Correio do Leitor

 

Neste espaço serão publicadas as mensagens enviadas pelos nossos leitores e as respectivas respostas.

Ele foi criado especialmente para você, concentrando em um único lugar as mensagens recebidas e os comentários para as notícias e artigos da Viagens de Fé.

Envie os seus comentários, sugestões, críticas ou dúvidas.

Clique aqui e participe!

 


Correio

Olá pessoal, boa tarde, a paz de Jesus. Gostaria de saber, localização, os preços e como fazer para conseguir acomodações em dias de eventos para casal, incluindo alimentação: cafe da manhã, almoço e jantar. Desde já agradeço.

José Boves

Olá, José! A paz! Pela sua pergunta, imaginamos que esteja se referindo a acomodações na Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Apesar de sermos fãs do trabalho desenvolvido pela comunidade, sermos sócios do Clude da Evangelização e de termos muitos amigos lá, a Viagens de Fé não tem nenhuma ligação com a Canção Nova. Somos uma revista eletrônica sobre turismo religioso, viagens religiosas e peregrinações. No entanto, como o assunto é de interesse de muitas pessoas, aqui vão algumas informações: Cachoeira Paulista tem apenas dois hotéis e diversas pousadas, inclusive uma dentro da própria Canção Nova. Pouquíssimas pousadas oferecem apartamentos ou quartos para casal.  A maioria oferece apenas quartos coletivos para grupos. Até onde temos conhecimento, nenhum hotel ou pousada oferece hospedagem com todas as refeições.  A maioria oferece apenas o café da manhã e algumas pousadas oferecem uma sopa à tarde.  A Canção Nova oferece três opções de alimentação para o almoço: restaurante por quilo, restaurante tipo “bandejão” e lanchonete, além de uma padaria. Existem restaurante próximo, acessível à pé e outros no centro da cidade, onde se pode ir à pé, de táxi ou com o próprio carro. Para o jantar, a cidade tem diversos restaurantes, pizzarias e lanchonetes que também entregam refeições nos hotéis e pousadas.  Em datas de eventos mais concorridos, como por exemplo o Hosana Brasil, em Dezembro, é muito comum haver falta de lugares para hospedagem. Os preços variam muito de estabelecimento para estabelecimento.Você pode conhecer mais sobre esses estabelecimentos consultando a própria Canção Nova (www.cancaonova.com) – telefone (12) 3186–2003 e as duas entidades que reunem a maioria dos meios de hospedagem da cidade: a Central de Apoio ao Turista (www.apoiohospedagem.com.br) – telefone (12) 3101-1126 e a Associação de Pousadas Papa Bento XVI (www.associacaopousada.com.br) – telefone ((12) 3103-2913.   Como Cachoeira Paulista fica a poucos quilometros de Lorena, essa cidade é a melhor opção para hospedagem quando não há lugares na cidade, oferecendo hotéis de diversas categorias e até algumas pousadas. O acesso a Lorena pode ser feito de carro, ônibus rodoviário ou ônibus urbano. Outra opção de hospedagem é Aparecida, só que fica mais longe. Esperamos te-lo ajuda ao menos um pouco. Não se preocupe com a estrutura pouco sofisticada da cidade e se concentre em aproveitar e manter o espírito e os ouvidos abertos para o que Deus tem preparado para você. Faça uma boa viagem e que Deus o abençoe!

CorreioOlá. Sou de Fortaleza e gostaria de conhecer a Canção Nova e Aparecida. Há algum pacote para dezembro? Carisia

