Terço dos Homens atrai mais de 50 mil a Aparecida e à Canção Nova

Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida em 2018

Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida em 2018

 

Maior peregrinação do ano, a Romaria do Terço dos Homens levará neste final de semana mais de 50 mil romeiros ao Santuário Nacional de Aparecida e à sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

O evento começa em Aparecida na noite desta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, continua durante todo o sábado e no domingo, dia 17, se transforma num grande kairós na Canção Nova.

É muito interessante que um evento religioso como esse abranja dois dos principais destinos de turismo espiritual do Brasil e num mesmo final de semana.

Aproveitando que são apenas 38km de distância entre Aparecida e a Canção Nova, o Terço dos Homens tira proveito também da excelente estrutura para grandes eventos do Santuário Nacional e da sede da Canção Nova.

 

Terço dos Homens

A Romaria do Terço dos Homens, que chega este ano à sua 11ª edição, reúne participantes oriundos de centenas de comunidades de todas as regiões do Brasil. Em 2018 a romaria reuniu em Aparecida mais de 70 mil devotos. Este ano é possível que essa marca seja superada.

O movimento reúne grupos de homens que se juntam para rezar o Terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias todas as semanas ou meses. Todos os meses os membros cadastrados nos grupos do Terço dos Homens recebem do Santuário Nacional subsídios que auxiliam nas orações realizadas em suas comunidades e paróquias.

A Romaria deste ano, cujo tema será ‘Terço dos Homens: Não basta rezar, é preciso agir” terá início com a Missa de abertura, na noite do dia 15, sexta-feira, seguida de uma procissão que percorrerá o Caminho do Rosário, que liga a Basílica ao Porto Itaguaçu, local onde há 300 anos foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

LEIA TAMBÉM:  Aparecida recebe a partir de amanhã a Romaria Nacional de Profissionais de Turismo

Uma vígilia desde a noite sexta-feira até a manhã de sábado preparará os romeiros para a programação do dia 16 e ajudará a acolher os romeiros que chegarem a Aparecida durante a madrugada.

O ponto alto  da programação será a celebração de uma Missa campal na manhã de sábado, dia 16, na Tribuna Papa Bento XVI do Santuário Nacional de Aparecida, seguida pela recitação do Santo Terço à tarde, no Altar Central da Basílica.

 

Programação no Santuário Nacional

15/02 (sexta-feira)

18h – Missa de abertura e adoração ao Santíssimo Sacramento – Altar Central.

19h45 – Procissão até o Porto Itaguaçu pelo Caminho do Rosário.

23h – Vigília – Capela do Santíssimo.

16/02 (sábado)

6h30 – Concentração na Praça Bento XVI; acolhida, oração, música – Tribuna Bento XVI.

7h30 – Missa Solene (Campal) – Tribuna Papa Bento XVI.

9h15 – Tempo livre para descanso, lanche, almoço, passeio.

12h – Acolhida dos diversos grupos – Altar Central.

12h45 – Reflexão sobre o tema: ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir!’

13h45 – Reza Solene do Santo Terço – Altar Central.

15h – Consagração dos Homens a Nossa Senhora Aparecida – Altar Central.

15h15 – Sorteio da Imagem Peregrina e encerramento da XI Romaria do Terço dos Homens – Altar Central.
 

Terço dos Homens na Canção Nova
Terço dos Homens no Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova

Terço dos Homens no Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova

 

No domingo, dia 17 é a vez da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, receber o Kairós Terço dos Homens, que terá como tema: “Transformando nosso pensar e agir”.

O evento é aberta ao público e terá início às 8h00, no Rincão do Meu Senhor. São esperados aos menos 5 mil participantes, que poderão participar dos momentos de orações, palestras e Adoração ao Santíssimo com padre Vandemir Meister, Assessor Nacional do Movimento Terço dos Homens; diácono Melquisedec Ferreira da Rocha, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e os missionários da Canção Nova Sandro Arquejada e Flávio Pinheiro.

LEIA TAMBÉM:  Romaria do Divino Pai Eterno recebeu três milhões de devotos, com impacto econômico de R$1,2 bi

Dom Gil Antônio Moreira, bispo de Juiz de Fora, MG estará presente e vai presidir a missa de encerramento, que será celebrada no Santuário do Pai das Misericórdias às 15h.
 

Movimento Terço dos Homens

 
O Terço dos Homens teve início em 1936 com Frei Peregrino, na então Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, em Sergipe. Dentro do “Movimento de Schoenstatt”, o Terço dos Homens partiu da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões.

Atualmente, os grupos estão presentes em todo o país, transformando vidas, tanto no “Movimento da Mãe Rainha” quanto em outras iniciativas.

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!