Santuário Nacional de Aparecida recebe encontro de representantes de museus

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida- Thiago Leon

 

Na próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, o Santuário Nacional, principal destino de turismo religioso do Brasil, será sede do 1º Encontro das Instituições Museológicas do Vale do Paraíba em 2017.

O evento tem como objetivo fortalecer a articulação já existente entre os museus da região, abrangendo instituições do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

As reuniões fazem parte do calendário das instituições e acontecem bimestralmente, proporcionando uma integração de projetos e trabalhos.

A pauta do dia contemplará a apresentação de novos dirigentes dos museus, a proposta de uma ação coletiva das instituições da região para a 15ª Semana Nacional dos Museus e a apresentação da exposição itinerante “Atletas do Vale”.

Antes das discussões, que acontecerão no período da tarde, os participantes do Encontro realizarão uma visita técnica no período da manhã pelos museus localizados no Santuário Nacional.

O roteiro inclui o Museu Nossa Senhora Aparecida, sua reserva técnica e seu laboratório de restauro, e o Memorial da Devoção, onde está localizado o Museu de Cera de Aparecida.

A pauta da reunião também incluirá a possibilidade de realização de uma exposição coletiva, ou da criação de um catálogo virtual, de modo que a diversidade dos tipos de museus da região (históricos, artístico, de arte sacra, esportivos, de xilogravura etc) tenham seu potencial turístico aprimorado.

O Encontro é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através do Sistema Estadual de Museus, de sua Secretaria de Cultura e tem o apoio do Santuário Nacional, por meio do Museu Nossa Senhora Aparecida.

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!