Olá, Carisia.  Infelizmente, não temos nenhuma informação sobre pacotes para Cachoeira Paulista, onde fica a comunidade Canção Nova ou para Aparecida que atendam à sua necessidade. Viajando em Dezembro, se for possível não deixe de participar do Hosana Brasil na Canção Nova, considerado um dos eventos mais importantes da comunidade. Este ano, ele acontece nos dias 7, 8 e 9.  Você teria duas opções: montar o seu próprio pacote ou participar de uma caravana rodoviária. Como as duas cidades são próximas, muitas das caravanas que visitam o Vale da Fé param nas duas cidades. Para ir de avião, você tem as opções dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos e de São José dos Campos. Provavelmente, as tarifas mais econômicas serão para o aeroporto de Guarulhos, que ainda tem a vantagem de contar com linha de ônibus direto para a Canção Nova, com parada em Aparecida. Essa cidade é a que oferece mais opções de hospedagem, embora Cachoeira Paulista também tenha um hotel e diversas pousadas, inclusive uma dentro da Canção Nova. A ligação entre as duas cidades por ônibus é frequente. Caso prefira viajar de onibus, se for usar ônibus de linha provavelmente a melhor opção será ir de Fortaleza ao Rio de Janeiro e de lá a Aparecida. Provavelmente, nesse caso a melhor opção seja se integrar a uma caravana. Se não conhecer nenhum organizador de caravana em Fortaleza, talvez a área de Cooordenação de Caravanas da Canção Nova possa ajuda-la, informando quem são os coordenadores de caravana de Fortaleza. Com essa informação você poderá entrar em contato e descobrir quaal está organizando uma caravana em Dezembro. Os dados de contato são os seguintes: telefone (12) 3186-2000 ramal 30175 e pelo e-mail coordenadorcaravana@cancaonova.com.  Esperamos te-la ajuda ao menos um pouco. Deus a abençoe!

CorreioOlá, meu nome é Waléria, faço parte da Pastoral familiar e de um grupo de oração. Temos um diretor espiritual que nos aconselhou procurá-los, pois temos o interesse em fazermos um tour pela Europa passando por alguns lugares religiosos e culturais. Seríamos em média 15 a 20 pessoas ( possivelmente duas crianças ). Os países que nos interessam são: Portugal, Espanha, França e Itália. Por sugestão do nosso diretor espiritual, pensamos em 5 dias em Roma. Tem como nós termos uma estimativa de preço por pessoa,incluindo hospedagem e traslados ? O período desejado é final de junho a julho. Pois assim encontraremos o Papa em Roma. Certa de sua atenção, Waléria Pereira.

Olá, Waléria. Vamos começar pelo final da sua mensagem: se vocês desejam ver o Papa Bento XVI, terão de estar em Roma em uma das três primeiras semanas de Junho, pois Sua Santidade vem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que começa no dia 23. Em Julho e Agosto, alto verão na Europa, ele costuma ficar na residência que o Vaticano tem na pequena cidade de Castel Gandolfo, que fica a 30 quilômetros de Roma ou em algum lugar na área montanhosa no Norte da Italia, onde costuma ser mais fresco. Tenham em mente de que em Julho quase tudo é mais caro na Europa, pois é alta temporada turistica. O valor da sua viagem vai variar muito em função de alguns fatores, como a quantidade de cidades visitadas em cada um dos quatro paises que você mencionou, a categoria dos hotéis utilizados e se as refeições estão incluidas no preço ou não. Existem diversos roteiros prontos no mercado, que variam na duração, nas cidades visitadas, na qualidade de acomodação, no que está incluido e no valor. No entanto, em função do tamanho do seu grupo e do seu interesse por permanecerem em Roma por cinco dias, talvez o mais indicado seja pedirem que uma operadora especializada monte um roteiro específico para o seu grupo. A média de permanência em Roma nos roteiros prontos costuma girar em torno de três dias. Portanto, é interessante que vocês definam as cidades que querem visitar obrigatoriamente, em função de suas devoções ou por serem capitais. Por exemplo, se desejarem visitar os santuários marianos, o roteiro deverá incluir Fátima e Lourdes. Algumas cidades, como Roma, têm muitas igrejas que vale a pena visitar e vocês devem definir quais não podem ficar de fora do seu roteiro. Também devem ter bem claro que atrações culturais querem visitar: museus, monumentos, palácios, etc. A Espanha costuma ser incluida nesses roteiros pois fica no caminho entre Fátima e Lourdes. No entanto, existem muitas outras cidades que podem ser visitadas, principalmente na Italia, caso de Assis, Pádua, Cassia, Lanciano, San Giovanni Rotondo e Brescia, onde ocorreram as aparições de Nossa Senhora da Rosa Mística. Outro fator que deve ser levado em conta é se vocês vão levar o seu orientador espiritual ou outro sacerdote para ser o guia espiritual dessa viagem. Se forem levar, é preciso lembrar de ratear entre os participantes as suas despesas de viagem e mais algum valor para pequenas despesas pessoais. Nos grupos  “prontos” isso já é feito antes, de modo os valores já estão inclusos no preço de cada pacote. Espero te-la ajudado um pouco. ´Não desanime com esses detalhes: muitas vezes planejar uma viagem é tão divertido quanto viajar (e, em alguns casos, tão cansativo quanto. Façam uma ótima viagem q que Deus os abençoe!

