Juazeiro do Norte festeja a reabilitação de Padre Cícero

Estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte, Ceará - detalhe - divulgação

O turismo religioso em Juazeiro do Norte, no Ceará, deve tomar novo impulso com o anúncio da reabilitação do padre Cícero Romão Batista pelo Vaticano, anunciado no dia 13 de dezembro pelo bispo de Crato, dom Fernando Panico, durante a cerimônia da abertura da Porta Santa na Catedral da Sé.

missa-padre-cicero-juazeiro-ce ok

dom-vicente-panico-deposita-flores-tumulo-padre-cicero-juazeiro-norte-ce okNa tradicional “Missa do dia 20”, celebrada mensalmente em Juazeiro do Norte em sufrágio da alma do Padre Cícero, regionalmente conhecido como “Padin Ciço” (Padrinho Ciço), falecido em 20 de julho de 1934, foi lida na íntegra a carta enviada pelo secretário do Papa Francisco, Cardeal Pietro Parolin.

O documento oficializa a Reconciliação da Igreja Católica com Padre Cícero: “É inegável que o Padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por esse mesmo povo”.

Antes da Bênção Final da celebração presenciada por um público estimado em mais de 35 mil fiéis, autoridades civis e diversas caravanas de romeiros, Dom Fernando se dirigiu até a Capela do Perpétuo Socorro, onde depositou flores no túmulo de Padre Cícero, que faleceu suspenso das ordens sacerdotais.

Romarias, caminho de Deus
Dom Fernando Panico, bispo de Crato, Ceará, mostra carta do Vaticano que reabilita Padre Cícero

Dom Fernando Panico, bispo de Crato, Ceará, mostra carta do Vaticano que reabilita Padre Cícero

Após a cerimônia, o Bispo de Crato atendeu a Imprensa, esclarecendo dúvidas e mostrando o documento de sete páginas recebido através do  Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

Segundo Dom Fernando, o fluxo de romeiros deve ser ainda maior, pois as romarias “são a expressão de uma Igreja popular, caminho de Deus”, e a partir de agora, as realizadas à Juazeiro em louvor do “Padim Ciço”, estão reconhecidas pelo Papa Francisco.

LEIA TAMBÉM:  Começa hoje a Jornada Mundial da Juventude

Segundo o pároco da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, o número de romeiros que visitam Juazeiro do Norte para homenagear Padre Cícero tende a aumentar com a notícia da reconciliação.

A Prefeitura da cidade, maior destino de turismo religioso do Nordeste, está investindo em obras de mobilidade urbana, como o Anel Viário, para facilitar o trânsito no centro da cidade e melhorar o fluxo de romeiros.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!