Curitiba vai sediar o I Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Fórum Paranaense Turismo Religioso, 18 e 19 de outubro de 2018

No ano dedicado ao Turismo Religioso no Paraná, Curitiba sediará nos dias 18 e 19 de outubro o I Fórum Paranaense de Turismo Religioso, um evento inédito que deve ajudar a divulgar o turismo religioso e as boas práticas desse segmento.

O evento foi idealizado pela Comissão Estadual de Turismo Religioso e organizado pela Paraná Turismo e pela Secretaria Estadual do Esporte e Turismo – SEET , em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná – Fecomércio-PR, ASSINTEC e a Pastoral do Turismo da CNBB, em parceria do Sebrae-PR, Abav-PR e Curitiba Convention e Visitors Bureau.

O I Fórum Paranaense de Turismo Religioso tem como público-alvo representantes dos municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, membros do CEPATUR, autoridades religiosas, IGR’s, instituições de ensino superior, entidades envolvidas com o Turismo Religioso, iniciativa privada ligada ao segmento e empresas prestadoras de serviços para o Turismo Religioso. A meta é de que o evento receba 200 pessoas.

 

Atividades, palestras e cursos

 

Paróquia da Imaculada Conceição - Antonio Olinto, Paraná - igrejas ucranianas

Igreja da Imaculada Conceição, em estilo ucraniano, em Antonio Olinto, Paraná

 

Entre as atividades do Fórum estarão palestras, painéis, mini-cursos, visitas e viagens técnicas, além de um ato ecumênico. Serão ministrados mini-cursos abrangendo três temas relacionados ao turismo religioso: formatação de roteiros; estratégia de promoção e organização de eventos religiosos.

Haverá ainda visitas técnicas, a serem confirmadas, e que deverão ser realizadas no período da tarde do dia 19 de outubro, por meio de um city tour católico em Curitiba e Curitiba inter-religiosa.

Está sendo programada também viagem técnica, por adesão, para os dias 20 e 21 de outubro, cobrindo a Rota do Rosário e a  região de Prudentópolis, a serem atendidas por agências pré-determinadas.

 

LEIA TAMBÉM:  Rota do Rosário é exemplo de turismo religioso no Norte do Paraná

 

Valorização do segmento

 

Padres Mário Spaki e Celso Miqueli recebem o prof. Jacó Gimenez e Deise Bezerra, da Parná Turismo, no stand da Rota do Rosário

Professor Jacó Gimennes e Deise Bezerra, da Paraná Turismo, com Dom Mário Spaki e o padre Celso Miqueli, da Rota do Rosário

 

Pedro Kempe, Diretor da Domus Viagens, de Curitiba, PR

Pedro Kempe

Para o presidente da Paraná Turismo, professor Jacó Gimennes, “o fórum não só marcará o Ano do Turismo Religioso no Paraná como oportunizará um debate mais amplo, com as pessoas certas, dando a devida valorização ao importante segmento do nosso turismo”.

“Nosso intuito é congregar os municípios e demais atores deste segmento, além de divulgar ações, potenciais e produtos, constituindo-se num importante instrumento para troca de experiências e conhecimentos”, comenta Deise Bezerra, diretora técnica da Paraná Turismo.

O empresário Pedro Kempe, presidente da Comissão do Ano Estadual do Turismo Religioso e diretor da Domus Viagens, explica que “atualmente, o Paraná possui 25% de seus atrativos no segmento do turismo religioso. Esse fato impulsiona as discussões sobre a temática, ainda enfrentando muitos desafios, como a informalidade observada em alguns dos serviços prestados”.

 

Inscrições e informações

 

Os interessados em participar do evento e em conhecer a programação oficial do Fórum Paranaense de Turismo Religioso devem entrar em contato com a organização, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3883 4552.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!