Santuário Nacional usa fam trips para atrair mercado de turismo e eventos

Santuário Nacional de Aparecida visto desde a passarela - foto Thiago Leon

 

O Santuário Nacional passou a adotar novas técnicas para estimular o turismo religioso, realizando sua primeira viagem de familiarização (fam trip) para profissionais, formadores de opinião e representantes de algumas das principais entidades de turismo e eventos.

Durante os dias 18 e 19 de abril, os participantes fizeram visitas técnicas ao ao Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao hotel Rainha do Brasil, onde também ficaram hospedados,  assim como uma visita monitorada ao Santuário Nacional.

Atrações como o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Memorial da Devoção e os Bondinhos Aéreos também fizeram parte do itinerário da fam trip.

 

O que são fam trips?

 

Vista noturna do interior do Santuário Nacional de Aparecida - Foto Viagens de Fé

 

Conhecidas como fam trips ou fam tours, as viagens de familiarização são organizadas por destinos ou atrações de turismo para permitir que profissionais os conheçam melhor e, assim, gerem aumentos do volume de visitantes encaminhados por esses profissionais.

No caso de Aparecida, além do destino e suas atrações, foram foco da fam trip também o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e o hotel Rainha do Brasil.

Um outro tipo de viagem de familiarização são as “press trips“, que buscam apresentar destinos, atrações e serviços turísticos para jornalistas, gerando divulgação nos respectivos veículos de comunicação e atingindo dessa maneira os respectivos leitores.

Segundo a equipe responsável pela organização dessa primeira fam trip, como principal destino de peregrinação do Brasil, o Santuário Nacional tem potencial para abrigar eventos de diversos segmentos nos espaços do Centro de Eventos,  do hotel Rainha do Brasil e da Cidade do Romeiro.

 

Iniciativa merece destaque

 

Santuário Nacional de Aparecida visto a parrir dos jardins da Cidade do Romeiro - Foto: Viagens de Fé

 

A iniciativa do Santuário Nacional adotando esse tipo de ferramenta de Marketing merece destaque e deveria ser seguida por outros polos de turismo religioso de todo o Brasil.

LEIA TAMBÉM:  Pará destaca perfil dos visitantes do Círio de Nazaré

Quanto mais profissionais-chave de turismo, formadores de opinião, multiplicadores e jornalistas conhecerem com maior detalhe esses destinos e atrações, melhor para esses destinos e atrações, bem como para o turismo religioso como um todo.

Infelizmente, para a maioria dos nossos estados, cidades e regiões, o turismo religioso raramente é considerado como produto turístico capaz de gerar inúmeros benefícios.

Além de ser um pooderoso instrumento de evangelização, o turismo religioso ajuda a preservar o patrimônio religioso, a aumentar a arrecadação de impostos, a geração de renda e a criação de novos negócios, entre outros benefícios.

Parabéns à equipe do Santuário Nacional pela iniciativa de realização dessa primeira fam trip! Que essa seja apenas a primeira de muitas.

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!