Festa de Nossa Senhora das Candeias é destaque em Juazeiro

Romaria da Festa de Nossa Senhora das Candeias em Juazeiro do Norte, Ceará

Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, termina o ciclo das principais romarias de Juazeiro do Norte, no  Ceará, um dos mais importantes destinos de turismo religioso do Brasil.

A romaria de Nossa Senhora das Candeias atrai à cidade cerca de 400 mil romeiros, que pagam promessas, participam de celebrações eucarísticas, confissões de uma grande procissão noturna à luz de velas, que encerra a festa.

Associada no calendário litúrgico católico ao dia da Apresentação do Senhor, a festa de Nossa Senhora das Candeias foi idealizada pelo padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero.

Segundo a tradição, ele teria sugerido e incentivado a realização de uma grande procissão de luzes, na qual os romeiros e os habitantes de Juazeiro saíam pelas ruas, conduzindo candeeiros e lamparinas, reverenciando a pessoa de Nossa Senhora, que tem entre os seus títulos o de Nossa Senhora das Candeias.

Procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora das Candeias em Juazeiro do Norte, Ceará

Essa festa religiosa celebra a apresentação do menino Jesus no templo, em Jerusalém, conforme a tradição judaica. Com isso, Nossa Senhora estaria apresentando ao mundo a luz dos povos que veio para tira-los das trevas, libertando os seres humanos do pecado e da maldade.

A lei judaica também obrigava as mulheres, que durante a gestação eram consideradas impuras, a se apresentarem aos sacerdotes do templo quarenta dias após o nascimento do bebê, para serem purificadas. Por essa razão, Nossa Senhora também tem o título de Nossa Senhora da Purificação.

Além de Nossa Senhora das Candeias, outros títulos relacionados à apresentação do menino Jesus ao templo são  Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora da Apresentação.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!