Conheça o programa do I Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinações

Interior da Basílica de Santa Maria, em Cracóvia, na Polônia

Interior da Basílica de Santa Maria, em Cracóvia

 

O I Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinações vai transformar a cidade de Cracóvia, na Polônia,   no foco do mercado internacional de turismo religioso durante quatro dias de novembro.

O evento será realizado no período de 8 a 12 de novembro e terá como tema “Seguindo os passos do papa São João Paulo II”.

Dona de um admirável patrimônio religioso, a cidade está intimamente ligada à vida de São João Paulo II, que nasceu e cresceu na região, atuando depois como sacerdote e Arcebispo, até ser nomeado Cardeal e depois Papa.

Por isso mesmo, Cracóvia mantém em evidência o nome do Papa e santo polonês, começando pelo nome do aeroporto local.

A cidade tem diversos santuários, como o da Divina Misericórdia e o de São João Paulo II, além de belas e importantes igrejas, como a Basílica de Santa Maria, a de São Adalberto de Praga e a dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, entre outras.

Papa João Paulo II, que será canonizado na Praça de São Pedro, destino de turismo religioso

São João Paulo II

Conheça o programa do I Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinações

8/11 – quarta-feira – Chegada dos congressistas a Cracóvia – Hospedagens, jantar livre, tempo livre. Pernoite em Cracóvia.

9/11 – quinta-feira – Cracóvia – Santuário da Divina Misericórdia, Lagiewniki – Cracóvia

7h00 – Café da manhã no hotel.

8h00 – Traslado ao santuário de São João Paulo II

9h00 – Santa Missa com autoridades eclesiásticas de Cracóvia no santuário de São João Paulo II – Totus Tuus 32

10h00 – Abertura do congresso – pronunciamento do Cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário do Papa João Paulo II

10h15 – Abertura do congresso – pronunciamento do prof. Jacek Majchrowski, prefeito de Cracóvia

10h30 – Abertura do congresso – pronunciamento do sr. Witold Banka, Ministro do Esporte e Turismo

10h45 – Jornada Mundial da Juventude – preparação, realização e impacto sobre a cidade – palestra de  representante da Prefeitura

11h15 – Turismo religioso e peregrinações em Cracóvia e na Polónia – palestra do Ernest Miroslaw, diretor da Ernesto Travel, maior empresa de turismo receptivo na Polônia

12h00 – Feira – encontros com expositores: santuários, oficinas de turismo, sítios de interesse.

14h00 – Almoço

15h00 –  Visita ao santuário da Divina Misericórdia em Lagiewniki: A divina Misericórdia salvará o mundo! Visita ao Santuário da Divina Misericórdia, com o famoso quadro “Jesus, confio em ti “. Durante a visita na Polônia no ano 2002, o Papa proclamou este santuário o centro da Divina Misericórdia. Na pequena Capela de São José os congressistas poderão rezar ao lado do túmulo de Santa Faustina. Lagiewniki é um dos centros de peregrinação mais importantes da Polônia e Centro-Leste Europeu.

16h30 – Visita a Cracóvia: um passeio pela Colina de Wawel com o Castelo Real, a catedral – o lugar de coroação e do último repouso dos reis poloneses, e pela Cidade Velha (Stare Miasto) com a sua Praça Maior – a mais extensa da Europa e edifícios de vários estilos, a Igreja Mariana (Kosciol Mariacki) com seu famoso altar – obra do genial escultor Vito Stoss, a medieval Loja dos Tecidos, o Collegium Maius – o mais antigo edifício da Universidade Jaguelônica, a Torre da Câmara Municipal, um olhar para a muralha antiga perto da Porta de São Floriano e da Barbacã. A Cidade Velha foi declarada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

20h00 – Jantar com concerto da música judaica. Noite em Cracóvia.

Santuário da Divina Miseriocórdia, em Lagiewnik, na Polônia

Santuário da Divina Miseriocórdia, em Lagiewnik

10/11 – sexta-feira – Cracóvia – Oswiecim / Auschwitz – Wieliczka – Cracóvia

6h30 – Café da manhã no hotel

7h00 – Saída em direção ao Museu Auschwitz-Birkenau.

8h30 – Visita ao território do Museu do Campo de Concntração Nazi Alemão Auschwitz e Auschwitz – Birkenau, construído pelos nazistas alemães durante a ocupação da Polónia durante a Segunda Guerra Mundial. É uma triste testemunha do assassinamento de mais de um milhão de pessoas de várias nacionalidades, na maioria judeus. Hoje em dia o ex-campo de concentração de Auschwitz-Brikenau forma parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

11h30 – Saída em direção a Wieliczka.

13h30 – Almoço

15h00 – Visita às famosas minas de sal, uma das mais antigas do mundo – um monumeto único da cultura industrial da Europa. É praticamente uma cidade subterrânea, com lagos, câmaras, poços e esculturas talhadas no sal-gema durante os séculos da existência da mina. Um lugar visitado por Mikolaj Kopernik (Copérnico), Johann Wolfgang von Goethe, Dmitri Mendeleev, Boleslaw Prus, Ignacy Paderewski, Karol Wojtyla, etc. A mina foi declarada o Patrimônio da Humanidade pela UNESCO já em 1978.

20h00 – Jantar de gala no edifício Loja dos Tecidos (Sukiennice) na Praça Maior de Cracóvia: convite do Presidente da Cidade, o Prof. Jacek Majchrowski.

11/11 – sábado –  Cracóvia – Kalwaria Zebrzydowska – Wadowice – Czestochowa – Cracóvia

7h00 – Café da manhã no hotel

7h30 – Saída em direção a Kalwaria Zebrzydowska.

9h00 – Visita ao santuário de Kalwaria Zebrzydowska, o lugar de peregrinação mais popular na Polónia depois do Santuário de Czestochowa e Lagiewniki. A arquitetura maneirista do Santuário, umas 40 capelas do Calvário e o parque também constam na lista da UNESCO.

10h00 – Saída em direção a Wadowice.

10h30 – Visita à casa onde no 18 de maio de 1920 nasceu o Papa João Paulo II e à igreja parroquial na qual foi bautizado no 20 de junho de 1920. En 2015, o museu foi completamente renovado, agora apresenta e conta a história da vida de Karol Wojtyla, desde os primeiros anos em Wadowice, até à morte em Roma.

12h30 – Almoço

14h00 – Saída em direção a Czestochowa.

16h00 – Visita ao Santuário de Jasna Gora em Czestochowa, famoso a milagrosa imagem da Nossa Senhora, chamada “a Virgem Negra”: o lugar de peregrinação mais importante da Polónia. O lugar com história de mais de 600 anos. Durante guerras, crises, tempos difícieis, os polacos sempre peregrinavam à Virgem Negra, para pedir ajuda. O santuário e a imagem não simbólos nacionais para poloneses no todo o mundo.

18h00 – Saída em direção a Cracóvia.

20h00 – Jantar com concerto de folclore polonês. Regresso ao hotel. Noite en Cracóvia.

12/11 – domingo – Cracóvia

Café da manhã no hotel. Saídas de Cracóvia por sua conta.

 

LEIA TAMBÉM:  JMJ - cidades se preparam para receber milhares de jovens peregrinos na Pré-Jornada

Inscrições

Preço por pessoa em quarto duplo ou triplo: 200,00 €

Preço por pessoa em quarto single: 250,00 €

Para mais informações, visite o site do I Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinações: http://icortap.com

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!