Prudentópolis é exemplo da grande variedade de opções de turismo religioso do Paraná

Pêssanka em frente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Ivaí, Paraná - igrejas ucranianas

Monumento reproduz pêssanka em frente à igreja do Sagrado Coração de Jesus em Ivaí

 

Com grande número de destinos e atrativos de turismo religioso, o Paraná oferece um variado leque de opções para quem gosta de turismo religioso.

São santuários, igrejas e roteiros de peregrinação espalhados pelas diversas regiões do estado, que têm atraído um número cada vez maior de pessoas.

O Paraná também é um dos estados brasileiros que melhor tem trabalhado para a estruturação dessa modalidade de turismo.

Isso é reflexo do trabalho conjunto da Paraná Turismo, competente autarquia que responde pela estruturação e promoção do turismo no estado, das secretarias municipais de turismo e da Pastoral do Turismo no estado, que tem muitos anos de atuação.

Prudentópolis

 

Paróquia de São Josafat, em Prudentópolis, Paraná - igrejas ucranianas

Igreja de São Josafat, em Prudentópolis

Um exemplo entre os muitos destinos de turismo religioso que merecem ser visitados no Paraná é a cidade de Prudentópolis, onde a maioria da população descende de imigrantes ucranianos. A cidade tem belas igrejas em estilo ucraniano, caracterizadas internamente pelos seus ícones e externamente pelas suas cúpulas típicas.

Um dos pontos altos das celebrações religiosas em Prudentópolis é no período da Páscoa, quando a população celebra de acordo com a tradição ucraniana, começando no sábado, quando os fiéis fazem fila em frente da Igreja de Josefat para a tradicional bênção alimentos.

Pêssanka, tradição da Páscoa ucraniana em Prudentópolis, no Paraná

Pêssanka, tradição da Páscoa ucraniana em Prudentópolis

Uma das tradições da cultura ucraniana associadas à Pàscoa é o uso das “pêssankas“, ovos que têm as cascas inteiramente pintadas à mão com delicadas figuras geométricas e entregues a amigos e parentes no periodo Pascal, quando se trocam os votos “Hréstos Voskrés” (Cristo ressuscitou) e “Voístenu Voskrés” (Em verdade ressuscitou).

LEIA TAMBÉM:  Salão Paranaense de Turismo incluirá turismo religioso

A tradição reza que as pêssankas não são pintadas, mas escritas, simbolizando vida, saúde e prosperidade.

 

Salão Paranaense de Turismo

 

24º Salão Paranaense de Turismo - 26 a 28 de abril - Curitiba, PRUma amostra da grande variedade de destino e atrações de turismo religioso do Paraná poderá apresentada aos profissionais de turismo durante o  24º Salão Paranaense de Turismo,  que  é realizado anualmente pela ABAV-Paraná.

A edição de 2018 do evento, que é é uma das mais importantes feiras do segmento turístico no Brasil, acontece nos dias 26, 27 e 28 de Abril em Curitiba.

A Viagens de Fé estará fazendo a cobertura jornalística do evento a convite da ABAV-Paraná.

 

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!