CorreioPaz e fogo de Pentecostes! Amado(as), gostaria de saber como faço para contratar um pacote de viagem para um evento da Canção Nova, que é o Hosana Brasil em Dezembro. Gostaria que vocês me passassem todas as informações necessárias para que eu e mais dois irmãos meus pudessemos participar desse grande evento de fé dessa magnífica rede de televisão! Muito obrigado e que Deus continue a iluminar vocês!

Hefaisto Cunha

Olá Hefaisto! Parabéns pela sua disposição em participar do Hosana Brasil, que realmente é um evento imperdível. Com certeza absoluta existem centenas de caravanas sendo organizadas em todo o Brasil com destino à sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, para darem graças a Deus pelas graças e bênçãos recebidas neste ano. Infelizmente, não temos informações sobre essas caravanas. Você não mencionou em que cidade mora, mas talvez a área de Cooordenação de Caravanas da comunidade Canção Nova possa ajuda-lo, informando quem são os coordenadores de caravana que sairão da sua cidade. Com essa informação você poderá entrar em contato e descobrir se algum está organizando uma caravana para esse acampamento.  Os dados de contato são os seguintes: telefone (12) 3186-2000 ramal 30175 e pelo e-mail coordenadorcaravana@cancaonova.com.  Do mesmo modo, infelizmente não temos informações sobre pacotes prontos de turismo religioso conjugando avião, ônibus e hospedagem. Até fizemos uma busca na internet, mas não localizamos nada. Aparentemente, nenhuma empresa de viagens religiosas está oferecendo essa opção este ano. Resta a opção de voces fazerem a viagem por conta própria. Não desanime e que Deus o abençoe!

CorreioGostaria de saber se haverá alguma caravana para o acampamento de Cura e Libertação em Novembro  (15 a 18/11) na Canção Nova, partindo de Fortaleza, onde resido. Agradeço muito,

Ana Cecilia

 

Olá, Ana Cecilia,

Infelizmente, não temos nenhuma informação sobre caravanas para esse acampamento da Canção Nova.  Essa informação é muito difícil de ser obtida, pois os coordenadores de caravana costumam atuar em suas respectivas cidades, comunidades, paróquias ou bairros e fazem a divulgação de sua programação de viagens dentro desse raio de ação.  De qualquer modo, talvez a área de Cooordenação de Caravanas da comunidade Canção Nova possa ajuda-la, informando quem são os coordenadores de caravana de Fortaleza. Com essa informação você poderá entrar em contato e descobrir se algum está organizando uma caravana para esse acampamento.

 Os dados de contato são os seguintes: telefone (12) 3186-2000 ramal 30175 e pelo e-mail coordenadorcaravana@cancaonova.com.  Esperamos te-la ajuda ao menos um pouco.  Deus a abençoe!

CorreioQuero fazer uma sugestão: terminar a reforma das estações ferroviária do Vale do Paraíba (Cachoeira Paulista-Guaratinguetá-Aparecida), implantar o Circuito Ferroviário da Fé, gerando emprego e renda em toda região, fomentando o turismo, desafogando a rodovia Dutra, dentre outras vantagens.

