Sinos do novo Campanário do Santuário Nacional chegam a Aparecida

Sinos do novo campanário do Santuário Nacional, em Aparecida

O turismo religioso está prestes a ganhar uma nova atração: já estão em Aparecida os grandes sinos que serão usados no novo Campanário do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. São, no total, 13 sinos, que foram produzidos na Holanda pela empresa Petit & Fritsen.

Como orienta a Igreja Católica, todo sino é dedicado a um santo. No caso dos sinos do Santuário, cada um será dedicado a um apóstolo e a cardeais, bispos e arcebispos que possuem história junto à Basílica, e por isso, cada um possui um símbolo diferente.

O 13º e maior deles é dedicado à Sagrada Família e aos membros da Família Campanha dos Devotos, que ajudam a construir e manter o Santuário Nacional e seus projetos.

A concepção artística do projeto é do artista sacro Cláudio Pastro, assim como toda a parte internas e externa do Santuário de Aparecida.

No dia 8 de dezembro, dia em que se comemora a Imaculada Conceição, os sinos serão abençoados durante a Santa Missa das 9h, e ficarão expostos para visitação no lado Norte da Basílica, próximo à Porta Santa.

É também próximo a esse espaço que será construído o projeto do Campanário, entre dois pontos muito visitados do Santuário Nacional: a Passarela da Fé e a Capela das Velas.

O Campanário pesará no total 284,74 toneladas, com a estrutura e todos os sinos (confira abaixo os detalhes).

O projeto é parte da preparação do Santuário para as comemorações do jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, que será comemorado no ano de 2017.

Reproduções musicais dos sinos foram personalizadas para o Santuário

Os sinos do Campanário do Santuário Nacional funcionarão de duas formas: através de toques comuns ou reproduções musicais personalizadas pelo Santuário.

LEIA TAMBÉM:  Aparecida recebe em setembro 3a Romaria de Profissionais de Turismo

Para os toques tradicionais, eles badalarão movidos por motores eletromagnéticos.

Já para a reprodução musical, permanecerão “parados” e martelos internos produzirão os sons do carrilhão.

As notas musicais foram definidas em conjunto com os maestros do Santuário, tendo como objetivo viabilizar a reprodução da maioria das músicas dedicadas a Nossa Senhora.

O projeto ainda conta com outra grande novidade: durante as apresentações com orquestra, como o PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, os sinos poderão fazer participação especial.

Dados do Campanário

Campanário

Aspectos construtivos: Estrutura mista (Concreto e Metálica)
Dimensões da base: 9,00 x 20,00 m
Altura do Fólio Maior: 37,50 m
Altura do Fólio Menor: 32,50 m
Peso da Estrutura: 274 Toneladas
Peso Total (Estrutura + Sinos): 284,74 Toneladas

Sinos

Fabricação: Petit & Fritsen B.V (Empresa do Grupo Royal Eijsbouts)
Local de Produção: Asten (Holanda)
Curiosidade: A empresa Petit & Fritsen foi fundada no ano de 1.660. Logo após o fechamento de contrato com o Santuário foi adquirida pelo empresa Royal Eijsbouts, fundada em 1.872.
Concepção Artística: Cláudio Pastro

Não deixe de ler também:

Um comentário para "Sinos do novo Campanário do Santuário Nacional chegam a Aparecida"

  1. paula cristina  04/12/2015 at 08:35

    estou muito feliz por saber de tudo que esta acontecendo ai em aparecida

    Responder

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!