Caminho de Santiago quebra recorde com 301.000 peregrinos em 2017

Marco no trajeto do Caminho de Santiago, tradicional rota de peregrinação na Espanha

Marco no trajeto do Caminho de Santiago, tradicional rota de peregrinação na Espanha



Segundo o Escritório de Peregrinos do Caminho de Santiago, na Espanha, um número recorde de peregrinos percorreu a mais conhecida e tradicional rota de peregrinação do mundo, contabilizando um total de 301.036 peregrinos em 2017.

Essa foi a primeira vez que o Caminho de Santiago ultrapassou os 300 mil peregrinos em um ano. O recorde foi quebrado no dia 13 de dezembro de 2017, quando o visitante número 300 mil, um jovem americano de 22 anos, se inscreveu nos escritórios da Calle Carretas, em Santiago de Compostela.

Este volume de peregrinos é ainda mais impressionante quando se considera que 2017 nem é o Ano Santo ou o Ano Xacobeo, o que aumenta as expectativas para 2021 (próximo Xacobeo). 2017 também foi um ano para ver que a porcentagem de mulheres (49,12%) e os homens (50,88%) mantêm a tendência à igualdade.

 

Cadeiras de rodas e Caminho Português pela Costa passam a ser contabilizados

 

Amigos percorrem o Caminho de Santiago em cadeira de rodas

Amigos percorrem o Caminho de Santiago em cadeira de rodas

 

Esta foi a primeira vez em que foram contabilizados oficialmente o número de peregrinos que chegaram a Santiago em cadeiras de rodas. Apesar de significar apenas 0,01% do total de peregrinos, esse número é importante, pois foram 43 pessoas que tiveram coragem e entusiasmo para começar a viver essa experiência.

Em comparação, 7,29% das pessoas fizeram o Caminho pedalando bicicletas e 0,14% usaram um cavalo para chegar a Santiago. Isso reflete uma tendência de diminuição de ciclistas nos últimos três anos, que é compensada por uma quantidade crescente de pessoas que peregrinam à pé.

 

Caminho Português percorrido de bicicleta, uma das opções do famoso Caminho de Santiago, na Espanha - reprodução Sampa Bikers

Caminho Português do Caminho de Santiago, de bicicleta – reprodução Sampa Bikers

 

LEIA TAMBÉM:  Santuário de Fátima recebeu mais de 9,4 milhões de peregrinos em 2017

 

O ano passado também foi o primeiro em que os peregrinos que seguiram o Caminho Português pela Costa foram contabilizados.

Essa é uma rota que parte da cidade do Porto e que faz fronteira com a costa galega passando por Mougás, Ramallosa, Vigo, Redondela, Pontevedra, Caldas e, finalmente, Santiago de Compostela.

Esse caminho foi utilizado por 7.327 peregrinos, embora não alcance o volume hegemônico do Caminho Francês (180.738), supera o Caminho do Inverno (555) e outros secundários, com 537 peregrinos.

 

Peregrinos estrangeiros reafirmam a dimensão internacional do Caminho

 

Peregrinos percorrem o Caminho de Santiago à pé

Peregrinos percorrem o Caminho de Santiago à pé

 

Todos os anos, cresce o número de nacionalidades que chegam à Catedral de Santiago de Compostela, assim como são cada vez mais do que as que vêm de outras regiões da Espanha.

Na verdade, os estrangeiros superam os nacionais em cerca de 10%, uma figura que demonstra a dimensão internacional e universal do Caminho.

Como de costume, as três nacionalidades mais abundantes são a Itália (27.073 visitantes), a Alemanha (23.227 visitantes) e os Estados Unidos (17.522 visitantes). 

Em relação aos espanhóis, a maioria dos peregrinos provêm da Andaluzia (20,74%), como ocorreu em 2016, e superando as pessoas de Madri (18,86%), que ocuparam o segundo lugar desde então.

Como de costume, dos mais de 300 mil peregrinos, 55% têm entre 30 e 60 anos, seguidos de menores de 30 anos, o que acrescentaque somam 27,92% e os idosos permanecem nos 17%, embora seu número tenha crescido de 49.241 peregrinos em 2016 para 52.347 em 2017.

 

Catedral de Santiago de Compostela, ponto final da peregrinação pelo Caminho de Santiago, na Espanha

Catedral de Santiago de Compostela, ponto final da peregrinação pelo Caminho de Santiago, na Espanha

 

Texto adaptado da feira Fairways Santiago

 

LEIA TAMBÉM:  Aparecida à pé: conheça o roteiro detalhado da Rota da Luz

Não deixe de ler também:

2 comentários para "Caminho de Santiago quebra recorde com 301.000 peregrinos em 2017"

  1. Renan Ribeiro  02/04/2018 at 07:53

    Muito interessante, fiz o caminho alguns anos atrás partindo do Porto, Portugal ( Metade do percurso de trem e a outra metade a pé ). Super aconselhado. Também tenho um blog sobre peregrinos em Roma. Se quiserem visitar o endereço é http://www.romaperegrina.com

    Responder
    • Amadeu Castanho  02/04/2018 at 08:12

      Olá, Renan.

      Muito obrigado pelo seu comentário e por ler a Viagens de Fé, a revista eletrônica brasileira sobre viagens de turismo religioso.

      Parabéns pelo seu blog, que é muito bem feito e tem conteúdo muito interessante.

      Deus o abençoe,

      Amadeu

      Responder

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!