Paris, um destino de turismo religioso que vale a pena descobrir

Saint Chapelle, igreja com belíssimos vitrais em Paris, na França - divulgação

A belíssima Sainte Chapelle, em Paris

 

Mais de 600 mil brasileiros passam por Paris todo ano, mas com certeza poucos se lembram de que a capital francesa é um importante destino de turismo religioso, cheio de belas e importantes igrejas e corpos de muitos santos.

É em Paris que ficam a famosíssima catedral de Notre Dame (Nossa Senhora), a belíssima Sainte Chapelle (Santa Capela), o santuário Capela da Medalha Milagrosa, a capela de São Vicente de Paulo, a basílica de Sacré Coeur (Sagrado Coração), a basílica de Saint Denis e muitas outras igrejas.

Não deixe de visitar em Paris

 

Catedral de Notre Dame de Paris, às margens do Rio Sena, atração de turismo religioso mais visitada na capital francesa- divulgação

Vista lateral da Catedral de Notre-Dame de Paris

São patrimônios do turismo religioso que merecem ser visitadas por sua beleza, por sua relevância histórica, por abrigarem relíquias de grande importância para os cristãos e, muitas vezes, pela conjugação de mais de uma dessas justificativas.

Pode-se chegar com facilidade à maioria absoluta delas graças à excelente rede do metrô de Paris e pela proximidade entre uma e outra, que incentiva a caminhar.

E caminhar em Paris é um programa à parte, instrutivo e divertido mesmo para quem já esteve na cidade antes.

Detalhe do interior da Sainte Chapelle, em Paris, na França - foto: Viagens de Fé

Detalhe do interior da Sainte Chapelle

A catedral de Notre Dame de Paris, uma das atrações mais visitadas na cidade, fica a apenas 350 metros da Sainte Chapelle, ambas na Ile de la Cité, ilha em meio ao famoso rio Sena conectada às atrações da margem direita (Rive Droite) e da margem esquerda (Rive Gauche) por pontes e estações de metrô.

LEIA TAMBÉM:  Abadia do Mont Saint Michel, uma visita imperdível

As duas têm muito mais em comum que a localização e a proximidade. A Sainte Chapelle foi construída para abrigar três importantíssimas relíquias obtidas por um rei da França: a coroa de espinhos imposta a Jesus, um pedaço da cruz na qual Ele foi pregado e um dos cravos usados para isso. Hoje, essas relíquias estão na catedral de Notre Dame

Detalhe da Capela da Medalha Milagrosa, em Paris - foto: Divulgação

Detalhe da Capela da Medalha Milagrosa

Outro exemplo da facilidade de acesso e da proximidade pode ser dado pelo santuário da Medalha Milagrosa, que fica a menos de 200 metros da capela de São Vicente de Paulo. Saindo de uma basta ir até a esquina, virar e caminhar cerca de 100 metros para chegar à outra.

Nos dois lugares você pode orar junto aos corpos incorruptos de dois santos: o de Santa Catarina Labouré, exposto sob um altar lateral no santuário da Medalha Milagrosa e o de São Vicente de Paulo, exposto num mezzanino sobre o altar da capela dedicada ao santo.

Basílica du Sacré Coeur, em Paris

Basílica do Sacré Coeur, em Paris

Visitar a Basílica de Sacré Coeur (Sagrado Coração) também é fácil, com acesso por ônibus e pelo metrô. Ela fica no topo de uma colina no bairro de Montmartre, de onde se pode ter uma bela vista da cidade.

LEIA TAMBÉM:  França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso

Quem preferir não subir a escadaria tem a opção de usar o bondinho (funicular). Um dos diferenciais da Basílica de Sacré Coeur é o horário de funcionamento estendido, que vai das 6h00 até as 22h30, permitindo visitá-la depois de um dia de passeios, por exemplo, com a vantagem de ainda poder curtir uma vista panorâmica noturna de Paris.

Mesmo para quem não tem o turismo religioso como prioridade, visitar essas e outras atrações do mesmo tipo em Paris é uma excelente opção, que merece ser levada em conta na hora de planejar uma visita à capital francesa.

Visite os sites de algumas das atrações de turismo religioso em Paris:

Catedral de Notre Dame de Paris – www.notredamedeparis.fr/es

Sainte Chapelle – www.sainte-chapelle.fr/es/

Capela da Medalha Milagrosa – www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com/langues/portugues

Basílica de Sacré Coeur – www.sacre-coeur-montmartre.com/portugais

 

A Viagens de Fé visitou a França a convite da Atout France

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!