Grandes eventos exigem cuidados com a sua segurança

Festa da Penha, um dos grandes eventos de turismo religioso no Espírito Santo

 

A regra é simples: onde há aglomerações é preciso tomar cuidado redobrado com a segurança e os grandes eventos religiosos não fogem à regra.

Não importa se você vai participar de uma festa de rua, como a de Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo; se está em Aparecida para a Festa da Padroeira, se vai acompanhar o belo Círio de Nazaré em Belém ou um evento numa paróquia na sua cidade.

Pode ter certeza, em qualquer uma desses eventos e festas e até mesmo em outros menores, como uma quermesse na sua paróquia, vai ter alguém disposto a tirar proveito de um descuido ou distração sua.

 

Romaria das Candeias, em Juazeiro do Norte, um dos grandes eventos de turismo religioso do Nordeste

 

Infelizmente, é um erro pensar que pelo fato de ser organizado por santuários, basílicas, paróquias, dioceses, comunidades, grupos ou ordens religiosas um evento onde há muitas pessoas seja totalmente seguro.

Vale lembrar que todos esses eventos são públicos e qualquer um pode ter acesso, inclusive pessoas mal intencionadas, prontas para se aproveitar da distração dos outros.

A distração e as aglomerações são as principais causas de ocorrências em eventos, portanto sempre é bom estar atento e tomar cuidado!

12 cuidados úteis para a sua segurança em eventos
  1. Faça uma cópia Xerox de um documento de identidade e use-a ao sair, deixando o original guardado onde estiver hospedado(a).
  2. Leve apenas o necessário! Deixe onde estiver hospedado(a) o dinheiro que não for usar, cartões de débito e de crédito, documentos desnecessários, jóias, etc.
  3. Se for levar cartões de crédito ou de débito, anote e deixe num papel onde estiver hospedado(a) os números deles e o telefone do seu banco ou emissor do cartão para cancelamento. Em caso de perda ou furto, ligue o mais rapidamente possível e mande cancelá-los.
  4. Se estiver em um hotel que tenha cofre no apartamento, deixe as suas coisas lá.
  5. Se for usar mochilas e bolsas, carregue-as sempre junto ao peito, jamais nas costas, assim você evita que alguém tente abrir fechos e zíperes sem que você perceba.
  6. Atenção redobrada com os seus pertences ao andar no meio da multidão ou enfrentar filas, mesmo que seja para o banheiro.
  7. Ao sentar para se alimentar, evite deixar a bolsa ou mochila pendurada na cadeira. De preferência, coloque-a no colo.
  8. Se usar uma carteira de mão, tome cuidado ao deixa-la sobre a mesa para se alimentar. Ao andar com ela, procure segura-la com firmeza. O mesmo vale para o seu celular ou smartphone!
  9. Se for levar uma carteira no bolso, evite usar roupas com bolsos folgados. Prefira uma  calça jeans, por exemplo.
  10. Se for levar uma câmera fotográfica, evite leva-la solta, pendurada pela alça nos ombros ou no pescoço. O ideal é passar a alça pelo pescoço e segurar a câmera com as mãos.
  11. Ao tirar fotos com o celular ou smartphone, procure segurá-lo com firmeza. Ao andar com ele, evite guardá-lo nos bolsos traseiros da calça.
  12. Se tiver objetos, cartões de crédito ou débito ou documentos furtados ou perdidos, vá a uma Delegacia ou posto policial e faça um Boletim de Ocorrência, que deve descrever o que foi furtado. Esse documento vai ser a sua garantia caso alguém tente usá-los.
LEIA TAMBÉM:  França oferece ampla opção de destinos de turismo religioso

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!