Eustaquio

Olá, Eustaquio,

A suas sugestões são muito interessantes e certamente teriam um impacto muito positivo no turismo do Vale da Fé. Vamos torcer para que as autoridades e empresários que poderiam transforma-las em realidade percebam a excelente oportunidade e levem a iniciativa à frente. Aparecida é o maior destino turístico do país e maior destino de turismo religioso Brasil, recebendo a cada ano mais de dez milhões de visitantes, um número maior o que a população da maioria dos estados brasileiros.

Abraços e que Deus o abençoe.

CorreioSou Irmão da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e Membro da União dos Juristas Católicos por nomeação do querido e saudoso Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales por exercer profissionalmente a advocacia. Com finalidade pastoral, após as mensagens sobre a Pastoral do Turismo Católico de João Paulo II e de Bento XVI, resolvi fazer curso de Guia de Turismo para poder exercer essa forma de evangelização, como assim bem se expressou o Beato João Paulo II. Desta forma estou, juntamente com minha esposa – casados há 36 anos – organizando excursões e caravanas vinculadas às diretrizes da Pastoral do Turismo não apenas na Cidade e no Estado do Rio de Janeiro, mas conduzindo católicos a diversos locais de fé e devoção no território nacional. De forma regular, já estamos realizando as seguintes caravanas periódicas: Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na Cidade de Búzios, nos meses de abril, agosto e dezembro. Santuário Militar de Bom Jesus da Coluna, na Cidade do Rio de Janeiro, nos meses de fevereiro, junho e novembro. Santuário da Medalha Milagrosa, na Cidade do Rio de Janeiro, nos meses de fevereiro, junho e novembro.Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Cidade do Rio de Janeiro, todos os meses (caravanas mensais). Santuário de Nossa Senhora da Penha, Cidade do Rio de Janeiro, nos meses de abril e setembro. Santuário de Nossa Senhora de Schoënstatt, na Cidade do Rio de Janeiro, todos os meses (caravanas mensais).Igreja Nossa Senhora da Penha e Santuário de Nossa Senhora de Loreto, na Cidade do Rio de Janeiro, nos meses de março e de setembro. Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Cidade do Rio de Janeiro. Missas Tridentinas (semanais). Além dessas caravanas já regulares, estamos lançando uma programação especial para Católicos que venham a Cidade do Rio de Janeiro. Um Tour nos cinco mais expressivos e famosos Santuários e Igrejas Marianas localizados na Cidade do Rio de Janeiro (duração de 7 horas). Como nosso objetivo é meramente pastoral, os interessados pagam um valor apenas para cobrir as despesas com o aluguel dos ônibus ou das vans, além das despesas com os respectivos motoristas (almoço). Também já estamos prestando assessoramento a Paróquias para que as mesmas possam instalar e desenvolver Pastorais do Turismo. Assim, caso a Viagem de Fé tenha condições, pedimos para divulgar o nosso trabalho pastoral. A Revista de Turismo da RIOTUR este mês já começou a divulgar nosso trabalho ao reconhecer a importância do mesmo, principalmente em decorrência a proximidade da Jornada Mundial da Juventude.

Paz & Bem

Ney Gerhard

Olá doutor Ney,

Ficamos muito felizes com a sua mensagem, a primeira recebida após a criação do Correio do Leitor. É muito bom saber que Deus o inspirou a atuar nesse ministério, não só guiando quem deseja fazer turismo religioso no Rio de Janeiro como também ajudando as paróquias a desenvolverem Pastorais do Turismo. Há tempo vimos defendendo na Viagens de Fé a tese de que uma “simples” visita a uma igreja (quando comparada a uma peregrinação) já é um tipo de viagem religiosa, pois permite que alguém possa ter tocado por Deus. Em breve vamos entrar em contato para combinarmos reportagens sobre o seu trabalho e sobre as viagens de turismo religioso que promove.

