Santuário do Bom Jesus da Lapa realizou novenário

Santuário de Bom Jesus da Lapa - Rita Barreto - Setur-BA

Romeiros no Santuário de Bom Jesus da Lapa

O Santuário do Bom Jesus da Lapa, principal destino de turismo religioso da Bahia, acaba de realizar o seu tradicional novenário, atraindo dezenas de milhares de romeiros.

Uma nova iluminação cênica contribuiu para valorizar ainda mais as celebrações religiosas realizadas no período entre os dias 28 de julho e 6 de agosto.

A procissão deste ano, cujo tema é ‘Bom Jesus é o Rosto Misericordioso do Pai’, ofereceu alguns cenários de rua, como o Batismo de Jesus, na Igreja de Santa Luzia; a Transfiguração, no Cruzeiro de Santa Luzia; e a Ultima Ceia, em um cruzamento de avenidas.

Romeiros da Bahia, São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, dentre outros, se mobilizam para a festa do Bom Jesus, que é realizada há 325 anos.

Segundo o Reitor do Santuário, Padre Devaldo Menez, esse é um “momento de renovação da fé onde os romeiros se encontram com o Bom Jesus e assim renovam sua espiritualidade”, passando mais tempo nas grutas, fazendo orações e participando das celebrações.

 

Nova iluminação cênica

 

Procissão na festa de Bom Jesus da Lapa - Setur-BA

Detalhe da procissão na festa de Bom Jesus da Lapa

 

Datado do século XVII, o conjunto de grutas que abriga os espaços religiosos recebeu nova iluminação cênica, em uma reforma que incluiu a instalação de 150 projetores de alta potência, com baixo consumo de energia, na torre e na gruta.

A nova iluminação com lâmpadas de LED valoriza a beleza, protege o local contra a umidade e ajuda a conservar altares e esculturas com menor consumo de energia elétrica.

Para maior segurança dos visitantes, também foram instaladas câmeras de monitoramento na entrada da gruta, cujas imagens são acompanhadas em tempo integral pela Polícia Militar. E já há projeto para reurbanização do entorno do patrimônio.

LEIA TAMBÉM:  446ª Festa da Penha, festa de fé e devoção no Espírito Santo

O secretário de Turismo da Bahia, José Alves, ressalta a importância desta manifestação religiosa para o município e toda a região, além do valor cultural da festa.

Segundo ele, o Governo da Bahia investiu na valorização do centro de peregrinação e contribui para o fortalecimento do turismo religioso no Estado.

Roteiro

Conhecida como a “Capital Baiana da Fé”, Bom Jesus da Lapa fica a 902 quilômetros de Salvador e oferece muitos atrativos de turismo religioso.

Entre elas estão as grutas do Bom Jesus, de Nossa Senhora da Soledade, entre outras e a subida ao morro da Lapa, onde se encontra o cruzeiro e estátuas de tamanho natural da última estação da Via Sacra.

Além disso, a cidade oferece outros atrativos turísticos, como por exemplo o passeio de lancha pelo Rio São Francisco e a prática de rapel ou tirolesa sobre o Rio São Francisco.

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!