Capelinha das Aparições de Fátima, em Portugal, completa 100 anos

Capelinha das Aparições - Fátima - Turismo do Centro de Portugal

Detalhe da Capelinha das Aparições

 

Fátima, principal destino de turismo religioso de Portugal e um dos mais visitados do mundo, comemora em 2019 os 100 anos de construção da Capelinha das Aparições.

Capelinha das Aparições - Fátima - Turismo do Centro de Portugal

Desde 1982, a Capelinha é protegida por um alpendre

Levantada no exato local onde a Virgem Maria apareceu sobre uma árvore (azinheira) na Cova da Iria para três pequenos pastores (os “pastorinhos”), Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, a Capelinha guarda a imagem original de Nossa Senhora de Fátima.

Capelinha das Aparições - Fátima - Turismo do Centro de Portugal

A ermida simples foi o início do que hoje é o Santuário de Fátima, que recebe mais de sete milhões de visitantes por ano e o coração da acolhedora cidade de Fátima.

Desses peregrinos, mais de 2,9 milhões visitaram a Capelinha das Aparições. Embora os portugueses sejam grandes devotos, mais de 60% dos grupos organizados que visitaram o Santuário de Fátima foram formados por estrangeiros vindos de 79 países.

 

Capela Mundi comemora o centenário

 

Aspecto da exposição Capela Mundi - Fátima, Portugal - Turismo do Centro

Aspecto da exposição Capela Mundi

 

Para comemorar o centenário da construção da Capelinha, Fátima realiza a “Capela Mundi”, exposição temporária que reúne peças de notável valor histórico, vindas não só do museu local como de museus, bibliotecas e palácios de Portugal e arquivos da Igreja Católica.

Entre eles estão as rosas de ouro oferecidas pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, uma reprodução do interior da capelinha, esculturas dos pastorinhos e várias placas com mensagens de agradecimento de peregrinos por graças concedidas pela santa.

Exposição Capela Mundi - Fatima, Portugal - Capelinha das Aparicoes_- Agencia Ecclesia

Aspecto da exposição

A exposição Capela Mundi estará aberta ao público até 15 de outubro deste ano. As visotas podem ser feitas, diariamente entre as 9h00 e as 18h00, com duas visitas guiadas diarias, às 11h30 e às 15h30.

Entre maio e outubro serão realizadas visitas temáticas na primeira quarta-feira de cada mês, com um orador convidado (dias 1 de maio, 5 de junho, 3 de julho, 7 de agosto, 4 de setembro e 2 de outubro).

 

LEIA TAMBÉM:  Começam hoje em Fátima os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso

Um coméntário para "Capelinha das Aparições de Fátima, em Portugal, completa 100 anos"

  1. MARIA ELIZABETH RUFO CASTRO  27/03/2019 at 13:15

    Queridos irmãos marianos!!!
    Venho por meio deste pedir informação sobre viagens a Fátima (Portugal) e a Lourdes (frança). Quero um pacote de viagens com esses roteiros. Eu tenho sonho de ir nesses santuários marianos e gostaria de saber o valor.

    Responder

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!