Santuário Nacional começa a receber grandes romarias em fevereiro

 

Romeiros passam em frente ao nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional

 

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil,  começa a receber a partir do mês de fevereiro a peregrinação das grandes Romarias.

A visita de um dos maiores grupos de devotos acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês, quando o Santuário Nacional acolhe a Romaria Nacional do Terço dos Homens.

Em 2016 mais de 50 mil romeiros participaram do encontro e este ano a expectativa é de que esse número seja superado.

Entre grandes grupos, como o Terço dos Homens, e os menores, em média com 100 participantes, o Santuário Nacional acolhe diariamente cerca de 40 romarias.

 

Terço dos Homens no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

 

Estimativas indicam que os grupos organizados de romeiros representam cerca de 20% dos visitantes do Santuário Nacional.

Em 2016, quando a Basílica de Aparecida foi visitada por 11. 701.889 pessoas, cerca de 2,2 milhões eram romeiros organizados em grupos de peregrinação.

A Romaria Nacional da Pastoral da Saúde, que em sua edição do último ano reuniu mais de 10 mil agentes de todo o país, também tem peregrinação agendada para fevereiro, no dia 11, quando é recordado o Dia Mundial dos Enfermos.

Durante todo o ano, outras grandes romarias também são aguardadas. A da Arquidiocese do Rio de Janeiro, organizada desde 1902, peregrina em agosto e também registra a presença de dezenas de milhares de devotos. No mesmo mês a Romaria da Diocese de Campo Limpo visita Aparecida com mais de 30 mil devotos.

Os Arautos do Evangelho realizam sua peregrinação anual também no mês de agosto, com mais de 8 mil membros de todas as partes do país participando.

Assim como os Arautos, outros movimentos da Igreja também são responsáveis pelas grandes romarias.

LEIA TAMBÉM:  Rotas da Fé: com 20 mil ônibus, Jornada terá maior operação de turismo religioso já feita no país

Em abril, 8 mil membros dos Vicentinos e 13 mil participantes do Movimento de Schoenstatt são acolhidos no Santuário Nacional. Em junho é a Legião de Maria reúne mais de 10 mil devotos.

Apesar de 2017 ser um ano de comemorações pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, não deve acontecer um aumento significativo no número de visitantes.

“Quem nos visita no nosso aniversário são amigos, aqueles que já são de casa”, comenta o Reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!