Santuário de Fátima recebeu mais de 9,4 milhões de peregrinos em 2017

Santuário de Fátima, em Portugal. Visita do Papa Francisco em 2017 - foto agência Ecclesia

O Papa Francisco encerrou as comemorações dos 100 anos das aparições no Santuário de Fátima

 

O Santuário de Fátima, em Portugal, recebeu mais de 9,4 milhões de peregrinos no ano passado, quando foi celebrado o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Esses peregrinos puderam participar de 14.326 celebrações oficiais e particulares organizadas nos espaços celebrativos do Santuário de Fátima.

Números oficiais

Os números oficiais relativos ao ano do Centenário das Aparições foram apresentados durante o 40º Encontro de Hoteleiros e Responáveis de Casas Religiosas de Fátima, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, quando a Direção do Santuário se encontrou com os representantes dos meios de hospedagem de Fátima.

O número recorde de peregrinos que visitaram a Cova da Iria, onde Nossa Senhora apareceu para os três pastorinhos, ultrapassou as melhores expectativas das autoridades civis.

A presença do Papa Francisco, que se fez peregrino de Fátima, em maio, e a Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto contribuíram para que se chegasse a um número expressivo de peregrinos, tanto em grupos organizados, quanto em peregrinações individuais ou familiares.

109 países

Só o número de grupos organizados atingiu 8.881 peregrinações, provenientes de 109 países.

Se considerarmos que o maior número de peregrinos visita a Cova da Iria entre maio e outubro, período em que se celebram no Santuário de Fátima as seis aparições de Nossa Senhora, e por isso é considerado o tempo das grandes peregrinações internacionais, registou-se nesse período uma média de 1,6 milhões de peregrinos por mês, sendo que setembro e outubro são, cada vez mais, os meses escolhidos pelos grupos organizados para a peregrinação a Fátima.

Além disso, no ano de 2017 por comparação com o ano anterior, quase que triplicaram as peregrinações estrangeiras (foram 7.110 peregrinações em 2017 e 2711 em 2016), tendo mais do que triplicado o número de peregrinos estrangeiros (374.586 em 2017 e 124.504 em 2016).

Também a origem destes grupos foi muito mais diversificada em 2017, confirmando não só a universalidade da Mensagem de Fátima mas também a internacionalização do Santuário, como espaço de oração, adoração e conversão.

Peregrinos da Ásia, Europa e Portugal

Somente da Ásia, de países majoritariamente hindus e muçulmanos, peregrinaram ao Santuário de forma organizada 31.561 peregrinos, confirmando a tendência de crescimento já manifestada em anos anteriores.

Deve-se ressaltar aqui a presença de inúmeros peregrinos da China continental, República da Coreia, Filipinas e Vietnam.

A Europa continua, contudo, a ser a origem da maioria dos peregrinos que visita a Cova da Iria em grupo.

Países como Itália, Polónia, Espanha e Irlanda, e no ano do Centenário particularmente os países da Europa de Leste, como a Rússia, a Eslováquia, a Ucrânia e a República Checa, fizeram-se anunciar junto do Serviço de Peregrinos do Santuário com uma grande expressão.

De Portugal aconteceram várias peregrinações diocesanas, com particular relevo para as peregrinações de Leiria-Fátima, Lisboa, Coimbra e Porto pelo número de peregrinos envolvidos.

Durante o ano de 2017 a diocese do Porto levou ao Santuário 80 mil diocesanos, 40 mil dos quais na peregrinação diocesana de 9 de setembro. De Lisboa participaram nas celebrações do Santuário 51.612 diocesanos e de Leiria-Fátima 27.247.

 

LEIA TAMBÉM:  São Paulo merece mais destaque como destino de turismo religioso

Outros destaques

 

Fátima, Portugal - Procissão - imagem Turismo de Lisboa

 

As estatísticas oficiais do Santuário de Fátima relativas a 2017 incluem dados que refletem a importância das celebrações durante esse ano, como a participação de 86.555 sacerdotes celebrantes e o número de peregrinos que comungangaram durante as celebrações, que ultrapassou os dois milhões.

As missas oficiais continuam a ser as celebrações mais participadas no Santuário, com 3,9 milhões de peregrinos, logo seguidas pela celebração do Rosário e da Procissão das Velas, com 1,9 milhões de peregrinos participantes.

A Capelinha das Aparições e as duas Basílicas são os lugares mais visitados do Santuário de Fátima, com 3,7 milhões e 1,1 milhões de peregrinos, respectivamente.

Além disso, os grupos organizados estrangeiros organizaram e participam de Vias Sacras no Caminho dos Pastorinhos.

Outro reflexo do grande aumento no número de peregrinos em  2017 foi o número de celebrações particulares organizadas no Santuário, que duplicou tanto no que se refere às missas particulares (8005 em 2017 e 4535 em 2016), quanto no que toca às outras celebrações (2192 em 2017 e 1102 em 2016).

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!