Se desistir da viagem para a JMJ posso receber o que já paguei?

correio do leitorGostaria de saber se eu desistir da viagem JMJ para o Rio de Janeiro em 2013 vocês devolvem uma parte do dinheiro que eu paguei até agora, pois aconteceu um imprevisto e infelizmente eu não vou mais poder viajar. Gostaria de saber como fica a minha situação, por favor entre em contato comigo, preciso saber o mais breve possível. Obrigada, Pauline.

Cara Pauline, 

Infelizmente não temos como responder à sua pergunta, pois não organizamos, vendemos, revendemos nem indicamos viagens religiosas. Muito provavelmente, você deve estar se referindo a uma viagem organizada pela comunidade Obra de Maria, com a qual não temos qualquer tipo de vínculo.

Como a Viagens de Fé aparece com destaque nos resultados de buscas do Google e outros mecanismos de busca quando a busca tem os termos Obra de Maria ou Canção Nova, é muito comum acontecer essa cionfusão, como é possível percveber lendo o nosso Correio do Leitor.

É uma pena que você não vá poder participar da viagem para participar da Jornada Mundial da Juventude, no próximo ano no Rio de Janeiro.

Por favor verifique com cuidado a documentação que recebeu quando comprou a viagem e verifique os dados de contato da empresa responsável.

Independente de qual seja a empresa, como está cancelando com mais de seis meses de antecedência, você com toda certeza tem direito à devolução de parte substancial ou de todo o valor já pago. Isso deve fazer parte do contrato de viagem que a empresa deve ter lhe mandado obrigatoriamente.

Para que esse cancelamento seja formalizado, é muito importante que ele não seja feito verbalmente, por chat ou por e-mail. É essencial que ele seja feito usando meios de comunicação mais tradicionais, como por exemplo uma carta registrada com aviso de recebimento.

Escreva uma carta, de preferência impressa, dizendo que por motivo de força maior não vai poder participar da viagem marcada para tal data (especifique), colocando a seguir todos os seus dados pessoais (nome, Rg e CPF), endereço de correspondência e dados para crédito do valor.  Se possível, tire uma cópia do contrato de viagem que recebeu da empresa e de outros comprovantes que tiver (recibos, boletos bancários, etc.)  e mande junto com a carta.

Uma carta registrada com aviso de recebimento deve ser mandada de uma agência dos Correios e custa mais caro para enviar que uma carta normal. No entanto, ao recebe-la, uma pessoa da empresa que lhe vendeu a vuagem vai ter de assinar o comprovsante de entrega, que será mandado a você. E esse compriovante é a sua prova de que comunicou o cancelamento da viagem com a devida antecedência.

Caso a empresa se recuse a fazer o reembolso, procure o Procon da sua cidade e também nos avise, pois faremos uma reportagem a respeito.

Se tudo der certo e você receber o reembolso sem problemas, também gostaríamos de saber, pois é importante destacarmos quais são as empresas do setor de turismo religioso que agem respeitando a lei e o consumidor.

Abraços e que Deus a abençoe,

Amadeu

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!