Santa Cruz cresce no turismo religioso com Santa Rita

Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, RN, destino de turismo religioso

O turismo religioso alterou a rotina e a economia da cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Antes um mero ponto de passagem na estrada que liga Natal à região do Seridó, Santa Cruz virou um importante destino de turismo religioso por conta da estátua de Santa Rita de Cássia, de 56 metros de altura, e dos devotos da “santa das causas impossíveis”.

Durante a abertura da festa de Santa Rita de Cássia deste ano, os milhares de visitantes puderam comprovar como a fé pode transformar cidades, a exemplo do que aconteceu e acontece em outros grandes centros do turismo religioso.

Hotéis e restaurantes lotados, bem como o comércio de artigos religiosos e artesanato, entre outros serviços, fazem girar a economia local. Lanchonetes, bares, supermercados, mercearias e prestadores de serviço de diversos tipos, como táxis e vans, são outro exemplo.

A tradicional festa de Santa Rita se tornou o principal período de visitação e alterou a vida da cidade.  Sá procissão do dia de Santa Rita, 22 de maio, foi acompanhada por mais de 100 mil pessoas, movimentando mais de 600 ônibus, conforme dados oficiais da PM, Bombeiros e Paróquia de Santa Rita de Cássia.

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Turismo religioso movimenta a economia

 

Visitantes aos pés da estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, RN, destino de turismo religioso - foto Mtur

Santa Cruz é um exemplo de como a parceria harmoniosa entre o poder público e a igreja pode criar em poucos anos um importante destino de turismo religioso. Mais do que isso, vem se transformando em exemplo de como uma cidade deve tratar o turista, investindo em limpeza, sinalização, segurança e infraestrutura.

Atento à movimentação turística, o empresário Demontier Borges abriu um restaurante ao lado da antiga padaria. Ele chega a servir até duas mil refeições nos dias de maior movimento. Por causa da demanda, o padeiro já decidiu que vai ampliar os negócios com foco no atendimento aos visitantes.

A Prefeitura local, com o apoio do Sebrae, do Senac e outras entidades, vem trabalhando para que outros empresários façam o mesmo, ao mesmo tempo em que investem na qualificação de mão de obra para trabalhar nos estabelecimentos existentes e nos que devem ser criados para fazer frente à demanda das centenas de milhares de visitantes.

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Em São Paulo, a Basílica Nacional de Aparecida, maior santuário mariano do mundo, é um exemplo de como o turismo transforma a economia de um destino. São 12 milhões de visitas por ano. Tudo começou aos poucos, há 300 anos, quando pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

Atualmente, o turismo movimenta 80% da economia local e de municípios vizinhos como Cachoeira Paulista e Guaratinguetá. As duas cidades recebem, respectivamente, 2 milhões e 600 mil visitantes por ano, em função da Canção Nova e do santuário de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.

Um levantamento do movimento dos principais destinos de turismo religioso católico do Brasil feito pela Expotour Católica e da revista eletrônica Viagens de Fé revelou que o segmento atrai mais de 35 milhões de visitantes por ano.

“Temos mais de 300 destinos com oferta de turismo religioso, calendário de eventos e produtos prontos para comercialização”, disse Manoel Sidnésio, organizador da Expotour Católica e do Fórum Nacional de Turismo Religioso, eventos que ajudam a consolidar o segmento e a revelar novos destinos.

Para ele, o potencial econômico do turismo religioso, inclusive não cristão, ainda é pouco explorado. Santa Cruz é um exemplo embrionário de Juazeiro do Norte (CE) no passado. Hoje, a cidade cearense da região do Cariri é um polo comercial, industrial, universitário e hospitalar que tem no turismo religioso um grande aliado do desenvolvimento regional.

Infraestrutura e atrações

 

O Ministério do Turismo apoia os destinos de turismo religioso com investimentos em infraestrutura, promoção e qualificação.

Um dos muitos exemplos é a construção de um teleférico em Santa Cruz, ligando a igreja matriz, no centro da cidade, ao alto do morro onde está a estátua de Santa Rita de Cássia.

Além de facilitar o acesso à atração, a novidade vai ajudar a atrair ainda mais visitantes para a cidade. As estações de embarque e desembarque já estão prontas e a etapa móvel do teleférico de 1,5 km está em fase de licitação. A previsão de investimento do Ministério na obra é de R$13 milhões.

A cidade também acaba de ganhar outro atrativo para os visitantes, o Museu Rural. Instalado em uma fazenda de casarão secular, o atrativo reúne mais de três mil peças sobre os costumes, o trabalho doméstico e a vida no campo.

No local, o turista desfruta do Parque da Borborema, um conjunto de atrativos voltados para o turismo rural e de aventura em sintonia com a preservação da natureza.

 

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