Visita noturna ao Santuário Nacional é um excelente programa

Vista interna durante visita noturna ao do Santuário Nacional de Aparecida - foto Viagens de Fé

 

Quase 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida a cada ano.

Esses números o tornam o quarto destino de turismo religioso católico mais visitado do mundo, o segundo mais visitado das Américas e, por larga margem de diferença, o mais visitado do Brasil.

Em média, quase um milhão de pessoas por mês passa pelas pesadas portas do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e pode apreciar à luz do dia a sua arquitetura, seus belíssimos painéis, os seus vitrais e a sua decoração inspirada e de bom gosto.

No entanto, apenas uma pequena parte dessa multidão de romeiros tem a oportunidade de apreciar a beleza do Santuário depois que o sol se põe.

A visita noturna ao Santuário Nacional é imperdível, mas ainda precisa ser descoberta por milhões de devotos!

 

Visita noturna ao Santuário Nacional

 

Parede com o nicho que contém a imagem de Nossa Senhora Aparecida vista durante a visita noturna ao do Santuário Nacional - foto: Viagens de Fé

Mosaicos e painéis de azulejos adornam as paredes que envolvem o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Visitar o Santuário na tranquilidade da noite é uma experiência diferenciada, ainda conhecida por poucos. Mesmo sendo pouco divulgada, é um excelente programa, que fazemos questão de recomendar para os leitores da Viagens de Fé.

LEIA TAMBÉM:  Região de Aparecida tem muitas atrações interessantes para visitar

Para que se tenha ideia de quanto esse programa é bom, uma visita guiada noturna é oferecida durante os dias de semana exclusivamente para os hóspedes do hotel Rainha do Brasil.

Eles são acompanhados por guias profissionais conhecedores dos detalhes e segredos da arquitetura e da decoração do Santuário Nacional em uma visita de mais de uma hora de duração.

Uma das belíssimas vistas que a visita noturna ao do Santuário Nacional proporciona - foto Viagens de Fé

É quando o dia escurece e depois que é celebrada a última missa do dia que o número de visitantes diminui drasticamente e o maior templo dedicado à Virgem Maria em todo o mundo começa a ficar silencioso.

Se durante o dia o intenso fluxo de romeiros testemunha o tamanho da devoção dos brasileiros pela Mãe Aparecida, à noite o Santuário se torna ainda mais propício à oração e ao recolhimento.

Painel de azulejos no Santuário Nacional com pescador encontrando a imagem de Nossa Senhora Aparecida viista durante visita noturna ao do Santuário Nacional - foto Viagens de Fé

Painel de azulejos com pescador encontrando a imagem de Nossa Senhora Aparecida

É durante a noite que até mesmo a fila que se forma constantemente diante do nicho blindado onde está exposta a imagem original de Nossa Senhora Aparecida vai diminuindo até sumir.

É o momento ideal para parar diante da imagem da Padroeira do Brasil, fazer suas orações e pedir pela sua intercessão sem ter de desviar das pessoas que param, resistir à pressão das que querem passar ou ser incomodado por conversas ou pelo brilho repetitivo dos flashes de câmeras fotográficas, smartphones e celulares.

Poder ficar todo o tempo que desejar em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida é só uma das muitas vantagens oferecidas pela visita noturna ao do Santuário Nacional.

Detalhes do piso e dos painéis na parede onde está o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida vistos durante a visita noturna ao do Santuário Nacional - foto Viagens de Fé

Detalhes do piso (que lembra um rio) e dos painéis na parede do Santuario Nacional onde está o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Também é hora de observar os detalhes dos painéis e do piso, que é decorado para lembrar a água e os peixes de um rio.

Painéis e vitrais cujos detalhes podem passar desapercebidos durante o dia têm suas cores destacadas à noite, graças a um primoroso trabalho de iluminação.

Se por dentro o passeio é cheio de detalhes e surpresas, por fora o Santuário se mostra renovado quando a luz solar é trocada pela de potentes holofotes, que permitem que ele seja visto de longe.

Durante a visita noturna ao do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é possível observar detalhes de muita beleza - foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM:  Veja como ir da rodoviária de Aparecida ao Santuário Nacional

Campanário projetado por Oscar Niemeyer, visto durante visita noturna ao do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida - foto Viagens de FéSem o sol brilhante, as fontes dos espelhos d’água da face Norte ganham vida e atraem os olhos, enquanto que a iluminação destaca ângulos da arquitetura pouco notados durante o dia.

Os grandes relógios nas torres parecem aumentar e as badaladas dos sinos do novo Campanário marcam o passar do tempo, enquanto potentes projetores fazem com que ele vá mudando de cor.

Na sua próxima visita a Aparecida, não deixe de fazer uma visita noturna ao Santuário Nacional. Com certeza você vai concordar conosco: esse é um excelente programa e um passeio inesquecível!

Caso você ainda esteja em dúvida, vale saber que o reputado site Trip Advisor considera a visita noturna ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como excelente, classificada com cinco estrelas pelos visitantes.

Não deixe de ler também:

4 comentários para "Visita noturna ao Santuário Nacional é um excelente programa"

  1. Claudio  26/07/2017 at 07:50

    Olá. A visita é exclusiva para os hóspedes do hotel Rainha do Brasil? Há visitas noturnas aos sábados?

    Responder
    • Amadeu Castanho  26/07/2017 at 10:51

      Olá, Cláudio.

      Muito obrigado pela consulta e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre turismo religioso.

      Não, qualquer pessoa pode visitar gratuitamente o Santuário Nacional à noite.

      Mesmo sendo um Santuário, ele não deixa de ser uma igreja e pode ser visitado diariamente por qualquer um durante todo o período de funcionamento.

      O que o hotel Rainha do Brasil oferece são visitas monitoradadas, nas quais os hóspedes são acompanhados por um guia de turismo profissional especialmente treinado.

      Essas visitas são gratuitas e oferecidas como um brinde especial para quem se hospeda no hotel, que também oferece o transporte de ida e volta até o Santuário Nacional em ônibus dotados de ar condicionado e plataforma hidráulica para acesso de pessoas com deficiência.

      As visitas monitoradas noturnas são realizadas durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, no horário das 19h as 21h. Portanto, não são oferecidas aos sábados e domingos.

      No entanto, nada impede que quem desejar visite o Santuário por conta própria à noite e desfrute de todas as vantagens que descrevemos nesta reportagem. A diferença fica na falta de explicações.

      Portanto, mesmo que vá se hospedar em outro hotel durante a sua visita a Aparecida e que a sua visita seja num final de semana, não deixe que isso o impeça de aproveitar para conhecer a beleza do Santuário Nacional à noite.

      Já fizemos diversas visitas noturnas monitoradas e por conta própria e não deixamos de aproveitar nenhuma, descobrindo sempre detalhes interessantes e uma proximidade cada vez maior com Nossa Senhora Aparecida.

      Faça uma santa viagem e que Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder
  2. Evaldo Gabriel de Almeida  07/07/2017 at 19:36

    Excelente. Já fiz duas vezes; recomendo a qualquer pessoa, católico ou não.

    Responder
    • Amadeu Castanho  08/07/2017 at 22:55

      Olá, Evaldo.

      Muito obrigado pelo comentário e por ler a Viagens de Fé.

      Continue nos ajudando ao comentar as nossas reportagens e artigos.

      Isso é muito importante para nos ajudar a saber o que é importante para os nossos leitores!

      Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!