Festival de Turismo de Gramado volta a destacar turismo religioso

festival de turismo de gramado rio grande do sul brasil

 

O turismo religioso volta a ser este ano um dos destaques do tradicional Festival de Turismo de Gramado – Festuris, um dos eventos mais tradicionais e importantes do turismo no Brasil. O evento, que terá este ano a sua 24a. edição, é realizado em Gramado, badalado destino da região da Serra Gaúcha.

Aberto apenas para agentes de turismo, há anos o evento vem investindo na divulgação do turismo religioso, ajudando a divulgar e a profissionalizar a atividade.

Um dos principais entraves para o desenvolvimento do turismo religioso no país é que poucos agentes de viagens vendem viagens religiosas e peregrinações, forçando quem quer visitar um destino de turismo religioso a comprar uma viagem da própria operadora ou a optar por opções menos tradicionais.

Atrações

Na edição do ano passado, uma das atrações do Festival de Gramado foi a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, levada pela Paratur, órgão de turismo do governo do Pará, onde ocorre a tradicional festa do Cirio de Nazaré. Outros estados e cidades brasileiras e até países também têm divulgado as suas atrações religiosas no Festuris.

beata irmã Dulce

A Beata Irmã Dulce, atração na Bahia

Este ano, a presença de destinos de turismo religioso deve ser ainda mais forte, levando mais atrações. A Bahia, através da Bahiatursa, deve destacar Irmã Dulce. Já o estado do Ceará ira mostrar entre as suas atrações Juazeiro do Norte, um dos principais centros de peregrinação religiosa do país. A cidade é conhecida pelas igrejas, museus e pela imponente estátua do Padre Cícero Romão Batista.

A cidade de  Santa Maria, no Oeste do Rio Grande do Sul, destacará em Gramado o roteiro religioso Santos Caminhos da Fé, entre municípios com nomes de santos, que estimulam o turismo cultural e religioso de Santa Maria e região Centro-Fronteiriça do estado.

LEIA TAMBÉM:  Confira em detalhes outro roteiro da CVC para a canonização dos Papas

O roteiro tem início na Basílica da Medianeira, em Santa Maria e, ao longo de oito dias, são visitados templos religiosos e atrativos histórico-culturais de São João do Polêsine, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul , Santiago, São Borja, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Santo Ângelo.

Outra atração garantida é a cidade espanhola de Santiago de Compostela, situada na Galícia, noroeste da Espanha. Tradicional destino religioso e milenar centro de peregrinações, é a cidade onde termina o célebre Caminho de Santiago de Compostela, uma ancestral rota de peregrinação que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade, onde, segundo a lenda, está o túmulo do apóstolo São Tiago.

Aroldo Schultz no festival de turismo de gramado

Aroldo Schultz, diretor da Schultz

Algumas operadoras também prometem levar roteiros de turismo religioso, como é o caso da Schultz, que estará apresentando roteiros para a Terra Santa.

Gramado

Situada a 131 quilometros da capital do estado, Porto Alegre, Gramado fica na chamada Região das Ortênsias, na Serra Gaúcha. É um dos principais destinos turísticos do país e recebe mensalmente milhares de turistas em busca do clima ameno e das muitas atrações da região. Uma dessas atrações da região é a Igreja Matriz, também conhecida como Catedral de Pedra, da cidade de Canela, vizinha a Gramado.

A maior manifestação religiosa de Canela é a Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, que é realizada no mês de Maio desde 1961. As atividades de devoção contam com romarias que partem da Igreja Matriz e seguem um percurso de 7 km até a capela do Santuário do Saiqui. Localizado dentro do Parque Saiqui, uma área de sete hectares de mata nativa, o Santuário é onde são realizadas missas campais na chegada das Romarias.

LEIA TAMBÉM:  Semana Santa: Paixão de Cristo de Piracicaba vende ingressos pela internet

O Festuris

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos e palco de negócios mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais da indústria do turismo. Com mais de 350 expositores e 1,3 mil marcas, o Festuris recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil agentes de viagem e profissionais com poder de decisão da América do Sul.

O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Maiores informações podem ser obtidas no site www.festivalturismogramado.com.br.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!