Papa Francisco já faz crescer turismo religioso para a Argentina

Catedral Buenos Aires

A Catedral Metropoliutana de Buenos Aires, no centro da capital argentina

A escolha de um Papa nascido na Argentina já está fazendo muitas pessoas incluirem a Argentina nos seus planos de turismo religioso.

Afinal, é natural querer conhecer onde nasceu, cresceu e exerceu o seu sacerdócio o Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, ex-Cardeal Primaz da Argentina e hoje o Papa Francisco.

Um dos centros da atenção dos visitantes deve ser a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, principal igreja católica da capital da Argentina. Localizada diante da conhecida Praça de Maio, bem no centro da cidade, ela fica na esquina da avenida Rivadavia e da rus San Martín.

O site da Catedral traz logo na sua primeira página um texto muito bonito dirigido a quem a visita. Teria sido escrito pelo atual Papa?

Confira abaixo:

O silêncio do espirito já é uma oração.
Num templo católico, entramos calçados, mas a nossa atitude deveria ser como se estivessemos descalços e nas pontas dos pés.
Ali, num lugar retirado no templo, Alguém espera a nossa visita.
Que possamos deter por um momento a nossa curiosidade artística e dediquemos alguns instantes para um diálogo com Ele, uma breve oração…
É a presença de Jesus Ressuscitado na forma de pão.
Para o cristão e para o turista em geral, visitar um templo não é só um momento cultural. É participar da religiosidade de um povo e um momento histórico.

 

Bem ao lado, na mesma avenida Rivadavia, fica a Arquidiocese de Buenos Aires, onde trabalhou desde 1998 o então Cardeal Bergoglio.

Imagem de Nossa Senjhora de Luján

Imagem de Nossa Senhora de Luján

 

Luján, principal destino religioso na Argentina

Embora venham a atrair muito interesse, esses dois locais não irão competir com o principal destino religioso da Argentina, a Basílica de Nossa Senhora de Luján, que fica na cidade de Luján, a apenas 68 quilometros de Buenos Aires.

LEIA TAMBÉM:  Começa hoje a Jornada Mundial da Juventude

A devoção a Nossa Senhora de Luján data de 1630, um português chamado Antonio Faría de Sá, pediu a um amigo  marinheiro que lhe trouxesse do Brasil uma imagem da Concepção de María Santísima para ser colocada em uma capela que estava sendo construida na sua fazenda.

O amigo trouxe não umas, mas duas imagens de Nossa Senhora, sendo uma  Purísima Conceição e outra entitulada Mãe de Deus com o menino Jesus dormindo nos braços. Elas foram acomodadas em caixas e transportadas em uma carroça.

Ao chegarem perto do rio Luján, pararam para dormir. No dia seguinte, viram que a carroça não saia do lugar. Abriram os caixões e avharam uma imagem que não estava lá antes, de Nossa Senhora da Conceição, com as mãos juntas ante o peito, em oração. Ela foi tirada de lá e levada até a fazenda, onde lhe dedicaram um modesto altar.

 

Serviço

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Endereço: calle San Martín 42, Buenos Aires, Argentina

Telefone: (0)11 4343 6272

 

Arcebispado de Buenos Aires

Endereço: Avenida Rivadavia, 415, Buenos Aires, Argentina

 

Basílica de Nossa Senhora de Luján

Endereço: San Martín 51, Luján, Buenos Aires, Argentina

 

A Basílica de Nossa Senhora de Luján, destino religioso na Argentina

A Basílica de Nossa Senhora de Luján

Sites úteis:

Catedral de Buenos Aires – www.catedralbuenosaires.org.ar

Arcebispado de Buenos Aires – www.arzbaires.org.ar

Basílica de Nossa Senhora de LLuján – www.basilicadelujan.org.ar

Turismo religioso na Argentina –  www.argentina.travel/pt/autentica/turismo-religioso/2000

 

 

 

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!