Terço dos Homens leva mais de 70 mil romeiros a Aparecida

Romaria Nacional do Terço dos Homens 2017, no Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

 

O Santuário Nacional de Aparecida recebeu nos dias 17 e 18 de fevereiro mais de 70 mil romeiros vindos de todo o Brasil para participar da IX Romaria Nacional do Terço dos Homens.

O número de fiéis que marcaram presença na 9º edição da Romaria superou as expectativas mais otimistas, consolidando-a como uma das maiores romarias do Brasil.

 

Evolução

Romaria Nacional do Terço dos Homens 2017

A primeira Romaria Nacional do Terço dos Homens foi realizada em 2009, reunindo 600 romeiros. Em 2010 já eram 2 mil participantes.No ano seguinte, esse número triplicou, ultrapassando 6 mil romeiros.

Em 2012 o impressionante continuou e a Romaria reuniu mais de 12 mil participantes, que passaram a ser 18 mil em 2013. Em 2014 foram 31 mil romeiros, quase dobrando o número do ano anterior. Em 2015 foram registrados 31 mil homens na Romaria, número que chegou a 58 mil no ano passado.

Considerando a evolução da devoção, os mais de 70 mil romeiros contabilizados em 2017 certamente serão ultrapassados no próximo ano.

 

Programação

 

Romaria Nacional do Terço dos Homens 2017, no Santuário Nacional de Aparecida - foto Thiago Leon

 

A programação da nona edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens teve início com uma missa às 18h, no dia 17, no altar central da Basílica, com animação, acolhimento e preparação dos grupos que chegavam.

Após a missa, foi feita uma procissão até o Porto Itaguassu, local que marca o ponto onde foi encontrada a primeira das duas partes da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Encontrada em 1717 por três pescadores, a imagem foi encontrada quebrada em dois pedaços. Primeiro foi encontrado o corpo e depois a cabeça, que mais tarde foram colados.

Voltando da procissão, os participantes ficaram em vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento e depois se reuniram para uma missa solene em frente à Tribuna Papa Bento XVI, na face Sul do Santuário Nacional.

LEIA TAMBÉM:  Santa Cruz investe no acolhimento de visitantes

Após a missa presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora e referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o Terço dos Homens, dom Gil Antônio Moreira, a programação prosseguiu à tarde com a Reza do Terço e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida .

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!