Sebrae: o turismo religioso é estímulo para economia regional

 

Procissão em direção à Gruta da Pedra Santa, em Minas Gerais

Procissão em direção à Gruta da Pedra Santa, em Minas Gerais

 

De acordo com o Sebrae o turismo religioso é responsável por aquecer economias locais e gerar renda, impactando setores como turismo, artesanato, comércio e serviços em todo o país

A análise do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, dá como exemplo os reflexos da festa do Círio de Nazaré, em Belém, um dos maiores e mais importantes eventos de turismo religioso do país, que atrai cerca de dois milhões de pessoas, sendo cerca de 78 mil turistas de outros estados, segundo os organizadores e o Dieese-PA.

Outro exemplo citado é a Festa da Padroeira, em Aparecida, que é o maior destino de turismo religioso do Brasil, recebendo mais de doze milhões de devotos por ano. 

 

Aparecida , Cachoeira Paulista e Trindade

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, atrai tantos fiéis que, apesar de todo o esquema de segurança montado, os congestionamentos de veículos nas quatro pistas da Via Dutra, uma das principais estradas do país, viraram fato corriqueiro durante esse final de semana.

Conseguir vagas em hotéis é praticamente impossível sem uma reserva feita com muito tempo de antecedência, os restaurantes têm longas filas e até nas populares lojas de lembranças e barracas populares é difícil fazer compras sem enfrentar dificuldades.

Na vizinha Cachoeira Paulista, sede da comunidade católica Canção Nova, a situação é semelhante nas datas dos principais eventos, como o Hosana Brasil, em dezembro e o PHN, exceto no que diz respeito a lojas e barracas. As vagas nas pousadas e nos poucos hotéis acomodam apenas quem tem reservas feitas muitas vezes com até um ano de antecedência e a alimentação exige planejamento e paciência.

A cidade goiana de Trindade, na região metropolitana de Goiânia, é outro grande centro de turismo religioso que atrai anualmente dezenas de milhares de romeiros para a Festa do Divino Pai Eterno e mantém um fluxo constante de peregrinos durante o resto do ano. Durante o período da festa é comum os hotéis de Goiânia ficarem lotados, apesar da cidade contar com uma boa rede hoteleira.

 

Reflexos

De acordo com o Sebrae,  eventos de turismo religiosos como esses estão atraindo investimento de pequenos negócios e movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços, turismo e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do país.

Na cidade de Abaetetuba, localizada a 120 quilômetros de Belém, no Pará, os 100 profissionais da Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba (Asamab) produzem aproximadamente 45 mil peças para serem comercializadas na Feira de Artesanato do Círio.

A feira já é tradicional, porém se profissionalizou nos últimos anos, a partir da parceria dos artesãos com o Sebrae. Para que esses empreendedores possam aproveitar as oportunidades geradas pelo turismo relacionado ao Círio, a instituição os orientou em aspectos como a padronização das barracas, a melhoria do acabamento das peças, a formação de preço, a organização das finanças e o atendimento ao cliente.

 

Turismo religioso gera emprego e renda

“O turismo religioso gera oportunidades de emprego e renda diretamente a artesãos, pequenas indústrias e lojas que lidam com artigos como estátuas, artefatos, santinhos e camisetas, mas também, por conta da grande movimentação de pessoas, aquece empreendimentos como restaurantes, agências de viagem, transportes e guias turísticos”, destaca o presidente do Sebrae e ex-Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Atenta a esse movimento, a instituição tem desenvolvido ações específicas de apoio aos negócios voltados para o turismo religioso.

Um dos reflexos desse apoio é que os membros da Asamab, que se dedicavam à atividade somente no período próximo ao Círio de Nazaré e no resto do ano exerciam outros trabalhos, passaram a atuar exclusivamente no artesanato.

Ainda com o suporte do Sebrae, em ações de acesso a mercado, os artesãos romperam as fronteiras do Pará e levaram seus produtos para eventos como a Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho, no Rio de Janeiro, durante a visita do Papa Francisco ao Brasil.

 

Mapa de Oportunidades

Noutra ação, o Sebrae na Bahia lançou um mapa de oportunidades do mercado de turismo religioso. O material mapeia alguns dados, como o fato de que as festas religiosas e romarias atraem cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano a um circuito que reúne municípios do interior do estado como Bom Jesus da Lapa, Canudos e Monte Santo.

O material também apresenta os principais eventos ligados ao segmento na Bahia, destaca a legislação do setor, ressalta o perfil do turismo religioso e aponta o papel de o empreendedor contar com instrumentos como pesquisa de mercado e plano de marketing.

 

Dicas do Sebrae para quem quer trabalhar com o turismo religioso

Os especialistas do Sebrae chamam a atenção dos empreendedores que pretendam aproveitar essa demanda e investir em produtos e serviços para o mercado cde turismo religioso:

– É preciso estar atento à demanda de clientes que pode surgir próxima ao evento. Deve-se pensar antecipadamente na formação de estoques e na contratação de funcionários provisórios.

– Além de contratar os funcionários, o empresário precisa capacitá-los com pelo menos um mês de antecedência ao início do trabalho, para que prestem um atendimento de qualidade ao cliente.

– O empreendedor não deve praticar preços abusivos dos seus produtos e serviços por conta do aumento na demanda. Com as redes sociais e outros instrumentos da internet, o consumidor tem condições de pesquisar preços e compartilhar experiências facilmente com outras pessoas. Recomenda-se pesquisar os valores praticados pela concorrência.

– É necessário conhecer os valores e tradições da religião com a qual tenha interesse de atuar.

 

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