Santos comemora sua padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat

Festa de Nossa Senhora do MOnte Serrat, em Santos, SP

Neste final de semana o turismo religioso tem seu ponto alto na cidade litorânea de Santos, a 72 km. da capital do estado de São Paulo, com o encerramento das festividades em comemoração a sua Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat.

Desde 25 de agosto a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat recebe as atenções dos fiéis em local de destaque na Catedral de Santos, onde ficará até este domingo, 8 de setembro, quando o município rende homenagem à sua Padroeira.

A comemoração foi iniciada quando o andor com a imagem foi carregado, sob frio e garoa, pelos 415 degraus da escadaria, desde o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, situado no alto do morro que leva o seu nome, no centro da cidade.

Após missas solenes com o Pe. José Maria da Silva às 7h00, com o Pe.Caetano Rizzi às 8h00, o bispo Dom Jacyr Francisco Braido celebrará a missa campal em frente à igreja. Em seguida acontecerá a procissão conduzindo a imagem venerada até o Paço Municipal, onde haverá Renovação da Consagração da cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat.  Depois dessas atividades, ela retornará ao seu Santuário .

A capela foi construída em 1603, mas a santa ganhou a confiança do povo em 1614, quando as pessoas ali se refugiaram dos piratas holandeses que invadiam a cidade.

O desmoronamento de uma parte do morro, que soterrou os corsários e acabou salvando os habitantes, passou a ser interpretado como um milagre de Nossa Senhora.

Não deixe de ler também:

2 comentários para "Santos comemora sua padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat"

  1. Nilva Silva Duarte  09/09/2013 at 14:31

    Bom dia!

    Tenho muito interesse em fazer uma excursão para Terra Santa, mas gostaria de saber como é o procedimento para participar e como é a forma de pagamento e o que está incluso.
    Fico no aguardo de uma resposta.

    Responder
    • Amadeu Castanho  12/09/2013 at 10:33

      Olá, Nilva.

      Obrigado pela sua mensagem e por ler a Viagens de Fé.

      O turismo religioso pela Terra Santa é uma das opções mais procuradas pelos brasileiros, embora esteja havendo grande aumento na procura de roteiros pela Itália e pelos Santuários Marianos.

      O procedimento para participar é basicamente o mesmo em todas as empresas que oferecem viagens para a Terra Santa: depois de escolher a sua empresa de confiança, você verifica quais as datas e roteiros disponíveis e escolhe uma.

      Em roteiros de turismo religioso, na maioria das vezes essa escolha é feita levando em conta quem será o Diretor Espiritual que irá acompanhar o grupo.

      Antes de se comprometer, é importante pesquisar sobre a empresa escolhida. Leia com cuidado as recomendações publicadas em .

      Feita escolha, você preenche o contrato e começa a pagar. Normalmente as empresas exigem que a viagem esteja paga antes da data da saida do Brasil. Algumas oferecem planos de financiamento com entrada maior e parcelas que ultrapassam o retorno da viagem. Outras têm um pagamento do tipo “poupança”, que pode ser feito por anos até atingir o valor necessário.

      Antes de viajar, é importante lembrar de tirar (ou renovar) o passaporte e verificar as temperaturas esperadas durante a sua viagem, para não ter nenhuma surpresa.

      Boa viagem e que Deus a abençoe!

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!