Parabéns pela iniciativa e que Deus continue a inspira-lo e abençoa-lo.

CorreioMoro no RJ e procuro viagens religiosas com saída do RJ.

Obrigada,

Maria Aparecida

 

Olá Maria Aparecida,

Existem algumas empresas especializadas em viagens religiosas baseadas no Rio de Janeiro cujos programas começam nessa cidade.  No entanto, não temos como recomendar nenhuma delas, pos nos faltam informações. Entre em contato com a sua paróquia ou faça uma busca na Internet e – principalmente – procure recomendações com quem já participou de viagens com uma dessas empresas. Lembre-se de verificar quem será o sacerdote que estará acompanhando o grupo como guia espiritual, um detalhe muito importante que pode fazer a diferença entre uma boa viagem e uma maravilhosa experiência religiosa.

Obrigado pela participação. Deus a abençoe!

CorreioA Canção Nova poderia fechar uma parceria com a MRS para transportar passageiros via ferrovia, partindo da Estação da Luz no centro de São Paulo com destino a estação de Cachoeira Paulista. Aí sim o passeio fica completo seguro e confortavel.

Dylan

Olá, Dylan

 Excelente idéia! Seria uma viagem linda e muito interessante, pois a linha atravessa todo o Vale do Paraiba, passa pertinho da Basílica Nacional em Aparecida e a estação em Cachoeira Paulista fica bem em frente da ótima Pousada Recanto dos Moraes, pertinho da entrada da Canção Nova. Infelizmente, a MRS não transporta passageiros nesse trecho, só carga. De qualquer modo, não custa sonhar, não é? Quem sabe um dia Deus toca os corações e mentes certos e esses e outros sonhos se tornam realidade.

Obrigado pela participação e que Deus o abençoe!

Correio

Olá, gostaria de saber se há alguma romaria para a Associação do Senhor Jesus, em Valinhos e também para Baependi, terra de Nhá Chica, que foi beatificada recentemente. Por favor, se houver, peço que me comuniquem, pois gostaria muito de visitar estes dois locais católicos.

Obrigada,

Maria Aparecida

 

Olá Maria Aparecida,

Embora saibamos que existem caravanas tanto para a Associação do Senhor Jesus quanto para Baependi, não temos notícia de nenhuma que seja organizada por uma empresa especializada. Via de regra, são iniciativas de pessoas empreendedoras ou grupos. De qualquer modo, você pode visitar esses dois locais por conta própria, viajando em ônibus regulares. O custo é um pouco maior e você terá menos flexibilidade.

Obrigado pela participação. Deus a abençoe!

Correio

Boa noite. Estava lendo no site sobre transporte de onibus do aeroporto de Guarulhos para a Cancao Nova e vi que existe o ônibus da Passaro Marrom. Só gostaria de saber se realmente tem todos os dias, pois sou portadora deficiencia e preciso ir de avião. Se vcs puderem me orientar, agradeco.

Abraço,

Rosiane

 

Olá, Rosiane.

Conforme informação confirmada hoje na empresa Pássaro Marron, o serviço de ônibus ligando o aeroporto de Guarulhos e Cachoeira Paulista é diário.  O ônibus sai do aeroporto de Guarulhos às 12h30 e a passagem custa R$33,30. De Cachoeira Paulista/Canção Nova o ônibus sai às 05h30 e a passagem custa R$41,30. Em ambos os sentidos há uma parada na rodoviária de São José dos Campos, sem troca de ônibus. Os ônibus são equipados com banheiros químicos.  A empresa oferece um número de telefone para informações, com ligações gratuitas: 0800-285-3047.  O site da empresa é http://www.passaromarron.com.br mas essa linha não aparece como Aeroporto de Guarulhos/Cachoeira Paulista, mas como Aeroporto de Guarulhos/São José dos Campos/Cachoeira Paulista.  Caso tenha dificuldade de locomoção, comunique à empresa aérea, que tem obrigação legal de lhe oferecer assistência gratuita para entrar e sair da aeronave. No aeroporto também há como lhe ser prestada assistência especial. Legalmente, as duas primeiras poltronas dos ônibus são reservadas para deficientes e idosos. Peça orientação à Passaro Marron sobre como garantir um desses assentos. Normalmente, os motoristas são muito atenciosos e ajudam passageirios com dificuldade de locomoção a entrar e sair do ônibus e atendem a pedidos para parar fora do pontos designados, desde que seja dentro do trajeto.  A Pousada Sérgio Habib, dentro da própria Canção Nova, oferece casas para pessoas com necessidades especiais. O telefone de contato é: (12) 3186 2003. Não temos informações sobre outras pousadas com facilidade de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção, mas há diversas pousadas a curta distância da Canção Nova, embora em todos os casos o trecho seja inclinado. No entanto, existem pontos de táxi junto à Canção Nova, que fazem o transporte dia e noite, além de algumas pousadas também oferecerem transporte próprio.

