Região de Aparecida tem muitas atrações interessantes para visitar

Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP - Foto Setur SP

Basílica Velha, em Aparecida

Quem visita Aparecida, principal destino de turismo religioso do Brasil, tem muitas opções de passeios para enriquecer a viagem, não só na própria cidade, mas também na região vizinha.

Em Aparecida, depois de fazer suas devoções no Santuário Nacional, nada mais interessante do que aproveitar a oportunidade para conhecer o Porto Itaguassu, que marca o local do rio Paraíba do Sul onde foi achada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, ir de bondinho até o Mirante do Morro do Cruzeiro ou conhecer o moderno Museu de Cera e o Cine Padroeira.

Além disso, a região em torno da cidade oferece opções de passeios para todos os gostos, seja de turismo religioso, histórico ou cultural, sem falar na gastronomia.

Campo de lavanda em Cunha, na região de Aparecida - Foto Setur SP

Campo de lavanda, em Cunha

Em função da sua localização provilegiada, a região de Aparecida permite que o visitante explore cidades com rico conteúdo histórico, curta a praia ou a montanha, visite belas igrejas, conheça o rico acervo de vários museus e experimente saborosos pratos que remetem à tradição dos tropeiros.

Um dos passeios únicos oferecidos pela região de Aparecida, por exemplo, é na estância climática de Cunha. A meio caminho da histórica Parati e seu casario período colonial, é possível visitar a única plantação de lavanda do Brasil, uma experiência muito apreciada em papíses como a França.

 

Turismo religioso é destaque na região de Aparecida

 

Estátua de Frei Galvão, em Guaratinguetá, na região de Aparecida - Foto Setur SP

Estátua de Frei Galvão, em Guaratinguetá

Guaratinguetá, terra de Frei Galvão, fica bem ao lado de Aparecida e abriga o Santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro.

Outros atrativos da cidade são a Casa de Frei Galvão, onde ele morou e que hoje abriga o Museu Frei Galvão, onde são expostas diversas de suas relíquias; o Memorial Frei Galvão, o Santuário de Frei Galvão e a Catedral de Santo Antonio, cujo interior é de antes da época em que o primeiro santo brasileiro viveu na cidade.

LEIA TAMBÉM:  Aparecida do Norte continua sendo o nome mais usado

Ainda em Guaratinguetá, a alguns quilômetros do centro da cidade, fica o bonito Santuário da Esperança, dentro da comunidade Fazenda da Esperança, visitada pelo papa Bento XVI em 2007.

Um pouco mais à frente, em Lorena, fica a comunidade Bethânia, fundada pelo saudoso Padre Léo. A cidade também tem belas igrejas, com destaque para o Santuário Mariano de São Benedito, o único dedicado a esse santo em todo o mundo.

Continuando mais alguns quilômetros pela Via Dutra em direção ao Rio de Janeiro vale a penma visitar Cachoeira Paulista, onde fica a sede da comunidade Canção Nova, com o belíssimo Santuário do Pai das Misericórdias e um enorme centro de eventos, capaz de receber dezenas de milhares de pessoas.

Cachoeira Paulista abriga ainda o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça, que atrai cada vez mais fiéis a cada ano que passa.

Santuário de Santa Terezinha, em Taubaté, na região de Aparecida - foto Setur SP

Santuário de Santa Terezinha, em Taubaté

A região de Aparecida ainda está cheia de belas igrejas que merecem ser visitadas na própria Aparecida, como a Basílica de Nossa Senhora Aparecida – mais conhecida como Basílica Velha -,  como também em outras cidades como Lorena, Taubaté, Pindamonhangaba, Cunha, entre outras.

Em Taubaté, por exemplo, ficam a Catedral de São Francisco das Chagas, a igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Santuário Santa Terezinha.

Em resumo, o Vale do Paraíba, também conhecido como Vale da Fé, ainda tem muitas outras atrações para serem visitadas por quem gosta de turismo religioso.

Vale a pena aproveitar a oportunidade e planejar uma viagem mais longa para explorar as muitas opções de passeios e visitas disponíveis na região de Aparecida!

Nas próximas semanas continuaremos apresentando mais detalhes sobre os muitos destinos e atrações da região em torno de Aparecida.

LEIA TAMBÉM:  Memorial da Devoção ganha estátua do humorista Renato Aragão

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!