é visto durante o percurso e destacando os pontos mais importantes).

      Qualquer pessoa pode passear à vontade pelo Santuário Nacional à noite, sem necessidade de guia ou autorização especial.

      Mesmo assim, o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista, informou durante a 4ª Romaria Naciional de Profissionais do Turismo que estão sendo estudadas opções de passeios guiados noturnos e diurnos abertos a quem desejar.

      Quando isso se concretizar não vai ser mais preciso se hospedar no hotel Rainha do Brasil para poder aproveitar toda a beleza do Santuário Nacional à noite.

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  3. Eliza Maria de Oliveira  04/09/2017 at 21:08

    Estive em Aparecida neste final de semana. Depois de rezar o terço vi uma moça explicando uns detalhes. Cheguei perto e vi que era uma visita monitorada, perguntei se poderia me unir ao grupo. Foram momentos maravilhosos. com riqueza de detalhes. Já fazem alguns anos que visito o Santuário. Cada ano teve a sua importância, mas 2017, com certeza ficou marcado pelo que ouvi e aprendi. Vou repetir essa visita e recomendo…

    Responder
    • Amadeu Castanho  04/09/2017 at 21:16

      Olá, Eliza.

      Muito obrigado pelo seu testemunho e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      É muito importante que os nossos leitores façam comentários sobre as nossas sugestões e informações.

      Testemunhos como seu também são muito importantes, pois servem como orientação para outros leitores.

      Continue sempre participando com seus comentários e testemunhos!

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
    • Amadeu Castanho  04/09/2017 at 21:16

      Olá, Eliza.

      Muito obrigado pelo seu testemunho e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      É muito importante que os nossos leitores façam comentários sobre as nossas sugestões e informações.

      Testemunhos como seu também são muito importantes, pois servem como orientação para outros leitores.

      Continue sempre participando com seus comentários e testemunhos!

      Deus a abençoe,

      Amadeu

      Responder
  4. Claudio  26/07/2017 at 07:50

    Olá. A visita é exclusiva para os hóspedes do hotel Rainha do Brasil? Há visitas noturnas aos sábados?

    Responder
    • Amadeu Castanho  26/07/2017 at 10:51

      Olá, Cláudio.

      Muito obrigado pela consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      Não, qualquer pessoa pode visitar gratuitamente o Santuário Nacional à noite.

      Mesmo sendo um Santuário, ele não deixa de ser uma igreja e pode ser visitado diariamente por qualquer um durante todo o período de funcionamento.

      O que o hotel Rainha do Brasil oferece são visitas monitoradadas, nas quais os hóspedes são acompanhados por um guia de turismo profissional especialmente treinado.

      Essas visitas são gratuitas e oferecidas como um brinde especial para quem se hospeda no hotel, que também oferece o transporte de ida e volta até o Santuário Nacional em ônibus dotados de ar condicionado e plataforma hidráulica para acesso de pessoas com deficiência.

      As visitas monitoradas noturnas são realizadas durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, no horário das 19h as 21h. Portanto, não são oferecidas aos sábados e domingos.

      No entanto, nada impede que quem desejar visite o Santuário por conta própria à noite e desfrute de todas as vantagens que descrevemos nesta reportagem. A diferença fica na falta de explicações.

      Portanto, mesmo que vá se hospedar em outro hotel durante a sua visita a Aparecida e que a sua visita seja num final de semana, não deixe que isso o impeça de aproveitar para conhecer a beleza do Santuário Nacional à noite.

      Já fizemos diversas visitas noturnas monitoradas e por conta própria e não deixamos de aproveitar nenhuma, descobrindo sempre detalhes interessantes e uma proximidade cada vez maior com Nossa Senhora Aparecida.

      Faça uma santa viagem e que Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder
  5. Evaldo Gabriel de Almeida  07/07/2017 at 19:36

    Excelente. Já fiz duas vezes; recomendo a qualquer pessoa, católico ou não.

    Responder
    • Amadeu Castanho  08/07/2017 at 22:55

      Olá, Evaldo.

      Muito obrigado pelo comentário e por ler a Viagens de Fé.

      Continue nos ajudando ao comentar as nossas reportagens e artigos.

      Isso é muito importante para nos ajudar a saber o que é importante para os nossos leitores!

      Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!