Faça uma boa viagem,  tenha uma ótima estada e que Deus a abençoe!

CorreioGostaria de fazer uma viagem à Portugal e/ou outros Paises de roteiro religioso ainda neste mês de julho em que estarei de férias. É possivel? Meus telefones são xxxx-xxxx / xxxx-xxxx.

Att.

Graça Candido

 

Olá Graça,

Existem diversas empresas que oferecem viagens religiosas para Portugal ou outros países do roteiro religioso, mas não vendemos ou intermediamos . A Viagens de Fé é apenas uma revista eletrônica dedicada a divulgação de viagens religiosas. Como esse tipo de viagem é muito diferente de uma viagem em grupo normal, sugerimos que você procure se informar na sua paróquia, grupo de oração ou com pessoas amigas e conhecidas qual é uma empresa recomendada que ofereça esses roteiros.

Abraços e que Deus a abençoe!

CorreioGostaria de ir para o acampamento PHN com minha família, gostaria de saber como ir e onde hospedar.

Claudio Azeredo

 

Olá Claudio,

Você não informou em qual cidade mora ou como pretende viajar, então fica mais difícil lhe dar uma informação correta. Quem talvez ofereça essa viagem organizada é a Rainha da Paz Peregrinações, ligada à comunidade Obra de Maria.  No entanto, possivelmente haja grupos viajando de ônibus aí da sua cidade. Outra opção é garantir a hospedagem na cidade e seguir até lá de ônibus a partir de São Paulo. Cachoeira Paulista tem apenas um pequeno hotel e muitas pousadas, mas poucas aceitam casais, pois costuma oferecer quartos para grupos.  Sabemos que uma delas, a Recanto dos Moraes ( http://pousadarecantomoraes.com/ ) oferece dois apartamentos para casais. Conhecemos a pousada e seus proprietários e podemos recomenda-la como um lugar familiar, com ótima localização em relação à Canção Nova, excelente e farto café da manhã e com um atendimento muito atencioso. Os donos se chama Izilda e Moacir Moraes e os telefones são: (12) 3101-2875 e (12) 3103-1605.  Caso não haja mais lugares em Cachoeira Paulista, há bons hotéis em Lorena e Aparecida, que têm diversos ônibus (inclusive urbanos) para Cachoeira Paulista diariamente.  

Uma boa viagem e que Deus os abençoe!

CorreioPadre Paulinho falou no terço desta quarta feira sobre uma viagem ào México. N.S. de Gaudalupe. Quero mais informações.

Grata,

Cleusa Barbosa

 

Olá Cleusa,

Muito obrigado por ser leitora da Viagens de Fé. Infelizmente, somos uma revista eletrônica sobre viagens religiosas e peregrinações e não uma agência especializada. Não temos informações sobre essa viagem, mas diversas empresas oferecem roteiros para o México incluindo a visita sao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. É preciso saber qual é a agência que está vendedo a viagem que você mencionou para poder entrar em contato com ela.

 Abraços e que Deus a abençoe!