Conheça as atrações de turismo religioso de Juazeiro do Norte

Romaria da Festa das Candeias em Juazeiro do Norte, Ceará

Romaria da Festa das Candeias

 

Maior destino de turismo religioso do Nordeste, a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, oferece diversas atrações para os mais de um milhão de romeiros e visitantes anuais.

Praticamente todas as atrações giram em torno de Padre Cícero Romão Batista, o sacerdote da vizinha cidade de Crato que transformou o pequeno vilarejo de “Joazeiro” na progressista cidade de Juazeiro do Norte e foi seu primeiro prefeito.

 

Comemoração em honra a Padre Cícero Romão Batista

 

Quando já era uma figura regionalmente conhecida pelo seu carisma e sua espiritualidade, um milagre atribuído a ele fez com que Juazeiro do Norte se transformasse num centro de peregrinações, atraindo romeiros de todo o Nordeste.

O mesmo fato lhe criou inúmeros problemas com a Igreja, que acabou por suspende-lo das ordens sacerdotais, o que só foi corrigido em dezembro de 2015, mais de 80 anos após a sua morte.

Conheça as atrações de Juazeiro do Norte
Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte

A Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores foi idealizada por Padre Cícero

Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores

Foi idealizada pelo Padre Cícero e construída sob sua supervisão em 1875. É conhecida pelos romeiros como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e rodeada pela Praça dos Romeiros, onde ocorrem grandes concentrações de fiéis.

 

Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, onde está o túmulo de Padre Cícero

O túmulo de Padre Cícero fica junto ao altar-mór da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Construída entre os anos de 1908 e 1909, é conhecida como Capela do Socorro. No seu altar-mor está sepultado o Padre Cícero Romão Batista, falecido em 21 de julho de 1934. aos 90 anos. É o ponto alto da Romaria de Finados.

LEIA TAMBÉM:  Juazeiro do Norte festeja a reabilitação de Padre Cícero

 

Estátua de Padre Cícero no topo da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, Ceará

Vista aérea da Estátua de Padre Cícero. À esquerda, fica o Casarão do Horto, que abriga o Museu Vivo.

 

Estátua de Padre Cícero

Construída em concreto,  a estátua tem 27 metros de altura e fica no alto da Serra do Catolé, mais conhecida como Colina do Horto, local onde Padre Cícero costumava fazer seus retiros espirituais. Fica ao lado do Casarão do Horto e do Museu Vivo.

 

Casarão do Horto, em Juazeiro do Norte, que abriga o Museu Vivo de Padre Cícero

Casarão do Horto, que abriga o Museu Vivo de Padre Cícero

Casarão do Horto e Museu Vivo

Local preferido do Padre Cícero para os seus retiros espirituais, o Casarão do Horto fica no topo da Colina do Horto, ao lado da estátua de Padre Cícero. Abriga os ambientes e as peças do Museu Vivo de Padre Cícero, com  interessantes recriações de cenas da vida diária do sacerdote, utilizando figuras em tamanho real produzidas em resina de poliéster.

Na sala das orações uma imagem do sacerdote está de joelhos diante de um quadro do Sagrado Coração de Jesus adquirido por Padre Cícero em Roma. Noutras, é possível ver cenas dele trabalhando, tomando café com amigos ou descansando numa rede. Coleções de ex-votos, fotografias e quadros completam o acervo.

 

Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará

Memorial Padre Cícero

Memorial Padre Cícero

Localizado no largo da Capela do Socorro, onde o sacerdote foi sepultado, é um espaço dedicado a estudos, pesquisas e palestras sobre Padre Cícero. Abrange um museu com suas roupas e louças, além de fotografias e obras de arte, uma biblioteca dedicada a livros e escritos a respeito de Padre Cícero e um auditório.

Santuário de São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte, Ceará

Santuário de São Francisco das Chagas

Santuário de São Francisco das Chagas

Também conhecido como Igreja dos Franciscanos, o Santuário de São Francisco das Chagas construída em 1950 em forma de cruz latina dupla. Na parte frontal fica a Praça das Almas, que tem no centro uma grande estátua de São Francisco circundada por passarela suspensa inspirada na Praça de São Pedro, no Vaticano.

LEIA TAMBÉM:  Turismo religioso ganha Caminhos de Assis, roteiro à pé no Ceará

Outra imagem de São Francisco, no altar-mór, foi esculpida em Gênova, na Itália. A torre do relógio tem 53 metros de altura e conta com oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!