Exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo homenageia os santos Benedito das Flores e Antonio do Categeró

 

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre a exposição temporária Benedito das Flores e Antonio do Categeró, cujo cerne é constituído por obras de seu acervo, do Museu Afro Brasil e de vários colecionadores particulares.

A mostra, com curadoria do expert Emanoel Araujo, traz 170 esculturas em materiais diversos, como madeira, barro cozido, gesso e acessórios em prata, imagens que retratam esses dois santos, que têm em comum a origem negra e uma grande quantidade de devotos por todo o mundo.

Como atração extra, no dia 17 de novembro chega ao Museu de Arte Sacra a escultura do Cristo doada pelo casal Lais e Telmo Porto. A imagem em madeira, de 98 x 25cm, é do século XVIII.

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Localizado no antigo Convento da Luz, projetado e construído por frei Antonio de Santana Galvão, o Frei Galvão, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma atração imperdível na capital paulista.

Tem um acervo muito rico, muito bem exposto e conservado, que infelizmente não conta com espaço suficiente para ser exposto na íntegra.

Junto ao museu, está o túmulo de Frei Galvão, agora Santo Antonio de Santana Galvão, primeiro santo brasileiro. Infelizmente, a visita ao túmulo do santo é pouco valorizada tanto pelos fiéis quanto pelas autoridades. São Paulo é uma das poucas cidades do mundo oferecem a oportunidade de se visitar o túmulo de um santo.

 

Serviço

Exposição:    Benedito das Flores e Antonio do Categeró
Curadoria:    Emanoel Araujo
Abertura:      17 de novembro, quinta-feira, às 19h
Período:         18 de novembro de 2011 a 10 de março de 2012
Local:             Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Endereço:    Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (fácil acesso pela estação Tiradentes do Metrô)
Telefone:      (11) 3326-5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horários:     De  terça a domingo, das 10h00 às 18h00

LEIA TAMBÉM:  Próximo evento na Canção Nova, Acampamento PHN é atração para os jovens

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!