Começa hoje a Jornada Mundial da Juventude

logo da Jornada Mundial da Juventude

Um evento de turismo religioso sem paralelo no país pelo número de participantes, pela estrutura de transportes envolvida e pela divulgação gerada, a Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013 começa oficialmente hoje no Rio de Janeiro com a Santa Missa de Abertura.

Presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a cerimônia será celebrada na Praia de Copacabana e a expectativa da organização é de que mais de 500 mil fiéis participem.

 

Palco da JMJ em Copacabana

Perspectiva do palco da JMJ em Copacabana

Jornada ao pé da letra

Quem for participar dos eventos da Jornada vai descobrir na prática o significado dessa palavra. O conhecido Dicionário Michaelis explica que jornada é “1 – Marcha ou percurso que se faz num dia. 2 – Viagem por terra“.  E quem for participar da Jornada Mundial da Juventude vai ter de caminhar, se não um dia inteiro, mas ainda assim muito.

Na caso da Vigília e da Missa de Encerramento que serão realizadas no Campus Fidei, em Guaratiba, no extremo sul da cidade, a caminhada é de no mínimo 14 quilometros.

Acesso a Copacabana

Para os peregrinos que desejarem participar dos eventos em Copacabana, a caminhada também é a única opção, pois as linhas de ônibus que partem do Centro e da Zona Norte da cidade terão de parar obrigatoriamente em um bolsão de desembarque especialmente criado no bairro de Botafogo.

No caso dos ônibus vindos das Zonas Oeste e Sul, o procedimento é o mesmo, mas o bolsão de desembarque será criado no bairro de Ipanema.

Em ambas as opções, no entanto, a caminhada será recompensada pela beleza da paisagem. Caminhar por um Rio de Janeiro sem trânsito e com o “pique” da Jornada Mundial da Juventude promewte ser uma experiência única.

LEIA TAMBÉM:  Como fazer para conhecer Aparecida e a Canção Nova?

Uma opção interessante para quem desejar caminhar menos é o metrô, mas nesse caso as filas são garantidas.

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!