A Festa da Padroeira se aproxima, conheça a programação

 

Santuario Nacional de Nossa Senhora Aparecida - foto Victor Hugo Barros

 

Faltando menos de cem dias para a Festa da Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida se prepara para celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora.

A comemoração, que chegará a seu ápice no dia 12 de outubro, está em sua fase final de preparação. Detalhes como programação, as orações da novena e as coreografias ainda estão sendo acertados.

Na Esplanada João Paulo II, um painel na frente da Basílica marca o tempo que resta até as comemorações jubilares desde o mês de dezembro, o que tem contribuído para fomentar o clima de celebração.

“À medida que o tempo vai passando, vai aumentando a expectativa para a apoteose do Jubileu, a festa do dia 12 de outubro. Esses preparativos que agora chegam na reta final criaram este espírito festivo”, explica o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

 

Procissão abre os festejos

 

As atividades terão início no dia 8 de setembro, com uma grande procissão e celebração pelas principais ruas da cidade de Aparecida.

Ela deve percorrer os principais pontos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi venerada no período entre 1717 e 1745, quando finalmente foi construída uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros. A chegada acontece na Matriz-Basílica, onde haverá uma vigília mariana.

“Podemos dizer que esta procissão vai passar por todos os lugares onde começou a história da devoção à Padroeira do Brasil, recordando também todos os envolvidos no começo desta devoção”, conta o Prefeito de Igreja do Santuário, padre Rodrigo Arnoso.

 

Novena da Festa da Padroeira

 

Imagem original de Nossa Senhora Aparecida no nicho no Santuário Nacional de Aparecida - divulgação

Imagem original de Nossa Senhora Aparecida no seu nicho

 

A tradicional novena que antecede a Festa da Padroeira também terá novidades este ano, começando pelo início das cerimônias litúrgicas no dia 1º de outubro. Os dias de festa também foram estendidos de 10 a 12 de outubro, somando 72 horas de comemorações.

A expectativa é de que só no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, cerca de 200 mil peregrinos passem pelo Santuário Nacional.

Para acolher o grande número de romeiros, 50 equipes trabalham desde maio deste ano nos preparativos para a Novena e Festa. No momento, as atividades se concentram na finalização dos últimos dias da extensa programação.

LEIA TAMBÉM:  Conheça os passeios que você não pode perder em Aparecida

“As celebrações do dia 10, 11 e 12, que utilizarão textos específicos, ainda estão sendo preparadas. As coreografias também estão em fase de planejamento para os ensaios que começam em agosto. Além disso, estamos fechando os últimos detalhes para a inauguração da Cúpula Central, no dia onze de outubro, que acreditamos ser um dos momentos mais emocionantes de toda a programação”, assinala o reitor.

Ainda há a expectativa da nomeação pela Santa Sé de um Legado Pontifício, religioso que representará o Papa Francisco nas cerimônias. Além disso, espera-se que grande parte dos bispos do Brasil estejam no Santuário Nacional durante as celebrações.

Para melhor acolher o grande número de fiéis e clérigos, a principal missa do 12 de outubro, que acontece às 9h30, acontecerá na Tribuna Papa Bento XVI, perto de onde hoje o relógio marca a contagem regressiva para os dias de comemoração.

Clique aqui para conhecer a programação completa dos 12 dias da Festa da Padroeira 

LEIA TAMBÉM:  Visita noturna ao Santuário Nacional é um excelente programa

 

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!