Canela celebra Corpus Christi e Nossa Senhora de Caravaggio

Romaria à pé e honra de Nossa Senhora de Caravaggio - Canela, Serra Gaúcha

Canela, cidade situada na região da Serra Gaúcha, vai unificar este ano as celebrações de Corpus Christi com as de Nossa Senhora de Caravaggio, tradicionais nas regiões de colonização italiana.

Como este ano as datas de ambas as celebrações coincidem, os tradicionais tapetes de Corpus Christi darão lugar à Romaria à Pé em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Mesmo sem a produção dos tapetes, a missa de Corpus Christi será realizada normalmente às 18h00 na Igreja Matriz de Canela.

Festa de Nossa Senhora de Caravaggio - Romaria Motorizada - Canela, RS

No próximo ano, quando as duas celebrações deixam de ser na mesma data, a confecção dos tapetes voltará a ser feita pelos fiéis.

Esta será a 56ª que a cidade realiza a Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que deve reunir milhares de fiéis com uma programação variada do dia 26 até o dia 28 de maio.

Festa de Nossa Senhora de Caravaggio - Romaria dos Jovens - Canela, RS

Programação

No dia 26, quinta-feira, será realizada a Romaria à Pé, com percurso de 7km, encerrado com uma Missa Campal presidida pelo Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel. Milhares de devotos fazem o percurso a pé, pagando promessas e pedindo graças a Santa de Caravaggio.

Na sexta-feira, 27, será realizada pela primeira vez a Procissão Luminosa, à luz de velas. No dia seguinte é a vez da Romaria dos Jovens e da Jornada Diocesana da Juventude.

A Romaria Motorizada, da qual participam mais de 10 mil automóveis, encerrará os festejos, no domingo, dia 29. Neste dia a Missa Campal é voltada a este público e a paz no trânsito é sempre tema principal.

A gastronomia é também um dos destaques do evento, com churrasco, comida caseira, lanches em geral e o tradicional pastel feito com massa caseira, que convida aos romeiros a ficarem no Santuário durante o dia todo.

LEIA TAMBÉM:  Rota do Rosário é exemplo de turismo religioso no Norte do Paraná

 

Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, a Catedral de Pedra, em Canela, Serra Gaúcha

Mais de cem mil pessoas devem passar pelo Santuário de Caravaggio de Canela durante o mês de maio.

As festividades da 56ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio foram iniciadas no dia 8 de maio com a  Cavalgada da Fé.

As festividades estão sob a responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida pela bela “Catedral de Pedra”, localizada no Centro de Canela, cidade da região da Serra Gaúcha próxima a Canela, onde em novembro acontece o Salão de Turismo Religioso, dentro da programação do concorrido Festival de Turismo de Gramado.

Tradição

A Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é o mais antigo evento de Canela e um dos maiores eventos religiosos do Estado. A primeira festa foi realizada em 1961 e deste então vem crescendo tanto na participação e devoção dos fiéis.

Aos poucos a celebrações ganharam importância também no turismo religioso, atraindo grande número de visitantes que vão à cidade atraídos pela devoção, não só em maio, quando acontecem as romarias, mas também durante o ano todo, quando visitam o Monumento da Prece, no Santuário de Caravaggio de Canela..

Segundo a tradição, a devoção começou na Itália em 1432, quando a Virgem Maria apareceu para uma mulher chamada Joaneta, esposa de Francisco Varoli,  homem de mau caráter e coração duro, que a maltratava. Prestes a voltar para casa, ela orava e invocava a mãe de Deus, quando apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável.

A visão da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da virgem e esta água passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e às populações de Milão, Veneza e Constantinopla.

LEIA TAMBÉM:  Brasil pode ganhar voos para a Polônia antes da JMJ em Cracóvia

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado!