Basílica Velha de Aparecida faz 130 anos hoje

Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP - Foto Setur SP

Basílica Velha, em Aparecida

 

Inaugurada em 1888, a Basílica Velha de Aparecida completa hoje 130 anos. Ela foi o terceiro templo religioso a abrigar a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em 1717 por três pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul.

Situada no alto de uma colina, a igreja foi construída para substituir a Capela do Morro dos Coqueiros, que foi a primeira igreja em honra Nossa Senhora Aparecida autorizada pela Igreja Católica.

Construída em 1745, a capela tinha apenas 150 metros quadrados e logo ficou pequena para o volumoso número de devotos que já visitavam a imagem que mais tarde foi consagrada como a Padroeira do Brasil.

Depois de passar em 1834 por reformas e adaptações, em 1878 a capela começou a adquirir os traços arquitetônicos que a Basílica Velha mantém hoje. A inauguração da igreja nova aconteceu 10 anos depois.

 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida em seu nicho na Basílica Velha - reprodução A12

Imagem de Nossa Senhora Aparecida em seu nicho na Basílica Velha

 

Em 1893, cinco anos depois da sua inauguração, ela recebeu o título de Santuário Episcopal e, em 1908, quinze anos mais tarde, o título de Basílica Menor, a primeira igreja no Brasil a receber esse título do Vaticano.

Nos seus 130 anos acolhendo os devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Basílica Velha recebeu duas visitas da Princesa Isabel, além das de cinco presidentes da República em exercício, além de milhões de romeiros de todo o Brasil.

 

LEIA TAMBÉM:  Veja imagens de como vai ser o novo Santuário de Frei Galvão

 

Detalhe do teto da Basílica Velha de Aparecida

Detalhe do teto da Basílica Velha depois da restauração

 

Tombada como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT – em 1982, a Basílica Velha passou por um cuidadoso trabalho de restauração que lhe devolveu as suas características originais.

Iniciada em 2004, a restauração durou 11 anos e foi concluída em 2015 sem que fosse preciso interromper a visitação pelos romeiros.

 

Santuário Nacional de Aparecida visto desde a passarela - foto Thiago Leon

A Passarela da Fé liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional

 

Ligada ao Santuário Nacional por uma passarela de 392 metros de comprimento, a Passarela da Fé, a Basílica Velha é o segundo patrimônio de turismo religioso mais visitado em Aparecida.

 

 

Não deixe de ler também:

Comente esta matéria ou envie a sua dúvida

O seu endereço de e-mail não será publicado!