Quero visitar o Santuário de Lourdes, na França

Correio do leitor - dúvidas sobre turismo religiosoBom dia, preciso de uma ajuda.

Em maio tiro férias e pretendo ir ao Santuário Mariano de Lourdes.

Sou moradora do Rio de Janeiro e estou procurando indicação de agências que fazem turismo religioso, pois pretendo ir em excursão.

Aguardo retorno,

Abraços,

Regina Monteiro

 

Olá, Regina.

Muito obrigado pela consulta e por ler a Viagens de Fé, a publicação brasileira sobre turismo religioso.

Uma das características do mercado de turismo religioso no Brasil em relação ao Exterior é que a maioria absoluta das empresas especializadas é de pequeno porte e só oferece roteiros esporádicos.

Embora Lourdes seja um dos Santuários Marianos mais visitados do mundo, vai ser difícil encontrar uma agência especializada em turismo religioso que tenha um roteiro especificamente para esse Santuário exatamente em maio, embora seja possível encontrar alguma que inclua Lourdes em um roteiro pelos Santuários Marianos ou alguma que inclua a cerimônia de Canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII e depois inclua Lourdes entre as cidades visitadas no resto do roteiro.

Esses roteiros têm vantagens e desvantagens. Uma das vantagens é que normalmente existe um Diretor espiritual ou Orientador espiritual, normalmente um sacerdote ou missionário religioso, que costuma celebrar Missas durante a viagem e cuida da orientação espiritual para os passageiros, abordando os lugares visitados pelo lado religioso.

As principais desvantagens é que normalmente são grupos fechados, que dependem de ser atingido um determinado número de passageiros para serem realizados e que a data de saída é fixa, o que muitas vezes não atende quem só pode viajar em um período determinado, como você.

Operadoras de turismo que não são especializadas em turismo religioso, como a CVC e a Flytour, passaram a oferecer roteiros com saídas garantidas, não dependendo do atingimento de número mínimo de passageiros. Em compensação, são grupos que não costuma ter um Diretor ou orientador espiritual.

Você não deixa claro quanto tempo pretende passar em Lourdes. Caso um dia seja suficiente, procure roteiros que incluam outros Santuários Marianos ou roteiros com rótulos como Portugal, Espanha e França ou Itália, Espanha e França, por exemplo.

Caso tenhamos informações sobre um roteiro específico para Lourdes no mês de maio, entraremos em contato com você.

Faça um santa viagem e que Deus a abençoe!

Amadeu

 

LEIA TAMBÉM:  Círio de Nazaré ganha novo website

 

 

 

 

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!